Público pode votar no 7º Concurso Causos do ECA

Por: GIFE| Notícias| 07/10/2011

Durante todo o mês de outubro, internautas poderão acessar o Portal Pró-Menino, da Fundação Telefônica, e votar nas histórias finalistas do 7º Concurso Causos do ECA. A etapa, chamada “Júri Popular”, vai eleger o “causo” mais votado no formado texto e no formato vídeo, propiciando aos vencedores prêmio de R$ 10 mil cada. As histórias que concorrem são verídicas e resultaram em transformação social, a partir da aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A votação deverá ser feita pelo www.promenino.org.br, onde estão disponibilizados os 20 causos finalistas no formato texto, inscritos nas categorias “ECA como instrumento de transformação” e “ECA na escola”, além de cinco vídeos, pela categoria “ECA atrás das câmeras”. Cada internauta tem direito a apenas um voto em cada um dos formatos.
A categoria “ECA atrás das câmeras” foi criada nesta edição do concurso, e é voltada para organizações e produtoras que desenvolvem projetos de produção audiovisual com adolescentes e jovens. Busca fortalecer o protagonismo juvenil e a divulgação desses produtores sociais engajados na defesa dos direitos da infância e juventude.

A premiação ocorrerá no dia 22 de novembro, durante evento no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo. Serão concedidos mais de R$ 110 mil em prêmios. A escolha dos vencedores em texto foi feita por um Comitê de Avaliação formado por pessoas atuantes na área da infância e juventude e da literatura. Entre os critérios adotados para a seleção, estão a relevância e a aplicação do ECA na história; o exemplo de cidadania; a transformação da realidade da criança ou do adolescente; e a criatividade de apresentação da história. Os 20 “causos” finalistas serão veiculados em uma publicação impressa e outra em meio digital.

Já o Comitê de Avaliação da categoria “ECA atrás das câmeras” contou com a participação de um integrante do Canal Futura, um especialista da área da infância e juventude e um cineasta. Os cinco finalistas terão seus vídeos veiculados em uma publicação multimídia e na programação do Canal Futura.

O Concurso Causos do ECA, que neste ano teve 1.167 histórias inscritas, é uma iniciativa da Fundação Telefônica, por meio do Portal Pró-Menino, que atua em prol dos direitos de crianças e adolescentes, em parceria com a ANDI – Comunicação e Direitos e com o CEATS – Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor, da FIA (Fundação Instituto de Administração), e que é gestor do Portal Pró-Menino.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional