Quarta-feira, 16 de maio de 2001

Por: GIFE| Notícias| 16/05/2001

Criada cartilha voltada para a mulher

A cartilha Cidadania Também é Beleza, criada pelo Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para Mulher (Unifem), a Avon, o Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea) e o Centro de Imagem Popular (Cecip), é voltada para a mulher e informa sobre todos os direitos da mulher que estão na Constituição Federal. A cartilha será lançada no próximo dia 30/5, em Brasília. O livreto tem por objetivo fortalecer a auto-estima das mulheres que sofrem abusos ou agressões e contém instruções de como agir nas diversas situações, como investigação de parternidade, pensão alimentícia, estupro e outros casos. Serão distribuídos, a princípio, 100 mil exemplares em todo o País. (Correio Braziliense, p. Guia 1, 15/5)

Revista incentiva leitura nas escolas

A Editora Globo lançou o Projeto Época na Educação, que tem como objetivo montar parcerais com escolas de todo o País para ajudar os alunos a selecionarem e usarem informações disponíveis nos meios de comunicação. A idéia é fazer com que os alunos desmontem as informações para entender seu significado. Participarão do projeto a revista Época e a Galileu. Os maiores objetivos são fazer com que os alunos não se utilizem de textos encontrados na Internet em seus trabalhos e estimular a capacidade de percepção e leitura de cada um. O acesso ao programa é simples. A escola interessada precisa apenas se cadastrar no site da revista (www.epoca.com.br) e aguardar o contato da editora. (Época, p. 58, 14/5)

BB lança programa de profissionalização

O Banco do Brasil lançará na próxima sexta-feira (18/5), em Pernambuco, o Programa Adolescente trabalhador do Banco do Brasil. A iniciativa dará oportunidades de trabalho a jovens com mais de 16 anos e com menos de 18 anos que freqüentem a escola regularmente e apresentem bom rendimento escolar. Serão selecionados adolescentes de famílias com renda de até meio salário por pessoa. O programa, que é a retomada de um antigo projeto do BB, teve algumas modificações, entre elas, a escolha de um precep tor para o adolescente nas agências onde irão trabalhar e a seleção dos adolescentes que será realizada por entidades filantrópicas cadastradas no Banco do Brasil. As primeiras cidades a se beneficiarem do programa serão: Manaus, Recife, Brasília, Porto Alegre e São Paulo.(Gazeta Mercantil, p. D5, 16/5 – Cesar Augusto)

Benefícios de investir em projetos do Terceiro Setor

As empresas de franquia estão começando a se interessar pelo Terceiro Setor e apostar na criatividade para ganhar o respeito e a confiança do consumidor. O Instituto Ethos, uma organização que apóia a responsabilidade social privada, realizou pesquisa com mais de mil consumidores do País e o resultado foi: 24% dos entrevistados disseram ter comprado ou falado bem das empresas socialmente responsáveis. O Presidente do Grupo Yázigi, Ricardo Young, diz que para que a rede de franquias seja o grande incentivador do Terceiro Setor, é necessário que a empresa escolha a ação social que melhor se identifique com seu negócio. Um caso conhecido é o Mc′Donalds, que além das campanhas sociais, tenta ganhar o consumidor por meio do incentivo de atividades esportivas e patrocínio de escolinhas. O Boticário, que também é reconhecido por seus investimentos na área de pesquisas e conservação de matas e florestas, faz com que o consumidor reconheça a empresa como responsável socialmente. (Gazeta Mercantil, p. Por conta própria 2, 16/5 – Heloísa Espósito)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Avon
  • Banco do Brasil
  • Editora Globo
  • Cfemea
  • Cecip
  • Unifem
  • O Boticário
  • Mc′Donalds
  • Yázigi
  • O clipping Investimento Social Privado – Cobertura da Mídia é atualizado de segunda a sexta-feira. O informativo algumas vezes traz notícias veiculadas em dias anteriores devido ao atraso com que os jornais de regiões mais distante chegam a Brasília. Todos os títulos originais das matérias foram mantidos.

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