Quarta-feira, 10 de outubro de 2001

Por: GIFE| Notícias| 10/10/2001

Mostra promoveu o voluntariado em Florianópolis

O trabalho que a ONG Sociedade Alfa Gente realiza em Florianópolis foi conferido por cerca de 10 mil pessoas que compareceram domingo na Mostra de Trabalhos Voluntários, promovida pelo Instituto Voluntários em Ação e o McDonald´s. A mostra faz parte da campanha Seja Solidário, Seja Voluntário. As comunidades onde a Alfa Gente mantém Centros de Educação Infantil são a Vila Aparecida, em Coqueiros, Morro do Mocotó, na Prainha e o Morro da Caixa, no Bairro do Estreito. Além das 430 crianças mantidas em período integral, 60 meninos e meninas do Morro da Caixa são atendidos em meio período pela ONG. (O Estado, p. 8, 9/10)

Ethos e Fiesp fazem parceria no terceiro setor

O Instituto Ethos e a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) assinaram na sexta-feira (5/10) um acordo para promover a responsabilidade social entre as empresas associadas da Federação. O Ethos aproveitou a cerimônia para também divulgar uma pesquisa que mostra como os consumidores percebem a responsabilidade social das empresas e como é a repercussão em suas atitudes. O levantamento mostrou que para 63% das pessoas entrevistadas a forma como as empresas tratam seus funcionários e o comportamento ético nos negócios é determinante na impressão que o consumidor tem em relação a essa companhia. Cerca de 56% dos consumidores também afirmaram que não comprariam produtos de companhias que utilizassem mão-de-obra infantil. O relatório Responsabilidade Social das Empresas – Percepção do consumidor Brasileiro é uma iniciativa conjunta do Instituto Ethos, do jornal Valor e da Indicator Opinião Pública, com o patrocínio da Copagaz, da Fundação Volkswagen e da Infraero. (
Valor Econômico
, p. B2, 8/10)

Venda de brinquedos ajuda crianças da Ampare

Adultos e crianças puderam colaborar neste sábado com a Associação de Mães, Pais, Amigos e Reabilitadores de Excepcionais (Ampare) no Mas que Dia + Feliz, promovido pela Tiquinho Brinquedos em Brasília. Para chamar a atenção da comunidade, a Tiquinho montou um parque de diversões inflável, ofereceu pipoca e pirulito, espalhou brinquedos educativos na área externa da loja e sorteou diversos brindes. Enquanto os filhos se divertiam, os pais aproveitavam para fazer compras e conhecer o trabalho da Ampare. Além de conquistar voluntários, a Associação recebeu 10% de tudo o que a loja vendeu, dinheiro que vai contribuir com as finanças da Ampare e proporcionar mais qualidade de vida às 112 crianças atendidas pela instituição. A Ampare tem unidades espalhadas por todo o Brasil e é uma instituição bastante reconhecida pela seriedade do seu trabalho.(Jornal de Brasília, p. 5, 7/10)

Fundação DPaschoal reestrutura seu site

A Fundação Educar DPaschoal está com novo site www.educar.com.br, que deve servir como fonte de idéias e reflexões para jovens, educadores, empresários e o público em geral. A idéia é ser um canal de acesso às tendências educacionais e do terceiro setor, programações e novas iniciativas de todo o país. Além de notícias diárias sobre educação e o terceirosetor, o site oferece enquetes, artigos, colunas, entrevistas, agenda educacional e da Educar, uma sala de imprensa com os releases sobre as ações da instituição e ainda, o Brainstorm, no qual todos podem opinar. (Jornal de Brasília, Vá a luta, p. 8, 10/10)

Jovens da favela transformam investimento em arte

O espetáculo Folias Guanabaras, do coreógrafo Ivaldo Bertazzo, saiu de São Paulo para conquistar palcos em todo o Brasil. Na última sexta-feira estreou em Salvador, após temporada de sucesso no Rio de Janeiro. A grande atração é o Corpo de Dança da Maré, formado por 66 jovens entre 11 e 25 anos, moradores da favela da Maré, no Rio. Eles vêm participando de aulas de reeducação corporal e de ensaios diários dirigidos por Bertazzo e seus assistentes. O projeto Mãe Gentil ganhou patrocínio da Petrobras por três anos e está sendo realizado em parceria com o Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (Ceasm), uma ONG que oferece a 1.450 jovens da Maré cursos preparatórios para os ensinos superior, médio e técnico, oficinas profissionalizantes e cursos de línguas e informática. (Valor Econômico, p. D8, 10/10 – Renata Saraiva)

Projetos educacionais serão premiados

A organização do Prêmio Itaú-Unicef-Educação & Participação, que premia projetos educacionais desenvolvidos por ONGs, divulgou os 30 finalistas da edição deste ano. No total, foram 686 inscrições de 25 estados. O prêmio distribuirá um total de R$ 180 mil aos quatro vencedores, que serão conhecidos em 28 de novembro. A lista dos finalistas está disponível no portal www.estadao.com.br .

Projeto de alfabetização ganha prêmio nacional

A magia dos filmes de Charles Chaplin é a base de um projeto baiano de educação que acaba de receber o Prêmio Professor Nota 10, da Fundação Victor Civita. Por meio das imagens em preto e branco, a professora Linalva Rocha Queiroz, da Escola Municipal Barbosa Romeo, ajudou seus alunos a romper as barreiras da alfabetização, chegando até a expressão de si mesmos pela escrita. O projeto, vencedor na categoria língua portuguesa, chama-se De Olho no Cinema. Além do projeto baiano, foram premiados outros 11 trabalhos, entre 3.741 iniciativas de todo o País. Dos 12 vencedores, um será escolhido para o prêmio principal Professor Nota 10. (Correio da Bahia, Aqui Salvador, p. 4, 5/10)

Prêmio Sesi

O Sesi-Pará fez 844 entrevistas em 11 empresas para apontar as companhias paraenses mais responsáveis nos indicadores de gestão, saúde, segurança e meio ambiente, educação e desenvolvimento, lazer e cultura e responsabilidade social. Além da Vale e Albras, foram premiadas a hidrelétrica de Tucuruí e o laboratório central da Eletronorte. O Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho foi criado há seis anos. (Diário do Pará, p. 3, 6/10)

Empresas se voltam para a área social

A responsabilidade social ganha cada vez mais espaço na cultura empresarial brasileira, seja na criaçãode vagas no mercado de trabalho ou na abertura do acesso às tendências educacionais. Jovens de 13 a 17 anos que queiram participar de ações na área social estão sendo o alvo do Programa de Desenvolvimento do Protagonismo e da Cidadania, desenvolvido pela DPaschoal por meio da Fundação Educar. O projeto é estruturado em três etapas, com duração de 18 meses, período na qual o jovem é incentivado a conhecer a realidade de alguns grupos da sociedade e a perceber a importância da própria atuação na melhoria das questões sociais. A Fundação foi criada em 1989 para aprimorar as ações sociais e educacionais da empresa do ramo automobilístico. O objetivo é contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes, críticos e autônomos por meio da educação para a cidadania e ações voluntárias. (Gazeta do Povo-PR-PR, Classificados, p. 1, 7/10)

Tudo pelo bem-estar do funcionário

Um funcionário que veste a camisa da empresa, que raramente falte e que apresente 100% de produtividade. Esse é o perfil desejado de todo empresário para que o lucro da empresa seja cada vez maior. Para alcançar esse objetivo, algumas empresas estão destinando parte do faturamento para investir em programas com benefícios para a saúde e o bem-estar do funcionários. Dois exemplos são a Siemens e a Gelopar, do Paraná, que oferecem, além de projetos de educação e saúde, tratamento para alcoólatras e usuários de drogas. A consultora de recursos humanos Paulina Arruda Vieira Duarte garante que o retorno financeiro para a empresa é surpreendente e imediato. Segundo ela, esses programas são baratos, necessitando mais de criatividade do que de verbas. No entanto, o movimento de empresas que aplicam projetos semelhantes ainda é tímido. Para conseguir que um programa seja implantado, é necessário que os dirigentes sejam comprometidos com a função social da empresa, diz. (Gazeta do Povo-PR-PR, p. 11, 7/10)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Instituto Voluntários em Ação
  • McDonald′s
  • Instituto Ethos
  • Fiesp
  • Ampare
  • Tiquinho Brinquedos
  • Fundação Educar Dpaschoal
  • Itaú
  • Petrobras
  • Siemens
  • Gelopar
  • Sesi – Pará
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional