Quarta-feira, 13 de agosto de 2003

Por: GIFE| Notícias| 13/08/2003

Espaço para ações sociais

As entidades sociais e empresas socialmente responsáveis de Brasília (DF) poderão contar com um espaço de coordenação de suas missões. A Associação Amigos do Futuro, em parceria com a Fundação Avina, lança hoje à noite o Observatório Brasília do Terceiro Setor – fórum mensal de discussões para coordenar e incrementar ações voltadas para o desenvolvimento sustentável e social. O encontro inaugural ocorre no Hotel Meliá Confort, tendo como expositores Eduardo Sabo, procurador-geral do Ministério Público do DF, e Oded Grajew, assessor especial da Presidência da República. O Observatório terá encontros mensais abertos e abordará temas de interesse social. Inscrições e informações pelo telefone (61) 242-8937. (Correio Braziliense, 13/8)

Projeto prevê criar mil salas de leitura no país

Com a meta de espalhar 250 salas de leitura em todo o país até o fim deste ano, o Grupo Editorial Record, em parceria com a Oldemburg Marketing Cultural, inaugura hoje, nos Hospitais Rocha Faria e Santa Maria, no Rio de Janeiro, novas unidades do programa Sala de Leitura. A iniciativa tem por objetivo levar o hábito de leitura a escolas, hospitais, centros culturais e instituições comunitárias. Cada uma das bibliotecas instaladas abrigará um acervo com mil livros de autores nacionais e internacionais de diferentes gêneros. Empresas como White Martins e Furnas já adotaram a idéia e figuram entre os parceiros da iniciativa, garantindo a abertura de mais 56 salas até o mês de setembro. A coordenação do programa negocia ainda apoio de outras empresas, como a Garoto. (O Estado de S. Paulo, Marina Pauliquevis, 13/8)

Solidariedade de resultados

Conscientes do papel que a tevê desempenha no país ou do retorno institucional garantido por iniciativas voltadas ao social, emissoras vêm, cada vez mais, se engajando em projetos da área. Entre as iniciativas desenvolvidas estão programas que destacam a atividade voluntária, anúncios gratuitos de ONGs e associações beneficentes e campanhas para arrecadação de fundos para projetos de assistência, como o Criança Esperança, da Rede Globo, em parceria com o Unicef, e o Teleton, do SBT. (Correio Braziliense; A Notícia, 10/8)

Carioca que ajudou o Rio a ser maravilhoso

Com atuação em áreas diversas como educação, cultura e preservação cultural e ambiental, a Fundação Roberto Marinho, fundada pelo jornalista Roberto Marinho, coleciona projetos bem-sucedidos no estado do Rio de Janeiro. Entre eles, está o Cores da Cidade, idealizado com o objetivo de conscientizar a população para a preservação dos conjuntos urbanísticos do Rio. Entre as parcerias firmadas para realização de iniciativas sociais estão a empresa General Electric, que apoiou a reforma de monumentos históricos da cidade, e o Banco Real, que investiu US$ 2,3 milhões na implementação do programa O Jardim Botânico Voltou a Respirar, desenvolvido ainda na década de 90. (O Globo, 10/8)

Coma um sanduíche pelo bem das crianças com câncer

O próximo sábado (16/8) é dia de comer sanduíche. É que a data está reservada para a realização da campanha McDia Feliz, promovida pela rede McDonald′s. A iniciativa, de alcance mundial, reverte a renda obtida com a venda do sanduíche Big Mac, exceto impostos, em prol do combate ao câncer infantil. (A Gazeta-MT, Roseli Riechelmann, 10/8)

Recorde de inscrições em prêmio

O Prêmio de Responsabilidade Social, promovido pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, bateu o recorde de inscrições este ano: 177 empresas e entidades estão habilitadas para a disputa do Troféu Destaque Responsabilidade RS. A premiação é oferecida desde 2000 às empresas e entidades que promovem ações sociais e de preservação ao meio ambiente. (Correio do Povo, 13/8)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Banco Real
  • Fundação Avina
  • Fundação Roberto Marinho
  • Furnas
  • General Electric
  • Grupo Editorial Record
  • Mc Donald′s
  • Oldemburg Marketing Cultural
  • Rede Globo
  • SBT
  • White Martins
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional