Quarta-feira, 10 de abril de 2002

Por: GIFE| Notícias| 10/04/2002

Empresários e políticos debatem ação social

Lideranças empresariais e políticas discutiram ontem, em São Paulo, propostas para a área social com o objetivo de ampliar investimentos direcionados à infância e à juventude. O evento, promovido pela CPFL e Gazeta Mercantil, reuniu 1.200 pessoas e marcou o encerramento do Projeto Balanço Social. O evento discutiu sobre o problema da infância e a importância da responsabilidade social nas empresas. A discussão sobre o voluntariado também dominou os debates. O empresário Luiz Norberto Pascoal ressaltou a importância das ações voluntárias na mudança das condições sociais no Brasi e apresentou o projeto Faça Parte, uma experiência para estimular o trabalho voluntário. Pesquisa coordenada pela Gazeta Mercantil mostra que 56% das empresas da região de Campinas encorajam ações voluntárias internamente, embora apenas 27% já tenham programa de estímulo às ações voluntárias por parte dos funcionários. (Gazeta Mercantil, p. A-10, 10/4 – Aguinaldo Brito)

Petrobras é reconhecida por ação social

A Regional Norte/Nordeste dos Serviços Compartilhados, responsável pela área administrativa da Petrobras, recebeu o diploma de Empresa Amiga da Criança, concedido pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança. O reconhecimento é feito a empresas que não exploraram a mão-de-obra infantil e desenvolvem ações socioculturais contínuas em benefício de crianças e adolescentes. A Petrobras criou o programa Corrente Solidária e apoiou ações da Associação Bahiana de Deficientes Físicos (Abadef) e Associação de Pais e Amigos do Deficiente Físico. (Tribuna da Bahia, p. Região Metropolitana 1, 9/4)

A Tarde participa de projeto de capacitação em informática

A Associação dos Jovens da Bahia, por meio do Centro de Cidadania Digital (CCD) de Ubaíra (BA) inicia, em 22/4 um curso de informática gratuito para 702 adolescentes. A capacitação, desenvolvida em parceria com o jornal A Tarde, A Tarde On Line e a prefeitura de Ubaíra, terá cinco meses de duração e carga horária de 60 horas. (A Tarde-BA-BA, p. Local 4, 9/4 – Marilena Neco)

Programas sociais estão acima das questões políticas

Com a visão consensual de que as ações sociais em benefício dos trabalhadores e suas famílias devem ser preservadas das tempestades momentâneas das disputas políticas, empresários, administradores, historiadores e políticos perfilam-se diante do candente problema nacional: a responsabilidade com o social. Por iniciativa da Associação Comercial de Maceió e do jornal Tribuna de Alagoas, o I Fórum de Responsabilidade Social abre, amanhã (11/4) e sexta-feira (12/4), uma janela para as soluções dos problemas sociais. Na ocasião serão traçados caminhos que deverão servir de parâmetros para a elaboração de novos e consistentes programas no campo da responsabilidade social. (Tribuna de Alagoas, p. 22, 7/4 – Jorge Segundo)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • A Tarde
  • Associação Comercial de Maceió
  • Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança
  • Gazeta Mercantil
  • Petrobras
  • Tribuna de Alagoas
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional