Quarta-feira, 11 de junho de 2003

Por: GIFE| Notícias| 11/06/2003

Educação de jovens do semi-árido é discutida

A Fundação Itaú Social promove de 11 a 14 de junho, em Juazeiro (BA), um encontro para discutir problemas educacionais de crianças e adolescentes do semi-árido brasileiro. A iniciativa faz parte do projeto Melhoria da Educação no Município. O programa já atingiu, nos últimos três anos, mais de 800 municípios de 17 estados brasileiros. O evento desta semana reúne representantes das secretarias municipais de Educação, diretores de escolas, integrantes de organizações não-governamentais (ONGs) e de Conselhos Tutelares de 22 cidades do estado baiano. O objetivo é criar políticas educacionais adequadas às necessidades e características de diferentes regiões do país. (Correio da Bahia, 11/6)

Casa do Menino Jesus recebe alimentos

As empresas Troller Veículos Especiais e Concessionária Trilha Fort arrecadaram, na primeira etapa da Copa Troller Nordeste, cerca de 750 quilos de alimentos não-perecíveis. As doações foram entregues para três entidades sociais, dentre elas a Casa do Menino Jesus. (Diário do Nordeste, 11/6)

Sangue novo

A Fundação Kellogg encerra hoje (11/6), em Recife (PE), reunião com os coordenadores de cada estado do Nordeste tratando de assuntos pertinentes às jovens lideranças nordestinas. Eles compõem a Rede Nordestina de Jovens Vereadores. (Diário do Nordeste, Edilmar Norões, 11/6)

Cidadania

As crianças do Hospital Infantil Joana de Gusmão, de Florianópolis (SC), assistirão nesta quarta-feira (11/6) uma apresentação teatral voluntária que tem como tema central o meio ambiente. O evento é promovido pela Unimed Florianópolis e o grupo de teatro Pé de Vento. A proposta da ação é contribuir para amenizar o sofrimento das crianças internadas e humanizar o ambiente hospitalar. A iniciativa faz parte das ações do Projeto Unimed Cidadã. A Unimed pretende levar o projeto para outras unidades hospitalares e comunidades pobres até o final deste ano. (A Notícia, 11/6)

Sonoleve acorda os excluídos para a cidadania

A empresa Sonoleve decidiu, há doze anos, lançar o projeto Bom Moço. O objetivo é detectar, selecionar e motivar condenados pela Justiça, permitindo que eles recuperem o direito ao trabalho. Ao todo, 43 sentenciados já foram beneficiados. A partir desse projeto, mais três programas foram desenvolvidos pela empresa: a Prefeitura Mirim, que tem o objetivo de politizar crianças de 5 a 12 anos, envolvendo-as em atividades administrativas públicas; a Moneca, Moeda Social Sonoleve, usada no pagamento de voluntários que participam de mutirões profissionalizantes e que pode ser trocada por alimentos, roupas e calçados no bazar da sede social da empresa; e o Centro Amigo Patrulheiro, que promove a continuidade dos estudos com introdução prática no trabalho para jovens de 15 a 18 anos, beneficiando cerca de 600 adolescentes. (O Globo, Razão Social, Aydano André Motta, 7/6)

Pelo desenvolvimento local

A Shell, preocupada em melhorar a qualidade de vida, criou o programa Iniciativa Jovem em comunidades onde surgem idéias sobre desenvolvimento sustentável. O projeto foi lançado há três anos e é uma versão brasileira do LiveWire, programa social da Shell lançado mundialmente em 1982, que incentiva o espírito empreendedor dos jovens na criação de seus próprios negócios. O Iniciativa Jovem contempla jovens de 18 a 30 anos, com escolaridade variada (da 4ª série à pós-graduação). O programa é dividido em quatro etapas e, no final do curso, os projetos aprovados concorrem ao Prêmio Shell Iniciativa Jovem, que dá R$ 5 mil ao vencedor. (O Globo, Razão Social, Aydano André Motta, 7/6)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Concessionária Trilha Fort
  • Fundação Itaú Social
  • Fundação Kellogg
  • Shell
  • Sonoleve
  • Troller Veículos Especiais
  • Unimed Florianópolis
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional