Quarta-feira, 17 de setembro de 2003

Por: GIFE| Notícias| 17/09/2003

Terceiro setor e o profissionalismo

Em artigo, Luis Vieira Rocha, gerente de mobilização de recursos da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, fala sobre o novo momento vivido pela prática social no Brasil. Vieira Rocha afirma que o setor vem passando por mudanças relativas à profissionalização e à busca de novas metodologias e técnicas, que visam qualificar e aumentar o impacto da ação social. O gerente convoca empresas, ongs, universidades e profissionais interessados em participar de seminários, promovidos pela entidade, que discutirão o tema. Os encontros serão realizados nos dias 29, 30 de setembro e 1 de outubro e contará com especialistas, como Bernardo Kliksberg, do Banco Interamericano de Desenvolvimento. (Valor Econômico, 17/9)

Aldeia de Angra ligada à Internet

A aldeia indígena de Sapukay, em Angra dos Reis (RJ), foi a primeira do estado a ganhar acesso à Internet por meio do projeto Rede Povos da Floresta, desenvolvido pelo Comitê para a Democratização da Informática (CDI), em parceria com a empresa Star One. Os índios ganharam cinco computadores, que são conectados à rede por sinal de satélite. A próxima aldeia a ser beneficiada é a Xacriabá, em São João das Missões (MG). (O Dia -RJ; Diário de Pernambuco, 17/9)

Aula para atenuar conflitos

Desenvolvido por meio de parceria firmada entre o Comitê para a Democratização da Informática (CDI) e o Instituto Telemar, o projeto Liberdade Digital comemora dois anos de atuação junto a adolescentes em conflito com a lei. A iniciativa, desenvolvida em uma das unidades do Departamento Geral de Ações Sócio-Educativas (Degase), na Ilha do Governador (RJ), leva cursos de informática profissionalizante e acesso à Internet aos internos. Segundo o Degase, o projeto deve ser estendido a outras 28 unidades no estado, ainda nos próximos três anos. (O Dia – RJ, 17/9)

Creche deixa de ser ′depósito de criança′ no litoral

O modelo de creche pública tradicional acabou no município de Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo. Por meio de uma parceria firmada, em 2001, entre a prefeitura local e a Fundação Orsa, as creches da região abandonaram o atendimento tradicional oferecido às crianças e adotaram um ambiente totalmente focado na educação. A proposta é ensinar regras e noções de ordem e espaço por meio de brincadeiras e oferecer periodicamente aperfeiçoamento pedagógico aos professores. A iniciativa foi apresentada como modelo na conferência da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), realizada em julho, na França. (O Estado de S. Paulo, Bárbara Souza,17/9)

Convergência de tecnologias

O mundo da informática já faz parte do cotidiano dos moradores da cidade de Almácegas, no sertão do Ceará. Um projeto, desenvolvido pelo Instituto Telemar em parceria com a ONG Ider (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Energias Renováveis), disponibilizou àquela comunidade, terminais de acesso à informática por meio de conexão que usa energia solar. O centro ligado ao ciberespaço atende cerca de 150 pessoas e tem como monitores moradores da própria comunidade. (A Notícia – SC, 17/9)

Freqüência mensal chega a 35 mil em Blumenau

Mostrando que responsabilidade social faz parte da filosofia da empresa, o Golden Bingo, em Blumenau (SC), vem promovendo almoços e jantares beneficentes. A casa, que recebe aproximadamente 35 mil pessoas mensalmente, já beneficiou 20 entidades que prestam atendimento na área social. Cada uma delas recebeu uma doação em torno de R$ 150 mil. (A Notícia – SC, José Carlos Goes, 17/9)

Na sala de aula

Criada em 1956, a Fundação Bradesco mantém 39 unidades de ensino espalhadas em regiões de baixa renda de todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. A entidade, que concebe a escola como um espaço privilegiado para a construção do conhecimento, atende atualmente mais de 100 mil alunos, oferecendo programas que vão do ensino fundamental à profissionalização de jovens e adultos. Segundo Bradesco, maior investidor do setor privado na área social do país, a expectativa de investimento em educação, somente para este ano, supera R$ 128 milhões. (Revista Dinheiro, 17/9)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Comitê para a Democratização da Informática (CDI)
  • Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente
  • Fundação Bradesco
  • Fundação Orsa
  • Golden Bingo
  • Instituto Telemar
  • Star One
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional