Publicação traz contribuições acadêmicas para o debate sobre RSE

Por: GIFE| Notícias| 16/11/2009

Para estimular o debate sobre a responsabilidade social das empresas no meio acadêmico, o Instituto Ethos e a Editora Peirópolis lançaram o 7º volume da obra “”Responsabilidade social das empresas – a contribuição das universidades””. Trata-se de uma compilação dos projetos ganhadores na categoria estudantes, tal como os trabalhos finalistas de professores na categoria artigo de pesquisa de diferentes edições do prêmio Ethos-Valor.

Ao todo, são oito artigos que estimulam reflexões sobre a educação para a sustentabilidade e criam referência para ações educativas baseadas no pensamento sistêmico. Assim, o Instituto Ethos dá um passo a mais para a proposição de caminhos de uma educação que cultive uma visão de longo prazo nos jovens e que inspire cidadãos.

Em entrevista ao redeGIFE, a diretora do Prêmio, Luciana Aguiar, fala um pouco mais sobre a iniciativa e explica porquê a publicação deve ser vista como referência para aqueles comprometidos com a responsabilidade social, seja nas empresas ou dentro do mundo acadêmico.

redeGIFE – Por que os gestores devem enxergar esta publicação como uma leitura de referência?
Luciana de Souza Aguiar –
A publicação é um registro dos trabalhos reconhecidos pelo Prêmio Ethos-Valor e tratam de dois temas centrais e interrelacionados: responsabilidade social empresarial e educação para a sustentabilidade. São artigos de estudantes e professores universitários de todo o Brasil, que trazem referência não só para quem trabalha nas empresas, e precisa encontrar saídas para uma gestão mais responsável e sustentável, como para acadêmicos que pesquisam o tema ou buscam saídas para um ensino menos fragmentado e mais em sintonia com o seu tempo.

Nesta edição, por exemplo, há trabalhos tanto sobre a sustentabilidade na cadeia de valor do varejo, quanto um estudo sobre o ensino que inclua a RSE na formação de engenheiros.

redeGIFE – Como podemos avaliar a contribuição do meio acadêmico às práticas de responsabilidade social das empresas?
Luciana de Souza Aguiar –
Avaliamos, através da trajetória do Prêmio Ethos-Valor, que já conta com 9 edições, que há uma grande evolução na pesquisa sobre o tema. O ensino evolui também, mais timidamente, na inserção transversal do tema sustentabilidade e na sua própria reformulação, no sentido de formar profissionais que tenham a real capacidade de enfrentar os desafios que nos são apresentados no início do século XXI: o de encontrar soluções mais equilibradas entre variáveis econômicas, sociais e ambientais.

Não é uma tarefa fácil, mas é aí que está a contribuição das universidades para uma gestão mais sustentável nas empresas: a formação de pessoas preparadas para viver de modo mais sustentável (trabalhando, consumindo, participando politicamente) e a formulação de soluções inovadoras em todas as área de conhecimento para os desafios do desenvolvimento sustentável.

Por outro lado, as instituições de ensino como organizações – com ou sem fins lucrativos – podem estar atentas as suas próprias gestões, como forma de mostrar à comunidade acadêmica e à sociedade em geral, o que esse conceito representa na prática. O impacto de ter gestões melhores nas instituições de ensino superior e nas escolas em geral – com transparência, diálogo com todos os públicos de interesse – é muito poderoso.

Hoje, algumas escolas consideram que só por trabalharem com educação, já cumprem sua responsabilidade social e podem ter uma gestão predadora em relação à concorrência, ao público interno, à sociedade, em relação a estudantes e professores, entre outros. Tal atitude contraria a disseminação da responsabilidade social e da sustentabilidade. Por isso é importante que haja um compromisso no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão das instituições.

A contribuição potencial é imensa e já acontece em algumas instituições no Brasil.

redeGIFE – Em um contexto geral, uma publicação sobre este tema seria possível se não fosse a premiação?
Luciana de Souza Aguiar –
Hoje há muitas publicações sobre esse tema, felizmente. Entretanto, o livro em questão tem uma diversidade interessante para quem quer se inteirar sobre os assuntos relacionados a sustentabilidade que estão sendo tratados na academia, com a qualidade avalizada pelo Prêmio Ethos-Valor.

redeGIFE – Há alguns anos o tema RSE tem recebido uma abertura maior no currículo acadêmico. No entanto, existem diversos desafios para um efetiva educação para a sustentabilidade. Quais são eles?
Luciana de Souza Aguiar –
Partir para uma formação que incentive mais o pensamento crítico e sistêmico parece uma realidade distante, quando pensamos na estrutura da maioria das instituições de ensino superior: extremamente departamentalizadas, com conhecimentos apartados um do outro, sem conexão entre si. BR>
No Brasil, também, soma-se a questão da formação muitas vezes precária dos estudantes que chegam à universidade, tendo passado pelo vestibular, com um espírito completamente avesso aos da educação para sustentabilidade, que pressupõe valores como colaboração, interdependência, criticidade, pensamento sistêmico. O desafio maior é saltar da inclusão do tema RSE em uma disciplina ou outra, para a inserção transversal do assunto em todas as disciplinas e também de voltar a formação para um sentido mais integral e não focado apenas nas necessidades do mercado.

redeGIFE – Como vocês analisam a evolução dos discurso acadêmico sobre o tema depois de nove edições?
Luciana de Souza Aguiar –
A nossa avaliação é que o tema está presente no meio acadêmico de um modo crescente, e com qualidade crescente, em virtude da demanda do mercado e das pessoas que estão na academia. São estudantes e professores interessados, que militam pelo tema e que o levam para as disciplinas que já existem, criam disciplinas ou projetos de pesquisa sobre o tema e conseguem aplicá-lo a sua área de conhecimento, o que é extremamente positivo para avançarmos pois cada especialidade vai, aos poucos, se apropriando da questão. Mas ainda há muito caminho pela frente.

redeGIFE – Como os interessados poderão acessar a publicação?
Luciana de Souza Aguiar –
O livro está a vendas nas principais livrarias do país.

Queria ressaltar que a próxima edição do Prêmio Ethos-Valor já está lançada e as inscrições acontecerão a partir do final de novembro. Em breve, estará no ar o site www.premioethosvalor.org.br com o novo regulamento.

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