Quarta-feira, 17 de julho de 2002

Por: GIFE| Notícias| 17/07/2002

Ensino público é meta de entidade

Uma iniciativa de cinco grandes empresas, Gradiente, Grupo Gerdau, Instituto Camargo Corrêa, McKinsey e Promon, pretende contribuir para a melhora da qualidade do ensino público no país. Lançado ontem em São Paulo, o Instituto Razão Social irá investir em projetos de capacitação de professores do ensino básico. Segundo o Censo Escolar de 2001, apenas 27% dos professores que lecionam para turmas de 1ª a 4ª série têm curso superior completo. Nas salas de 5ª a8ª série, 75% dos professores possuem diploma de graduação. A idéia do Razão Social é selecionar e apoiar iniciativas que tenham grande impacto social. (Folha de S. Paulo, p. C4; Valor Econômico, p. B2 – Marcelo Lojudice – 17/7)

McDia Feliz acontece em agosto

A campanha McDia Feliz, que arrecada recursos para o combate ao câncer infanto-juvenil no Brasil, vai acontecer no dia 17 de agosto. ]Neste ano, em sua 14ª edição, a campanha já vendeu cerca de quatro mil camisetas promocionais antes da data marcada para o início do evento. O McDia Feliz é uma campanha do Instituto Ronald McDonald e este ano tem como principal patrocinador a empresa NBT/TCO. No dia do evento, todo o dinheiro obtido no Amazonas com a venda de sanduíches Big Mac e de camisetas promocionais será empregado na construção do Lar da Criança com Câncer, um abrigo idealizado pelo Grupo de Apoio à Criança com Câncer em Manaus (Gacc) com a capacidade de atender 32 crianças em tratamento. No ano passado, os restaurantes McDonald´s arrecadaram cerca de R$ 6,7 milhões durante o McDia Feliz – 20% a mais do que em 2000 – com a venda de quase 1,7 milhão de sanduíches Bi g Mac em apenas 24 horas. (A Crítica-AM, p. C2, 17/7)

Fundação Ford financia projetos contra racismo

O Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais abriu inscrições para o Concurso Ação Durban, com apoio da Fundação Ford. Serão financiadas 30 propostas de implementação do Plano de Ação, adotado durante a Conferência Mundial contra o Racismo. Podem participar ONGs, organizações governamentais, sindicatos e instituições de ensino. Informações pelo site www.ceris.org.br.(Gazeta do Povo-PR, p. 3, 14/7)

Tratamento à base de amor perfeito

Criar uma política pública para educação infantil que priorize a cidadania. Esta é a proposta do Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF), ONG parceira do Instituto C&A no Projeto Brotar. A parceria atua na melhoria da qualidade de atendimento oferecido a 358 crianças de zero a seis anos de três creches da região metropolitana de Recife (PE). Cem educadores dessas entidades foram capacitados pela equipe do Instituto C&A, utilizando também as experiências bem-sucedidas de uma outra ONG, a Avisa Lá. O objetivo é influir nas políticas públicas de educação infantil, na elaboração de um projeto pedagógico e político, explica a coordenadora geral do CCLF, Aldenice Teixeira. (Diário de Pernambuco, p. C-4, 14/7 – Wilfred Gadêlha)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Fundação Ford
  • Gradiente
  • Grupo Gerdau
  • Instituto C&A
  • Instituto Camargo Corrêa
  • Instituto Ronald McDonald
  • McDonald´s
  • McKinsey
  • NBT/TCO
  • Promon
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional