Quarta-feira, 14 de maio de 2003

Por: GIFE| Notícias| 14/05/2003

Incentivo à educação fundamental

As inscrições para o Prêmio Incentivo à Educação Fundamental 2003, realizado pela Fundação Bunge, vão até o dia 5 de agosto. Podem concorrer professores da rede pública de ensino que desenvolveram projetos pedagógicos relevantes em sala de aula. Os vencedores serão revelados no dia 15 de outubro e receberão R$ 5 mil, diploma e um troféu das mãos do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. (Jornal de Brasília, 14/5)

Lula lança Acelera, Pernambuco

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou ontem (13/5) o projeto Acelera, Pernambuco. O programa tem como objetivo corrigir a defasagem idade-série dos alunos de escolas públicas. A iniciativa é uma parceria do Governo Federal e o Instituto Ayrton Senna. (Diário de São Paulo, 14/5)

Faculdade terá 45% de vagas para negros e promete mensalidades mais baixas

Foi lançada oficialmente ontem (13/05) a faculdade Zumbi dos Palmares. A instituição de ensino superior será a primeira do país destinada a afrodescendentes. Mantida pelo Instituto Afro-Brasileiro de Ensino Superior, criado pela Afrobrás (Sociedade Afro-Brasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural), a Zumbi dos Palmares começa a funcionar no edifício do antigo fórum de São Bernardo do Campo (SP). O primeiro vestibular da faculdade deve acontecer em novembro. A Fundação Coca-Cola já garantiu uma ajuda anual de cerca de US$ 25 mil. (Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, 14/5)

Supermercados investem em projetos sociais

Segundo pesquisa da Fundação Abras/AC Nielsen, cerca de 45% das empresas supermercadistas do país investem em projetos sociais. A região Sudeste, com 39%, e Sul, com 36%, lideram o ranking das instituições que mais disponibilizam investimentos na área de responsabilidade social. (Diário do Nordeste, 11/5)

Questão de Coerência

Investir em ações sociais pode ser uma estratégia de marketing ou um avanço das instituições brasileiras. Em abril, os maiores fundos de pensão do país criaram seu programa de responsabilidade social, que visa o acesso a seus recursos ao comprometimento das empresas com a sustentabilidade social. Segundo Wagner Pinheiro, presidente do Petros, fundo de funcionários da Petrobras, as empresas estão avançando na construção de uma cultura empresarial. O fundo ainda está estudando suas ações, mas o objetivo é adotar os princípios do fundo americano Dow Jones Sustainability Index e do inglês FTSE4Good. O poder dos fundos pode acelerar a difusão dos conceitos de sustentabilidade e investimento social nas empresas. Para o vice-presidente executivo do Banco Itaú e da Fundação Itaú Social, Antônio Jacinto Matias, as empresas estão evoluindo e transformando filantropia eventual em protagonismo social. A Embraer, a Cemig, o Unibanco e o Itaú estão na lista do Dow Jones Sustainability Index como empresas que geram ações sustentáveis e conseguem gerar grandes valores em curtos espaços de tempo. (Revista Exame, nº 9, 7/5)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Banco Itaú
  • Cemig
  • Embraer
  • Fundação Bunge
  • Fundação Coca-Cola
  • Fundação Itaú Social
  • Instituto Ayrton Senna
  • Unibanco
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional