Quarta-feira, 10 de setembro de 2003

Por: GIFE| Notícias| 10/09/2003

Experiência da Abrinq pode ajudar governo

Na última segunda-feira (8/9), durante as comemorações que marcaram uma década de trabalho da Fundação Abrinq, Oded Grajew, assessor especial da Presidência e conselheiro da entidade, salientou a capacidade do Brasil de resolver questões que envolvem pobreza e miséria. Grajew declarou a intenção de levar para o governo os princípios que garantiram o sucesso do projeto Nossas Crianças, iniciativa que busca criar uma ponte entre pessoas interessadas na mudança da situação da criança no país e organizações que trabalham por essas mudanças. Em dez anos de atuação, programa captou US$ 12 milhões de recursos e beneficiou 45 mil jovens. (O Estado de S. Paulo, 10/9)

Encontro de fundações começa hoje na PUC/RS

Fundações e associações com atuação na área social serão alvo das discussões promovidas durante o 5º Encontro Internacional de Fundações, evento que começa hoje (10/9), na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), e se estende até o próximo sábado (13/9). Cerca de 50 especialistas internacionais, além de mil visitantes de 26 países, estão sendo esperados para o encontro. (Valor Econômico, Sérgio Bueno,10/9)

Rede Jovem

O projeto Rede Jovem de Cidadania, da Associação Imagem Comunitária (AIC), é um dos semi-finalistas da 5.ª edição do Prêmio Itaú-Unicef/Educação e Participação. Promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Fundação Itaú Social, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a premiação é um dos mais importantes espaços para o reconhecimento de experiências que articulam cultura, mobilização comunitária e educação no Brasil. (Diário da Tarde, 10/9)

Social

Entidades e empresários do Sul participam, de 10 a 12 de setembro, em Joinville (SC), de evento que irá formular uma agenda de responsabilidade social para os três estados da região. Entre os organizadores do encontro estão a Amanco, Cidade Futura, Parati e Sesi. (Diário Catarinense, Estela Benetti, 10/9)

Notas e curiosidades

Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a população para a erradicação do analfabetismo no Brasil, o Governo Federal inaugurou no último domingo (7/9), na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), o Labirinto do Analfabetismo. O estande, de 120 metros quadrados, montado em parceria com a Fundação Banco do Brasil, está aberto à visitação pública até o dia 14. (Gazeta do Povo – PR, 10/9)

Projeto Pescar tem nova turma

Contribuindo com o desenvolvimento social e econômico da comunidade local, o shopping Iguatemi Caxias, de Caxias do Sul (RS), está formando sua segunda turma do Projeto Pescar. A iniciativa ofereceu a 20 adolescentes aulas sobre assuntos como cidadania, promoção da saúde, ecologia, habilidades em comunicação e expressão, informática, empreendedorismo, administração e técnicas de varejo. A ação conta com o apoio da Fundação Projeto Pescar, que atua no envolvimento de organizações empresariais na preparação de adolescentes de baixa renda para o mercado de trabalho. (Zero Hora, 10/9)

Falta de instrução prejudica também as empresas

Erradicar o analfabetismo, meta que Governo Federal pretende atingir até 2006, tem sido objetivo também de empresas dos mais variados setores. Buscando preencher a lacuna, não raro existente, entre trabalhadores e a inclusão no mercado de trabalho, a Ford, em parceria com o Movimento de Alfabetização (MovA), vem desenvolvendo, há três anos, um programa de alfabetização de funcionários e moradores da região do ABC paulista. Atualmente, a empresa mantém 50 salas de aula. Segundo a corporação, a cada semestre, mil pessoas são atendidas pelo programa. (O Estado de S. Paulo, Bárbara Souza, 10/9)

Projetos combatem exclusão digital

Desde a semana passada, está no país o pesquisador brasileiro Paulo Blikstein, que há três anos atua no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em Boston (EUA). O cientista veio acompanhar o andamento de projetos que visam combater a exclusão digital. Entre as iniciativas que receberão a visita do pesquisador está o projeto A Cidade Que a Gente Quer, ação responsável pelo uso de tecnologias, como robótica e fotografia digital, em mais de 30 escolas públicas da capital paulista e nas 40 unidades da Fundação Bradesco espalhadas por vários estados. (Folha de São Paulo, 10/9)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Amanco
  • Ford
  • Fundação Abrinq
  • Fundação Banco do Brasil
  • Fundação Bradesco
  • Fundação Itaú Social
  • Fundação Projeto Pescar
  • Shopping Iguatemi Caxias
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional