Quarta-feira, 08 de outubro de 2003

Por: GIFE| Notícias| 08/10/2003

Estudante recebe Prêmio Cientista do Futuro

O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Erney Plessmann de Carvalho, anunciou ontem (7/10), em Brasília (DF), os nomes dos vencedores do XIX Prêmio Jovem Cientista e do 4º Prêmio Jovem Cientista do Futuro. Maior premiação científica da América Latina, o concurso teve como tema nesta edição Água: Fonte da vida. A congratulação é uma iniciativa do CNPq, em parceria com o Grupo Gerdau, a Eletrobrás e a Fundação Roberto Marinho. Os trabalhos vencedores serão publicados em livro, para divulgação em centros de pesquisa, universidades e instituições de todo o país. (Correio do Povo – RS; Gazeta do Povo-PR; O Globo – RJ, Evandro Éboli; Diário do Nordeste -CE; O Estado de S. Paulo; Folha de Londrina – PR; A Gazeta-ES, 8/10)

Esporte apóia ações pedagógicas

O Instituto Ayrton Senna (IAS) promoveu, ontem (7/10), um programa de capacitação com os monitores do Projeto Quero-Quero, desenvolvido pela Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul. O projeto foi um dos escolhidos pelo programa Educação pelo esporte, do IAS, para receber orientações sobre a implantação da tecnologia social e elaboração de ações que tenham o esporte como base. Atualmente, o Quero-Quero atende a 120 estudantes entre 7 e 17 anos, das escolas municipais Timbaúva e Mariano Beck. (Correio do Povo -RS, 8/10)

Palestra

A Telemar e o Instituto Telemar iniciam amanhã (9/10), no Teatro Municipal de Varginha (MG), um ciclo de palestras com o tema Arte na Educação. O evento, direcionado a educadores, contará com a presença da poetisa e escritora Adélia Prado. Entre as cidades mineiras que receberão a visita do programa estão Curvelo e Sete Lagoas. (Diário da Tarde, 8/10)

Instituição busca a desburocratização do crédito

Responsável por 82% do crédito de longo prazo e por 52% dos empréstimos bancários públicos e privados de toda a região amazônica, o Banco da Amazônia (Basa), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, está apoiando a produção da série de TV Um Pé de Quê?. A atração, apresentada pela atriz Regina Casé, terá como tema as árvores da região. Segundo o presidente da instituição, Mâncio Lima Cordeiro, a idéia é estimular a educação e o conhecimento. Para isso, o material será utilizado em todas as escolas brasileiras que trabalham com o Canal Futura. (Valor Econômico, 8/10)

Escolas concorrerão ao Selo Escola Solidária 2003

O Instituto Brasil Faça Parte, em parceria com o Ministério da Educação, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a Undime e a Unesco, está desenvolvendo o projeto Selo Escola Solidária. A iniciativa tem por objetivo identificar unidades de ensino comprometidas com uma educação fundamentada nos ideais de solidariedade, participação e responsabilidade social. Para se candidatarem ao certificado, estudantes ou escolas devem inscrever-se nos sites: www.facaparte.org.br, www.mec.gov.br, www.consed.org.br, www.undime.org.br. (Jornal Brasil Norte– RR, 8/10)

Evento discute responsabilidade

A responsabilidade social será tema do XII Sueco – simpósio das Unimed′s do Centro Oeste e Tocantins. O evento tem início hoje (8/10), em Cuiabá (MT), e estenderá suas ações até a próxima sexta-feira. Durante o encontro serão apresentados exemplos e estratégias para estimular a prática socialmente responsável das empresas. Um dos casos a ser discutido é o trabalho social desenvolvido pela Unimed local. A empresa garante assistência médica, medicamentos e materiais gratuitos para o Projeto Siminino, cujas beneficiárias são crianças de baixa renda. (Diário de Cuiabá, 8/10)

Cobertura

A Fundação Paulo Guimarães, do Piauí, irá promover, no próximo dia 12, a Festa da Criança. O evento será destinado às 500 crianças assistidas pelos projetos sociais da entidade. A comemoração inclui vasta programação e será transmitida ao vivo pela TV Meio Norte. (Meio Norte-PI, 8/10)

Causa nobre

Preocupado com a responsabilidade social da instituição, o Clube Curitibano promoverá, no dia 17 de outubro, o espetáculo Buenas Noches Buenos Aires. O evento destinará a renda obtida para entidades filantrópicas de Curitiba. Nesta edição, serão beneficiadas a Escola Epheta e a Fundação Pró-Hansen. (Gazeta do Povo-PR, 8/10)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Banco da Amazônia
  • Clube Curitibano
  • Eletrobrás
  • Fundação Paulo Guimarães
  • Fundação Roberto Marinho
  • Grupo Gerdau
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Telemar
  • Telemar
  • TV Meio Norte
  • Unimed
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional