Quarta-feira, 15 de abril de 2002

Por: GIFE| Notícias| 15/05/2002

Projeto de saúde ocular beneficia 274 crianças do bairro do Lobato

As crianças do Lobato, bairro de Salvador (BA), têm motivos especiais para ter uma boa visão. Principalmente os 274 meninos da creche controlada pela Associação de Moradores da Comunidade de Lobato. O local é palco do Projeto Sul América de Saúde Ocular, que tem como objetivo a prevenção da cegueira infantil e é fruto de uma parceria entre a Sul América, a Universidade Federal da Bahia, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a ONG Helen Keller. A iniciativa também pretende contribuir para a redução do índice de queda no rendimento escolar provocado por problemas visuais, que hoje afeta 20% das crianças brasileiras. O projeto já foi um sucesso em estados como Rio Grande do Sul e Goiás, com o apoio de empresas como o Citibank e o McDonald´s. De acordo com a vice-presidente de Recursos Humanos da Sul América, Maria Helena Matos, o investimento da seguradora no projeto no ano passado girou em torno de R$ 600 mil. (Tribuna da Bahia, p. 7, 13/5)

Viviane Senna

A agenda econômica e social do país e a responsabilidade social será o primeiro tema da abertura da Semana da Indústria, no dia 20 de maio, na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). A palestrante será Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, que tem liderado vários programas sociais de sucesso, entre eles o Largada 2000, que já envolve, só em Joinville (SC), cinco mil estudantes. (Diário Catarinense, p. 23, 12/5)

Voluntários discutem responsabilidade social em Natal

O Natal Voluntários promove hoje, dia 15 de maio, o IV Fórum de Responsabilidade Social, das 19h30 às 21h30, no auditório do Sebrae. O evento é um espaço aberto ao debate e ao conhecimento da prática empresarial com ética, responsabilidade e cidadania. Participam do Fórum o vice-presidente do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), João Roncati, e a socióloga An a Maria Wilheim, da Fundação Abrinq. (Diário de Natal, p. 5, 10/5)

Aces soma 15 mil atendimentos

A Ação Comunitária do Espírito Santo (Aces) registra um total de 14.860 atendimentos no projeto Oficinas de iniciação profissional: formação para o trabalho pelo trabalho. O projeto conta com investimentos da Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST), em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e várias entidades sociais e privadas. A proposta do programa é centrar as ações em oficinas, cursos e atividades de formação básica em autogestão e cooperativismo, tendo as aulas práticas, teóricas e culturais como ações complementares. (A Gazeta-ES, p. 10, 10/5)

Empresas devem combater trabalho infantil

O trabalho infantil no setor formal teve redução significativa, mas não se pode afirmar o mesmo sobre a situação das crianças exploradas nas ruas ou dentro de casas de famílias de todas as classes. As empresas têm um papel fundamental no combate ao trabalho infantil. Pensando nisso, o Instituto Ethos elaborou algumas recomendações para as instituições que pretendem atuar nessa área. Entre elas estão: respeitar inteiramente a legislação que proíbe o trabalho infantil; incentivar o voluntariado corporativo em prol de crianças e adolescentes; usar sua capacidade de planejamento e organização para gerar recursos para ações em favor da criança e do adolescente e utilizar sua força de comunicação e marketing para campanhas de conscientização. (O Liberal, p. 3, 9/5 – Cláudia Melo)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Citibank
  • Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST)
  • Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança
  • Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE)
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • McDonald´s
  • Sul América
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional