Quadro “Consciência Limpa”, produzido pela Fundação Rede Amazônica aborda “Conceito Lixo Zero” em Manaus

Por: Fundação Rede Amazônica| Notícias| 30/05/2022

A Fundação Rede Amazônica lançou nesta quarta-feira (25) mais um episódio do quadro “Consciência Limpa” que aborda o “Conceito Lixo Zero” em Manaus. A matéria mostra como é implementado o projeto e quais são os resultados da iniciativa que até então tem um prédio com a classificação oficial do conceito e um projeto piloto no bairro da União que fica na zona centro-sul de Manaus.

O conceito chegou a Manaus em 2019. A ideia global tem como principal objetivo, incentivar o reaproveitamento de resíduos gerados no dia a dia. “As nossas ações são realizadas através da orientação do instituto com base em um calendário pedagógico e através deles a gente faz ações durante todo o ano”, disse a embaixadora do Conceito Lixo Zero em Manaus, Almira Neta.

Em março deste ano, o projeto piloto da iniciativa foi lançado no bairro da União com objetivo de incentivar aos poucos, hábitos de reciclagem aos moradores. “Durante duas semanas as famílias separaram inicialmente somente o plástico dentro de uma sacola transparente para que eles conseguissem ver o quanto que eles produziam de resíduos em casa. Dentro dessas duas semanas nós fizemos a coleta e tivemos um aproveitamento de  oitenta e nove quilos”, disse o organizador do projeto, Eduardo Henrique.

Segundo o líder comunitário do bairro, Gilberto Lopes, a ideia incentivou os moradores que continuam recolhendo resíduos de plástico e destinando ao descarte correto do material. “No começo nós cadastramos quarenta moradores e hoje já temos um número de cento e sessenta já cadastrados. São voluntários que colaboram com essa coleta de resíduos. A gente coleta nas casas e eles colocam em uma sacola somente o plástico. Em seguida uma equipe da associação recolhe o lixo e faz a destinação correta do material ”, afirmou.

Além do bairro da União, a equipe de reportagem da Fundação Rede Amazônica, foi até a sede da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), o único prédio da cidade a garantir a classificação “Conceito Lixo Zero” com 93,5% de aproveitamento. “Nós somos a primeira secretaria de limpeza pública a receber a classificação ‘Lixo Zero’, mas para que isso acontecesse existiu toda uma preparação dos nossos servidores em relação ao gerenciamento dos resíduos. Hoje temos vinte e quatro setores e apenas uma lixeira para todos. O material reciclado dentro da secretaria vai para os catadores, o lixo orgânico gera gás através do biodigestor. E o que vai para o aterro é somente o rejeito, que é muito pouco”, disse Luiz Paz, coordenador da coleta seletiva da Semulsp.

Dona Rose Gemak, que participou do projeto desde o início, conta que foi preciso readaptar certos costumes em conjunto com os colaboradores da instituição. “Quando chegou o projeto ‘Lixo Zero’, nós resolvemos mexer com o comportamento das pessoas. A primeira medida foi adotar o copo 100% sustentável, substituindo o copo descartável que gerava para a secretaria um gasto de pelo menos R$500 por mês”, disse.

O quadro é apresentado quinzenalmente. O próximo episódio será em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional