Quarta-feira, 18 de dezembro de 2002

Por: GIFE| Notícias| 18/12/2002

Guia lista fontes no governo e em ONGs

A Andi – Agência de Notícias dos Direitos da Infância, o Instituto Ayrton Senna e a Comunidade Ativa lançaram ontem o guia Fontes de Desenvolvimento Humano e Social. A publicação tem como objetivo oferecer subsídios a jornalistas oferecendo mais de 200 fontes ligadas ao assunto. (Folha de S. Paulo, p. C9, 18/12; Gazeta Mercantil, p. A2, 18/12).

Colégio do Amazonas é modelo para o Maranhão

O Instituto Superior de Administração da Economia da Fundação Getúlio Vargas está concluindo a segunda fase de Implantação dos Centros de Capacitação Tecnológica do Maranhão, um projeto de ensino-aprendizagem destinado à capacitação tecnológica e científica de jovens carentes de educação formal dos municípios maranhenses. O projeto dos Centros Tecnológicos do Maranhão é similar ao realizado em Manaus (AM) no centro de informática Benjamin Constant, desenvolvido pelo governo do Amazonas e que também passou a oferecer cursos técnicos após sua implantação. (Amazonas em Tempo, p. B4, 17/12)

Talentos ocultos

Dos 2,4 mil funcionários da 3M, 420 realizam, estimulados pela própria empresa, trabalhos voluntários. Localizada em Sumaré, interior de São Paulo, a subsidiária reconhece que esse tipo de atuação de seus empregados tem um impacto muito mais do que social. Conforme o diretor de recursos humanos da 3M, “”o trabalho voluntário está ajudando muitos funcionários a desenvolver a autoconfiança e algumas características de liderança. Isso tem tido um impacto muito positivo em suas carreiras profissionais.”” (Revista Exame – Edição Especial, Guia de Boa Cidadania Corporativa, p.34, 11/12)

No plano de negócios

A Alcoa Foundation, braço social da Alcoa, lançou o projeto Bravo! para estimular o voluntariado entre seus 129 mil empregados espalhados em 35 países. Para isso, a cada 50 horas de trabalho voluntário cumprida fora do horário de expediente, o funcionário recebe um cheque de US$ 250 e doa para a instituição sem fins lucrativos de sua preferência. (Revista Exame – Edição Especial, Guia de Boa Cidadania Corporativa, p.36, 11/12)

Insatisfação que faz bem

O projeto Ver é Viver, da Fundação Belgo-Mineira, atende a comunidade de baixa renda do município de Vespasiano, da grande Belo Horizonte. Crianças e suas famílias são submetidas a exames oftalmológicos anuais e aquelas que apresentam problemas de visão recebem óculos gratuitamente. Desde 2001, a empresa investiu R$ 293 mil e atendeu cerca de 65 mil crianças de 24 escolas da região. Os bons resultados da iniciativa estimularam outras empresas a investir em Vespasiano. Com recursos da Belgo, da Fundação Odebrecht, da Fundação Bill Gates, da Fundação Kellogg e do Population Council, a ONG Reprolatina vai implantar na cidade um programa de saúde sexual e reprodução humana. (Revista Exame – Edição Especial, Guia de Boa Cidadania Corporativa, p.38, 11/12)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • 3M
  • Alcoa
  • Alcoa Foundation
  • Fundação Belgo-Mineira
  • Fundação Bill Gates
  • Fundação Getúlio Vargas
  • Fundação Kellogg
  • Fundação Odebrecht
  • Instituto Ayrton Senna
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional