Quarta-feira, 11 de julho de 2001

Por: GIFE| Notícias| 11/07/2001

Vantagens da responsabilidade social

Em artigo, Elcio Anibal de Lucca, presidente da Serasa S/A, afirma que as companhias mais bem sucedidas são as que exercem a responsabilidade social. Segundo o articulista, como a empresa hoje é um espaço formativo por excelência, ela tem o dever de estimular o aprendizado e a prática da cidadania a partir do seu próprio ambiente corporativo, transferindo naturalmente de pessoa para pessoa os direitos e as obrigações da convivência social. Sendo o trabalho e a educação componentes da cidadania no conceito moderno, a gestão de pessoas na empresa adquire maior relevância estratégica, o que substitui a antiga concepção de recursos humanos para um sentido amplo, o de desenvolvimento humano. De acordo com Elcio, esse deve dinamizar a implementação de políticas e ações que identifiquem nas pessoas o que de melhor elas possuem e têm para oferecer como contribuições à sociedade e às empresas. Dentro desse contexto, o articulista destaca o programa Jovem Cidadão, do governo de São Paulo, que é desenvolvido em parceria com a iniciativa privada e estimula a contratação, por período determinado, de jovens sem experiência. (Gazeta Mercantil, p. A-3, 11/7)

Programa ArtEducação é lançado em Uberlândia-MG

O Programa Maxitel ArtEducação será lançado hoje em Uberlândia-MG com investimento de R$ 1,3 milhão. A iniciativa irá beneficiar mais de três mil crianças e adolescentes pobres entre cinco e 18 anos, de dez cidades do interior de Minas Gerais e terá inicio no dia 6/8. O programa, lançado pela Maxitel, tem como objetivo aliar a arte e a cultura à educação e reduzir a exclusão social de crianças e adolescentes de baixa renda. Em cada cidade do interior serão implantadas 54 oficinas permanentes com aulas de dança, teatro, arte terapia, hip hop, coral, entre outras. (Correio-MG, p.A-8, 11/7)

Programa busca promoção social do adolescente

O Programa de Educação Afetivo-sex ual (Peas), criado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Santos Dumont-MG, em parceria com as fundações Odebrecht e Belgo-Mineira, tem como objetivo promover o desenvolvimento pessoal e social do adolescente, via ações de caráter educativo e participativo, focalizadas nas questões da sexualidade e da saúde reprodutiva. Todos os professores da rede municipal serão treinados para o Peas. (Tribuna de Minas, p. Cidade 1, 10/7)

Empresários investem em educação

Os empresários pernambucanos descobriram um meio de contribuir com o avanço da educação no estado com o lançamento do programa Meu Livro de Literatura. O projeto está sendo desenvolvido pelo Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Cientifico (IPAD) e pretende incentivar o habito da leitura junto aos alunos da rede publica. O Meu Livro de Literatura envolverá 175 escolas públicas, cerca de 140 mil alunos e 240 professores. O projeto foi incluído na Lei Rouanet que prevê a dedução do investimento do Imposto de Renda. As empresas poderão descontar até 4% do IR.
Fases – O projeto está divido em três etapas. A primeira começa na próxima semana e vai até o dia 30/7, onde será realizada a capacitação de 240 educadores do ensino fundamental. A partir de agosto serão ministradas oficinas de literatura, com 28 mil horas/aula, que contarão com a participação de 20 escritores e artistas plásticos. Em dezembro serão elaboradas 10 cartilhas com temas sobre as raízes culturais brasileiras. O projeto está orçado em R$1,029 milhão, dinheiro arrecadado por meio de convênio com empresas de outros estados. (Jornal do Commercio-PE, p. 3; Diário de Pernambuco, p. Vida Urbana 1 – 10/7)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Fundação Belgo-Mineira
  • Fundação Odebrecht
  • Maxitel
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional