Quarta-feira, 16 de abril de 2003

Por: GIFE| Notícias| 16/04/2003

Inclusão digital via satélite e internet

A StarOne é uma empresa dedicada ao aluguel de espaços em satélites e ao acesso de banda larga à Internet. Em entrevista, o diretor de serviços de banda larga da StarOne, Ricardo Cesar Cruz, conta que projetos de combate à exclusão digital do governo serão prioritários para a StarOne. “”Estamos preparados para entrar nessa luta. Já temos ações com o Viva Rio e o Comitê para a Democratização da Informática – CDI em telecentros em favelas do Rio””. A empresa pretende participar, com o governo, de projetos sociais que envolvam a Internet. A StarOne também tem como parceiro o Instituto Embratel 21, que digitalizou todo o acervo da Biblioteca Nacional. (Jornal do Brasil, 16/4)

Projeto Casulo, arte e cultura para regiões carentes

Foi inaugurado ontem (15/04), em São Paulo, pela prefeita Marta Suplicy, a sede do Projeto Casulo, uma parceria entre empresários, comunidade e governo municipal. O prédio, cedido pela prefeitura, vai abrigar o centro cultural e a Escola Municipal de Educação Infantil Pero Neto, que beneficiará os moradores carentes das regiões do Real Parque e do Jardim Panorama, na zona sul. No local haverá salas para oficinas de música, dança, teatro e artes plásticas, além de um espaço multimídia com 40 computadores, uma biblioteca e um teatro para 240 pessoas. Os recursos para a construção do prédio foram doados pelo Instituto Cidadania Empresarial (ICE). (O Estado de S. Paulo, Maurício Moraes, 16/4)

Ethos vai mapear retorno de investimento sustentável

O Instituto Ethos realizará pesquisa com empresas brasileiras sobre os benefícios de melhorias sociais e ambientais implementadas pelas companhias. A expectativa é que as primeiras conclusões sobre o retorno de investimento sustentável possam ser conhecidas em outubro. A pesquisa, intitulada Criando Valor, já foi realizada pelo instituto em 2002. Segundo a pesquisa, as companhias que investem em questões ambientais e sociais apresentam crescimento de receita, redução de custos, maior acesso a diversos mercados e melhoria de imagem. (O Estado de S. Paulo , Graziella Valenti , 16/4)

Plano Plurianual incluirá objetivos para até 20 anos

O Plano Plurianual (PPA) que o governo apresentará ao Congresso até o fim de agosto, não se restringirá ao período de 2004-2007, mas terá uma perspectiva de até 20 anos. O PPA deste ano, pela primeira vez, tratará de metas a serem atingidas na área social como, por exemplo, a criação de emprego e a redução do analfabetismo, além das tradicionais previsões para o setor econômico. O secretário-geral da Presidência, Luiz Dulci, convidou a diretoria da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e os representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) para fazerem sugestões dentro da disposição de envolver a sociedade no processo de decisões sobre o desenvolvimento do país. O Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) também foi chamado para apresentar propostas. As discussões sobre o PPA começarão na próxima quarta-feira (23/04), em Brasília. (O Estado de S. Paulo, Mariana Barbosa, 16/4)

Tênis Comunitário vai beneficiar 900 crianças

Foi lançado ontem, em Chapecó (SC), o projeto Tênis Comunitário que beneficiará cem crianças de sete a 10 anos. O programa é uma iniciativa da Unimed, em parceria com prefeituras e universidades. Uma vez por semana, elas terão uma hora e meia de treinamento, receberão lanches e palestras sobre saúde. O programa conta com o apoio do supermercado Celeiro, que fornecerá os lanches, da Universidade Regional Comunitária de Chapecó (Unochapecó), que enviará monitores para as oficinas, e da prefeitura do município, que ficará encarregada do transporte e do espaço físico. Além de Chapecó, o projeto está sendo desenvolvido nos municípios de Canoinhas, Porto União, Itajaí, Caçador, Xanxerê, Mafra, Joinville e Seara (SC) e beneficiará 900 crianças até o final do ano. (Diário Catarinense, 16/4)

De relance

A Fundação Vale do Rio Doce deu início ao projeto Escola que Vale no município de Alto Alegre do Pindaré, situado a 264 quilômetros de São Luís (MA). Com esta iniciativa, cerca de 1500 estudantes da rede pública de ensino serão beneficiados, já que o principal objetivo desse projeto é resgatar a excelência da educação pública. (O Estado do Maranhão, 16/4)

Internet social

A empresa IBM criou o programa e-Voluntários e o portal Learning Village. Os funcionários da própria IBM e de empresas parceiras podem participar a qualquer hora e local do projeto. Os voluntários conversam no ambiente virtual do portal com grupos de crianças, idosos ou pessoas com deficiência e ajudam essas pessoas com dicas profissionais, orientação e elaboração de projetos. O programa está saindo da fase pilotoe inicia na próxima semana uma nova etapa. A maioria dos 214 voluntários da primeira fase quer continuar no programa, principalmente pela facilidade do ambiente virtual e por acharem que acabaram ganhando com a experiência. (Jornal do Commercio-PE, 16/4)

Protesto pela Internet

A campanha Fome Zero, do governo Lula, ganhou um site de incentivo à colaboração da sociedade civil. O portal foi criado pelo Instituto Ethos, com patrocínio da Fundação Telefônica e do Terra. A página tem links, dicas, notícias, manual de combate à fome e exemplos de sucesso. A Associação de Mídia Interativa (AMI) e a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net) ofereceram à campanha um pacote de espaço publicitário online de 100 milhões de impressões em três meses. O programa foi batizado de Cidadania Interativa e terá rastreamento do Ibope e Ratings para comprovação de números. (Jornal do Commercio-PE, 16/4)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Embratel
  • Fundação Telefônica
  • Fundação Vale do Rio Doce
  • Grupo de Institutos, Fundações e Empresas – Gife
  • IBM
  • Instituto Cidadania Empresarial – ICE
  • Instituto Embratel 21
  • Instituto Ethos
  • StarOne
  • Terra
  • Unimed
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional