Publicação traz Ferramentas de Gestão para o Desenvolvimento Sustentável

Por: GIFE| Notícias| 03/12/2007

O Instituto Antakarana, com patrocínio da Petrobras, Comgás e AES Tietê lança no próximo dia 10 (RJ) e 18 de dezembro (SP) o livro “”Sustentabilidade – Ferramentas de Gestão de Responsabilidade Socioambiental”” (186 páginas, editora Antakarana). A publicação reúne ferramentas de 33 países com o objetivo de ampliar a adoção de práticas de RSE à cultura e sistemas de gestão de pequenas, médias e grandes organizações de vários portes e todos os três setores sem exceções (esferas públicas, privadas e organizações não-governamentais).

A iniciativa conta com apoio de várias organizações da sociedade civil, como: Centro de Estudo em Sustentabilidade da FGV (Ces), Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds), Fundação Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Social (Fides), Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social (Ethos), Núcleo AG de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa da Fundação Dom Cabral (FDC), Instituto Akatu pelo Consumo Consciente (Akatu), Willis Harman House (WHH) e o GIFE.

As ferramentas atendem às necessidades dessas organizações em diversas etapas de gestão, contribuindo para processos de aprendizagem, auto-avaliação, prestação de contas e incorporação de princípios de responsabilidade socioambiental nas suas atividades.

O levantamento mostra também a diversidade e a convergência entre as várias ferramentas desenvolvidas por centros de pesquisa e organizações, ainda pouco divulgadas no Brasil, e serve de parâmetro para análise do que está acontecendo num mundo cada vez mais globalizado.

Trata-se, assim, de uma visão estratégica da responsabilidade socioambiental como um dos elementos de base para garantir concretamente a evolução sustentável das atividades humanas. Só assim se pode construir uma base para decisões políticas e criação de estratégias empresariais e governamentais condizentes com o estado atual do mundo, de escassez e insustentabilidade.

O Compêndio para a Sustentabilidade On-line disponibiliza o conteúdo da publicação na Internet, pelo site www.institutoatkwhh.org.br/compendio , de modo que seja constantemente atualizado. A atualização poderá ser feita pelas próprias organizações que criaram as ferramentas a partir de credenciamento realizado on-line. Além disso, será possível a inclusão de novas ferramentas, que ainda não constam da publicação impressa, e o intercâmbio de experiências e procedimentos bem-sucedidos entre as várias organizações, usuárias das ferramentas, potencializando soluções efetivas na adoção de práticas de responsabilidade socioambiental e desenvolvimento sustentável.

Lançamento Rio de Janeiro na FIRJAN
Dia 10 de dezembro as 14:00hs.
Endereço: Rua Graça Aranha No 1 – Auditório do 13o andar – Centro.Rio de Janeior/RJ.
Confirmar presença (11) 3064-4630.

Lançamento São Paulo na BOVESPA
Dia 18 de dezembro as 8:00hs.
Endereço: Rua XV de Novembro, 275 – Auditório No 1, do 1o andar – Centro.São Paulo/SP.
Confirmar presença (11) 3064-4630.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional