Quarta-feira, 21 de março de 2001

Por: GIFE| Notícias| 21/03/2001

Instituto Ayrton Senna homenageia o Valor Econômico

O jornal Valor Econômico foi um dos veículos de comunicação escolhidos para receber homenagem especial na Quarta edição do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo. O Instituto Ayrton Senna decidiu homenagear o Valor pelo suplemento mensal Empresas & Comunidade e pela cobertura ampla e constante que o jornal dedica a assuntos relacionados à responsabilidade social das empresas.

(Valor Econômico, p.A3, 20/3)

Vá à Luta – O Jornal de Brasília é mais uma vez finalista do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo e a indicada é a jornalista Ana de Sá, editora do caderno Vá a Luta, na categoria Educação. A Folha de São Paulo receberá o prêmio Destaque Ayrton Senna de Comunicação Social, considerado um dos principais prêmios do jornalismo do país na área social. O objetivo do Prêmio Ayrton Senna é estimular a contribuição da imprensa para a solução de problemas relacionados às crianças e adolescentes brasileiros.

Infância na mídia – No período de 1996 a 2000, e educação consolidou-se como um dos principais tema de cobertura na área social. As reportagens sobre violênciaenvolvendo crianças e adolescentes tiveram aumento de 121,65% de 1999 a 2000. Esses são alguns resultados da pesquisa Infância na Mídia 2000, que analisa diariamente reportagens publicadas em 50 jornais e em oito revistas, entre os meses de janeiro a dezembro. O estudo será lançado hoje, em São Paulo, na cerimônia de entrega do Grande Premio Ayrton Senna pela Andi – Agência de Notícias dos Direitos da Infância, em cooperação com o Unicef e o Fundescola.

(Jornal de Brasília, p. 4; Folha de S. Paulo, p. C6, 21/3)

Programa permite que cegos acessem a Internet

Foi lançado o projeto Internet para Cegos, desenvolvido em parceria pela Telesc Brasil Telecom e Instituto Guga Kuerten, que prevê a distribuição de 90 mil CDs que permitem a portadores de deficiência visual utilizar o computador através de um sintetizador de voz. O Virtual Vision permite que seja utilizado o ambiente Windows e seus aplicativos, além de programações através do Delphi e Visual Basic. Os comandos são ditados pelo comando de voz. A Organização Mundial de Saúde (OMS), calcula que 1% da população catarinense seja portadora de deficiência visual. O projeto Internet para Cegos envolve ainda o Portal IG, a Micropower, a Fundação Bradesco e a Associa ção Brasileira de Oftalmologia.

(A Notícia-SC, p.4, 14/3)

Filme beneficia instituições

A arrecadação da estréia do filme Corrente do Bem será revertido para instituições filantrópicas e um dos beneficiados será o Instituto Ayrton Senna. A entrevista de Viviane Senna sobre o assunto pode ser lida na íntegra em www.epoca.com.br.

(Época, p.28,19/3)

Sorriso de Criança

Julio Serson, presidente da Abih, está encantado com o projeto filantrópico Dê às Crianças o Mundo, que hospeda e leva para conhecer os parques da Disney em Orlando, crianças com câncer ou doenças terminais criado em 86 pelo empresário Henri Landwirth. Em parceria com a sociedadebeneficente BEIT Chadad, com os parques temáticos e com o médico Vicente Odani filho, ele vai pôr em prática no Brasil o projeto Gente Ajudando Gente a partir de abril , quando estará recebendo 50 crianças para ficarem hospedadas nos hotéis Vila Rica e Sheraton com seus pais em São Paulo.

(O Estado de S. Paulo, p. D7, Cesar Giobi, 21/3)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Abih
  • Brasil Telecom
  • Fundação Bradesco
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Guga Kuerten
  • Micropower
  • iG
  • Sheraton Hotel
  • Vila Rica Hotel
  • O termo menor é utilizado nas notas desta publicação (sempre em itálico e procedido de sic) com o objetivo de reproduzir com o máximo de fidelidade os textos e títulos publicados pelos jornais e revistas. Esta palavra, apesar de ser normalmente utilizada como abreviação de menor de idade, foi banida do vocabulário de quem defende os direitos da infância, pois remete à doutrina da situação irregular ou do direito penal do menor, ambas revogadas. Além disso, possui carga preconceituosa por quase sempre se referir apenas a crianças e adolescentes infratores ou em situação de risco. Os termos adequados são criança, adolescente, menino e menina.

    O clipping Investimento Social Privado – Cobertura da Mídia é atualizado de segunda a sexta-feira. O informativo algumas vezes traz notícias veiculadas em dias anteriores devido ao atraso com que os jornais de regiões mais distante chegam a Brasília. Todos os títulos originais das matérias foram mantidos.

    Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional