Quarta-feira, 12 de setembro de 2001

Por: GIFE| Notícias| 12/09/2001

Voluntariado precisa de treinamento

O presidente da Federação das Fundações de Direito Privado de Minas Gerais (Fundamig), Francisco Graça Moura, disse que o ano de 2001, dedicado ao voluntariado, é um bom momento para as fundações se tornarem aptas para oferecer treinamento aos voluntários e incorporá-los efetivamente em suas estruturas. Este é também o tema do Encontro Estadual de Fundações 2001, denominado Voluntariado, Tecnologias Sociais e Sustentabilidade. De acordo com o presidente, a proposta do encontro é discutir os grandes desafios do terceiro setor neste início de milênio. (O Tempo-MG, p. 13, 11/9)

Expressão corporal resgata a cidadania de crianças

Resgatar por meio da expressão corporal a juventude carente de Fortaleza. Com essa proposta, a professora de dança Dora Andrade deu início ao projeto Escola de Dança e Integração Social para Criança e Adolescente (Edisca), em 91. Atualmente a escola atende a 420 crianças e adolescentes com idade entre sete e 19 anos, de três comunidades: Morro de Santa Terezinha, Morro Bom Jardim e Jangussu. A escola recebe financiamento de entidades como o Instituto Ayrton Senna e Unesco. Nossa intenção é desenvolver tecnologia para atingir o maior número possível de crianças e adolescentes, diz a professora. (Gazeta do Nordeste, p-6, 11/9)

Será lançado amanhã o Prêmio Melhores Empresas do Ceará

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), da Agricultura (Faec) e do Comércio (Fecomércio), a Bolsa de Valores de Fortaleza e o jornal O Povo lançaram no dia 10/9 o Projeto Melhores Empresas Cearenses, que tem como objetivo premiar as instituições locais por seus desempenhos econômicos-financeiros e sociais. No aspecto social, as empresa serão analisadas segundo indicadores internos e externos, como benefícios oferecidos aos funcionários, investimentos feitos no meio ambiente e números mais importantes acerca dos recursos humanos de cada entidade. O resultado do prêmio deverá ser divulgado em novembro. (O Povo-CE, p. 26, 9/9)

Responsabilidade social é debatida em seminário

A Faculdade Ruy Barbosa promoverá, no período de 19 a 22/9, em Salvador, o IV Seminário Integrado, que discutirá a questão da responsabilidade social das organizações. Os encontros representam uma verdadeira maratona do conhecimento, resume o professor Adriano Miranda, diretor-acadêmico e coordenador-geral da instituição. O evento será aberto pelo diretor-presidente da Gazeta Mercantil, Luís Fernando Ferreira Levy, às 8h30, no Fiesta Convention Center. (A Tarde-BA, p. 6, 9/9)

Trabalho voluntário ganha força na Bahia

O jornal A Tarde do dia 9/9 publicou matéria sobre o trabalho voluntário. A reportagem deu ênfase para a questão do voluntariado empresarial. Segundo Djalma Ferreira, presidente do Centro de Voluntários da Bahia, mais do que lucro, a ação voluntária empresarial acrescenta alguns benefícios à empresa, como fortalecimento do espírito de equipe, aumento da lealdade e produtividade dos funcionários, maior motivação e confiança frente a problemas, impacto no desenvolvimento socioeconômico onde a empresa atua e, principalmente, mais reconhecimento e valorização em relação aos produtos da empresa por parte dos consumidores. O jornal traz ainda sugestões de práticas voluntárias que podem ser adotadas de acordo com as características das organizações, como disponibilizar funcionários, adotar entidades ou grupos na comunidade, apoiar projetos desenvolvidos pelos funcionários, entre outros. (A Tarde-BA, p. 4, 9/9 – Nilton Nascimento)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Bolsa de Valores de Fortaleza
  • Faculdade Ruy Barbosa
  • Federação da Agricultura do Estado do Ceará (Faec)
  • Federação das Fundações de Direito Privado de Minas Gerais (Fundamig)
  • Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec)
  • Federação do Comércio (Fecomércio)
  • Instituto Ayrton Senna
  • O Povo
  • Unesco
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional