Quarta-feira, 16 de janeiro de 2001

Por: GIFE| Notícias| 16/01/2002

Associação de surdos beneficia crianças no interior da Bahia

Há um ano e meio, foi criada em Tapiramutá-BA a Associação dos Surdos, que vem desenvolvendo o projeto A Voz do Silêncio. A iniciativa surgiu do padre Francisco Venhelle, que iniciou o projeto com a ajuda de alguns voluntários, tendo por objetivo integrar os surdos à sociedade, melhorando a sua comunicação e promovendo o seu bem-estar. O primeiro passo foi cadastrar os surdos do município e convidá-los, juntamente com seus pais, para uma reunião. Todos eles participaram, durante três meses, de aulas para aprender a linguagem dos sinais e assim poder se comunicar melhor. Hoje, a associação atende um total de 30 pessoas, entre crianças e adultos. Nas aulas, os surdos aprendem a língua brasileira dos sinais e compartilham de momentos de lazer com direito a merenda e material didático oferecido pela prefeitura. (A Tarde-BA-BA, p. 2, 4/1)

Hospital Infantil vai participar do Programa Criança e Vida

O Hospital Infantil e a Fundação Banco do Brasil assinaram um contrato que viabilizará a entrada do hospital no Programa Criança e Vida. O programa é apoiado pela Fundação Banco do Brasil e tem comoobjetivo principal auxiliar os hospitais brasileiros que tratam crianças portadoras de câncer. No país, apenas nove hospitais fazem parte do Criança e Vida. O Hospital Infantil será o décimo. Com a inclusão, o hospital terá uma fonte a mais de renda e, ainda este ano, a garantia de um repasse de verbas no valor de R$ 136,8 mil para a compra de equipamentos hospitalares. (A Gazeta-ES-ES, p. 15, 6/1)

Projeto incentiva a leitura e formação de jovens

O projeto que incentiva o desenvolvimento de jovens como líderes comunitários, voluntários, trabalhadores e cidadãos é promovido pela Nokia em todo o mundo em parceria com International Youth Foundation (IYF). No Brasil, é desenvolvido em parceria com a Fundação Abrinq. O trabalho tem o objetivo de incentivar a leitura, através do projeto Mudando a História. Jovens entre 15 e 25 anos atuam como mediadores da leitura e multiplicadores dessa ação. São estudantes de escolas públicas e particulares, jovens de ONGs e universitários que levam a leitura para crianças de creches, escolas de educação infantil ou instituições de atendimento à infância em situação de risco. (Diário de São Paulo, p. A5, 6/1)

Instituto Helena Jambeiro presta assistência em Salvador

O Instituto Helena Jambeiro é uma instituição modelar em assistência a idosos, mulheres, adolescentes carentes, trabalhadores desempregados em busca de qualificação. Implantado em ampla área de Salvador, beneficia milhares de pessoas em Salvador. Foi projetado com estrutura adequada para atingir os objetivos de fins filantrópicos que justificaram sua criação pelo médico Jorge Jambeiro, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Salvador. A entidade oferece gratuitamente cursos de informática, corte e costura, cabeleireiro, entre outros. Também desenvolve diversos programas como de atenção a idosos, de assistência médica, planejamento familiar, prevenção de cárie dentária e combate à desnutrição infantil. O instituto está aberto a parcerias e convênios serão celebrados brevemente com órgãos públicos e empresas privadas. (A Tarde-BA-BA, p. 9, 6/1)

Programa de contribuição social ganha prêmio nos EUA

Equipe do Viva Rio e da empresa de tecnologia Taho recebem, segunda-feira (21), em San José, nos Estados Unidos, o prêmio da Associação Internacional de Comunicação Sem Fio (WCAI) de melhor contribuição social usando essa tecnologia. A parceria dos dois gerou o Viva Favela e a Estação do Futuro, projetos que levam a Internet a comunidades carentes do Rio (hoje, Rocinha e Maré) através de ondas de rádio, sistema inédito até então. Além de prover acesso á grande rede – a hora custa R$ 2, e tem fila na porta -, o Viva Rio lançou um site de conteúdo. No portal, além de notícias das comunidades, é possível consultar um banco de empregos, fazer compras e conferir a agenda cultural. (O Dia-RJ, p. 2, 13/1)

Aprovada lei que isenta organizações sociais do imposto sobre doações

Após um ano de negociações lideradas pelo Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) e a Abong, as organizações sem fins lucrativos do estado de São Paulo estão isentas do pagamento do imposto sobre doações, instituído pela Lei 10.705 no final de 2000. A medida está garantida na Lei 10.992, aprovada pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo governador em 21 de dezembro do ano passado. O novo dispositivo legal isenta do tributo as organizações cujos objetivos sociais estejam vinculados à promoção dos direitos humanos, da cultura ou à preservaçãodo meio ambiente. As instituições que trabalham com educação e assistência social já haviam sido excluídas do pagamento por serem imunes constitucionalmente. Outra resolução importante garantida na Lei 10.992 é a retroatividade da isenção a janeiro de 2001, quando o imposto entrou em vigor. Dessa forma, fica cancelado qualquer débito decorrente do tributo ao longo do ano passado. (redeGIFE, 15/1)

CDI Chile realiza seminário sobre “”apartheid digital””

Antes mesmo de completar um ano de existência, o Comitê para Democratização da Informática do Chile (CDI Chile) vem mostrando serviço de veterano. A equipe deste CDI internacional acaba de realizar o seminário “”Brecha Digital: realidad, alcances y desafios””. Com o objetivo de debater as novas oportunidades educacionais através da mídia digital, o evento contou com a presença do ex-ministro da Educação Jose Joaquin Brunner, atual diretor da Fundación Chile, organização que lançou o Educarchile. Brunner destacou na palestra de abertura que, assim como as novas técnicas de impressão revolucionaram o mercado de livros e consequentemente o ensino, também as novas tecnologias farão o mesmo. “”É preciso apenas readequar o conteúdo e capacitar os professores””, ressaltou. O evento teve a participação de ONGs e das Fundações BankBoston, Ford e Camara Chilena de Construcción, que é parceira daquele CDI. (Boletim Informativo CDI, 15/1)

Escolas de informática chegam a assentamentos rurais

Os assentados de Unaí (MG) não esperavam pela oportunidade proporcionada pelo Comitê para Democratização da Informática do DF que, em parceria com a Universidade de Brasília, INCRA, EMBRAPA e EMATER, inaugurou três Escolas de Informática e Cidadania naquele município. Agora, além de poderem lavrar a terra com tranqüilidade, os colonos terão a oportunidade de usar a informática para auxiliá-los na atividade agropecuária e na reflexão sobre temas referentes à questão agrária. “”É importante que esses agricultores aprendam informática para que tenham acesso a programas que os auxiliem no planejamento e cálculo da produção. Há também CD-ROMs que contêm informações sobre plantios””, comenta Michele Cardoso que acompanha a coordenação dessas escolas e estuda agronomia na Universidade de Brasília. O projeto também inaugurou Escolas de Informática e Cidadania em assentamentos no estado de Goiás. A iniciativa deve se expandir para outros assentamentos. (Boletim Informativo CDI, 15/1)

Convênio leva arte a escola de ensino médio

Uma parceria da Secretaria de Educação Médio e Tecnológica do Ministério da Educação (Semtec/MEC) e do Instituto Itaú Cultural vai implantar espaços culturais em 1,5 mil escolas de ensino médio, além de produzir material pedagógico e capacitar professores. O objetivo é inserir a arte no currículo das escolas, integrá-la a outras disciplinas, como Português, História e Ciências e incentivar o uso da criatividade pelos alunos. O projeto-piloto será executado em 40 escolas de Goiás, Santa Catarina, Pernambuco e Bahia. As escolas beneficiadas serão, prioritariamente, as mais distantes dos grandes centros urbanos. (Gazeta Mercantil, Centro-Oeste, p. 6, 16/1 – Andrea Guimarães)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Associação dos surdos
  • Fundação Banco do Brasil
  • Nokia
  • International Youth Foundation (IYF)
  • Fundação Abrinq
  • Instituto Helena Jambeiro
  • Taho
  • Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE)
  • Abong
  • Fundação BankBoston
  • Fundação Ford
  • Camara Chilena de Construccion
  • Comitê para Democratização da Informática (CDI)
  • Instituto Itaú Cultural
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional