Publicação sobre experiências de cooperativas de catadores de resíduos sólidos é lançada

Por: GIFE| Notícias| 27/08/2013

O Instituto Walmart lança a publicação “Inspiração – Cooperativas de catadores: construindo soluções para o futuro”, em parceria com o Programa CatAção e a Giral viveiro de projetos.

A publicação conta a experiência de três grupos produtivos que atuam com catação de resíduos sólidos: a Rede Cata Vida de Sorocoba (SP), a cooperativa Futura de São José dos Campos (SP) e a CAEC (Cooperativa de Agentes Ecológicos de Canabrava) de Salvador (BA).

Os três casos apontam boas práticas para o fortalecimento de grupos produtivos que fazem parte do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis. Em Salvador, a CAEC, por exemplo, impulsionou seu negócio ao firmar uma série de parcerias com grandes geradores de resíduo da iniciativa privada. Já o caso da Cooperativa Futura demonstra como uma bem-sucedida ação em conjunto com o poder público municipal pode ser transformadora. A Rede Cata Vida, por sua vez, mostra o poder da ação integrada entre diversas cooperativas para a comercialização de produtos.

A publicação está disponível para download. Clique aqui para acessar.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional