Quarta-feira, 18 de julho de 2001

Por: GIFE| Notícias| 18/07/2001

Projeto da Anatel levará Internet a 13 mil escolas

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) receberá no dia 31/8 as propostas das concessionárias de telefonia fixa interessadas no primeiro projeto pago pelo Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicação. O programa consiste na informatização de escolas e prevê a instalação de 580 mil computadores ligados à Internet em 13 mil escolas públicas de ensino médio e profissionalizante até o final de 2002. O Fust da Educação beneficiará 7 milhões de alunos, nas estimativas da Anatel, com investimentos de R$ 600 milhões. O Fundo é formado por contribuição de empresas de telefonia (1% da receita líquida) e de arrecadação da Agência. Para este ano, a previsão é arrecadar R$ 1 bilhão. (Valor Econômico, p. B4, 18/7 – Miriam Karam)

Universidades apostam em cursos para a área social

A mudança do comportamento de empresas brasileiras diante das questões sociais tem feito com que instituições de ensino desenvolvam cursos voltados para a área social. Em Curitiba, a Fundação Getúlio Vargas desenvolveu um curso baseado em um debate realizado com cerca de 40 empresas da região. Elas expuseram suas necessidades e demandas porque não queriam mais atuar como amadoras, afirma a coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Social da FGV, Cíntia Takada. A previsão da Fundação é formar 150 alunos por ano nos cursos do Global Social Administration (GSA). Existem várias maneiras de ajudar a comunidade, não só através de doações ou plantações de árvores. As empresas podem aproveitar seu próprio potencial, cada uma dentro da sua possibilidade, para colaborar com as pessoas ao seu redor. As ligadas à educação, por exemplo, podem passar conhecimento, enquanto que as do setor automotivo podem consertar ambulâncias e carros de bombeiros, exemplifica Norman Arruda, da FGV. (Valor Econômico, p. D4, 18/7 – Miriam Karam)

Criança Esperança abordará violência

A 16ª edição do programa Criança Esperança, produzido e veiculado pela Rede Globo, tem como tema central a violência contra as crianças. No espetáculo, que vai ao ar no dia 11/8, os artistas globais e os cantores falarão ao público sobre a exploração do trabalho infantil e a negociação de direitos fundamentais à infância (educação, moradia, alimentação, saúde, esporte e lazer). (Jornal de Brasília, p. Viver Brasília 9, 18/7)

Programa ArtEducAção atenderá 250 crianças

O Programa Maxitel ArtEducAção foi lançado na cidade de Ju iz de Fora-MG em parceria com a Funalfa. O objetivo da iniciativa é reduzir a exclusão social, estimulando a escolaridade e o desenvolvimento intelectual por meio da arte. A partir de agosto, 250 crianças e adolescentes de baixa renda da cidade, na faixa etária de cinco a 18 anos, terão a oportunidade de participar de oficinas de dança, fantoche, teatro, capoeira e hip hop. (Tribuna de Minas, p. Cidade 1, 13/7)

Embrapa pesquisa alimentos enriquecidos

A Embrapa vai realizar pesquisa sobre alimentos desenvolvidos com ferro no combate à anemia. O estudo financiado pela Fiocruz, em parceria com a Fundação Xuxa Meneguel, será feito em creches da zona oeste do Rio de Janeiro, onde as crianças receberão pães, biscoitos e massas enriquecidos. (Jornal do Commercio-PE, p. 4, 16/7)

Estão abertas as inscrições para o Selo Empresa Cidadã

Será entregue, no próximo dia 25/10, Dia da Empresa Cidadã e Dia da Democracia, o Selo Empresa Cidadã. Criado pela Câmara Municipal de São Paulo, o Selo é outorgado a cada dois anos às empresas da capital paulista que apresentam elevados padrões de qualidade em seus balanços sociais. Entre as entidades que apóiam a iniciativa estão a Associação Brasileira dos Analistas do Mercado de Capitais/SP, a Associação Brasileira de ONGs, o Centro de Integração Empresa-Escola, a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, o GIFE, o Instituto Ethos e o Ibase. O Selo tem a colaboração do Miklos Interface Design e Rino Publicidade. As inscrições terminam no dia 3/9. As empresas interessadas poderão retirar o material nos endereços constantes no site www.empresacidada.org ou na Câmara Municipal de São Paulo. Serão também aceitas inscrições por via postal, por meio de carta registrada ou Sedex, desde que postadas até o dia 3/9, endereçadas à Câmara Municipal de São Paulo – Viaduto Jacareí, 100 – 5.º andar – sala n.º 515 – Centro – São Paulo, SP – CEP 01380-900. (Ethos Informa)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Maxitel
  • Volvo
  • Fundação Xuxa Meneguel
  • Instituto Ethos
  • Rede Globo
  • Associação Brasileira dos Analistas do Mercado de Capitais/SP
  • Associação Brasileira de ONGs
  • Anatel
  • Centro de Integração Empresa-Escola
  • Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança
  • GIFE
  • Instituto Ethos
  • Ibase
  • Miklos Interface Design
  • Rino Publicidade
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional