Quarta-feira, 2 de maio de 2001

Por: GIFE| Notícias| 02/05/2001

Convênio emprega trabalhadores mirins

Convênio entre a prefeitura de Campo Grande e o Serviço Nacional da Indústria (Senai/MS) vai permitir que ex-trabalhadores mirins sejam capacitados para atuar no setor de confecção e inseridos no mercado de trabalho de Mato Grosso do Sul. São 30 jovens que fizeram parte do Instituto Mirim de Campo Grande e que vão passar por um curso de formação oferecido pelo Senai e, após a conclusão, terão empregos garantidos. A prefeitura preparou uma sala para que os alunos possam receber o treinamento e orientação para abertura do próprio negócio. (Gazeta Mercantil, p. DF 2, 2/5)

Organizando a ajuda

A primeira-dama de São Paulo, Maria Lucia Alckmin, vai lançar na segunda-feira, 7/5, a Associação SOS Comunidade. A festa, que acontecerá na Sala São Paulo e contará com apresentações da MPB Jazz Sinfônica e do Coral Projeto Guri, será toda montada com apoio da iniciativa privada. Assim, toda a renda arrecadada com a venda dos ingressos será revertida para os projetos assistenciais do SOS Comunidade, criado há mais de um ano por um grupo de empresárias de São Paulo. (O Estado de S. Paulo, p. D6, 2/5 – Cesar Giobbi)

Melhor formação, menos acidentes

Empresas estão investindo em prevenção e educação para assegurar mão-de-obra saudável e eficiente. Ginástica, treinamento constante e alimentação gratuita são formas encontradas para evitar o prejuízo de R$ 20 bilhões ao ano provocado por acidentes. Desde a implantação das aulas de ginástica, há dois anos, nenhum empregado se afastou da Asa Alimentos, em Brasília, por doenças de trabalho. Além disso, melhoraram as relações interpessoais porque patrões e empregados participam das sessões de alongamento e exercícios lado a lado.
Educação – Um dos problemas que emperram o avanço da produtividade nas empresas brasileiras é a baixa escolaridade dos empregados. Segundo pesquisa sobre investimento social das empresas realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) as companhias poderiam dar maior importância à educação do trabalhador. No Sudeste o tema ficou em quarto lugar em matéria de investimento. Das 445 mil empresas da região, apenas 13,8% aplicaram recursos para que seus empregados freqüentassem escolas. (Correio Braziliense, p. 6 – Lauro Rutkowski, p. 7 – Ricardo Leopoldo – 1/5)

Maxitel lança programa social

A operadora de telefonia celular M axitel lançou o programa social para 2001. O Ação Maxitel Social vai apoiar 21 projetos voltados para a melhoria da qualidade de vida de pessoas de baixa renda. A iniciativa de maior destaque é o Programa Maxitel de ArtEducAção, que envolve cinco organizações não-governamentais e beneficia 35 mil habitantes de sete municípios baianos. A Maxitel também vai patrocinar o IV Festival do Movimento de Intercâmbio Artístico Cultural pela Cidadania (MIAC), a Central Cipó de Notícias, unidade da ONG Cipó – Comunicação Interativa responsável pela pesquisa A Criança e o Adolescente na Mídia – Bahia e Sergipe, entre outras ações. (A Tarde-BA, p. Local 7 – Gerson dos Santos; Correio da Bahia, p. Aqui Salvador 2 – Silvana Malta – 30/4)

Projeto do Circo Picolino beneficia 50 mil estudantes

Cerca de 50 mil crianças já tiveram a oportunidade de assistir gratuitamente a um espetáculo circense por meio do projeto Todo Mundo Vai ao Circo. Desenvolvida pelo Circo Picolino há quatro anos, com o apoio da Coelba e do Faz Cultura, a iniciativa beneficia, principalmente, estudantes de escolas públicas e segue até outubro, com duas apresentações na última sexta-feira de cada mês. (Correio da Bahia, p. Aqui Salvador 3, 30/4 – Margareth Xavier)

Prêmio promove e incentiva a educação

A partir de quinta-feira, 3/5, começam as inscrições para o Prêmio Itaú-Unicef Educação e Participação 2001. Considerado uma das mais importantes premiações de programas na área educacional do País, o Itaú-Unicef vai distribuir um prêmio no valor de R$180 mil. Podem concorrer organizações não-governamentais que trabalham com alunos de escolas públicas. O prêmio é um incentivo para as ações na área educacional. No ano passado, 732 entidades se inscreveram. A premiação este ano será em novembro. (Correio-MG, p. Cidade 1, 26/4)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Asa Alimentos
  • Circo Picolino
  • Coelba
  • Itaú
  • Maxitel Celular
  • Senai
  • O clipping Investimento Social Privado – Cobertura da Mídia é atualizado de segunda a sexta-feira. O informativo algumas vezes traz notícias veiculadas em dias anteriores devido ao atraso com que os jornais de regiões mais distante chegam a Brasília. Todos os títulos originais das matérias foram mantidos.

    Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional