Quarta-feira, 20 de agosto de 2003

Por: GIFE| Notícias| 20/08/2003

Notas e curiosidades

O Paraná é o estado recordista em inscrições para o Prêmio de Qualidade na Educação Infantil 2003, promovido pela Fundação Orsa, Ministério da Educação e União dos Dirigentes Municipais de Educação. No total, 345 trabalhos paranaenses irão disputar o título de melhor iniciativa em educação infantil. A premiação contemplará 27 professores – um de cada estado brasileiro – que utilizam metodologias de valorização da cultura infantil e atuam na socialização de crianças de 0 a 6 anos, além de divulgar para todo o país projetos que possam servir de referência. Os vencedores serão conhecidos em outubro. (Gazeta do Povo-PR, 20/8)

Sushi, sashimi e doação

Bocas famosas alimentando bocas anônimas. Essa é a proposta dos encontros beneficentes promovidos pelo empresário Ronald Fiúza, proprietário do restaurante Ichiban, em Brasília (DF). A ação acontece às segundas-feiras, quando a rendaobtida no restaurante é revertida a programas voltados ao desenvolvimento humano. Na última segunda (18/8) a iniciativa beneficiou o projeto Correio Braziliense Solidário, ação desenvolvida pelo jornal Correio Braziliense que, este ano, irá destinar recursos para crianças até 6 anos. (Correio Braziliense, 20/8)

Músico do Cidade Negra dá aula de cidadania

O guitarrista do grupo Cidade Negra, Da Gama, participou ontem (19/8) de mais um pólo do projeto Educando o Cidadão do Futuro, iniciativa promovida pela Telemar e os jornais O Globo e Extra. O músico contou sua experiência no engajamento em projetos sociais a cerca de 200 alunos da Escola Municipal Euclydes Figueiredo, no bairro da Tijuca (RJ). Os alunos ainda tiveram a oportunidade de ouvir uma palestra sobre as atividades do Criança Esperança, projeto desenvolvido pela Rede Globo em parceria com o Unicef. (O Globo, 20/8)

Exemplo

O empresário Olvacir José Bez Fontana recebeu o Prêmio Empresa Cidadã, na categoria Participação Comunitária. A premiação, promovida pela Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil (ADVB/SC), foi concedida em reconhecimento à parceria firmada com outros empresários para criação da organização não-governamental Abadeus, em Criciúma (SC). A entidade vem atuando em prol do combate à exclusão digital, oferecendo cursos gratuitos de informática a 200 alunos de comunidades locais. (A Notícia – SC, 20/8)

Cidadania

Com o objetivo de levar cidadania a comunidades do município de Cariacica (ES), acontece, no próximo sábado, o projeto Estação da Cidadania. A iniciativa, promovida em conjunto pela Rede Gazeta, a Companhia Vale do Rio Doce e o Sesi, colocará à disposição da comunidade serviços gratuitos diversos, como emissão de carteira de trabalho, certidão de nascimento e CPF, além de espaços específicos para exames médicos, consultas e orientação jurídica. (A Gazeta-ES, 20/8)

Responsabilidade social: menos marketing e mais ações

Em artigo, Sergio Amoroso, presidente do grupo Orsa e instituidor da Fundação Orsa, fala sobre a necessidade de haver articulação e parceria entre governo, empresariado e organizações do terceiro setor para o desenvolvimento de ações que visam equacionar os problemas sociais existentes no país. Amoroso alerta que a sociedade brasileira atingiu um estágio de amadurecimento desses três setores e que o momento de expectativa nacional é uma oportunidade rara de mobilização. Segundo o executivo, parcerias sérias entre órgãos governamentais e empresas de credibilidade, são a base para o êxito de ações de ONGs, institutos e fundações. (Valor Econômico, 20/8)

Empresários vão ensinar, de graça

Apesar de atuarem em segmentos distintos, os empresários Jorge Paulo Lehmann (acionista da Ambev), Luiz Norberto Paschoal (com atuação no ramo de autopeças) e Peter Graber (segurança) se uniram em um projeto que irá ensinar gratuitamente gestão empresarial a diretores de escolas públicas. A iniciativa, que recebeu o nome de Instituto de Gestão Educacional (IGE), conta com um investimento inicial de R$ 1 milhão e o aval da Unesco. (Jornal do Brasil, Belisa Ribeiro, 20/8)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Ambev
  • Companhia Vale do Rio Doce
  • Correio Braziliense
  • Extra
  • Fundação Orsa
  • O Globo
  • Rede Gazeta
  • Rede Globo
  • Telemar
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional