Quarta-feira, 22 de agosto de 2001

Por: GIFE| Notícias| 22/08/2001

Balanço social identifica empresas

O Brasil é um dos países mais avançados na adoção do balanço social como instrumento para identificar a responsabilidade das empresas para com a comunidade, seus parceiros comerciais e seus funcionários. As empresas brasileiras vêm discutindo a questão pelo menos desde os anos 80. Embora ainda não seja adotado um modelo único de balanço, o engajamento das empresas nacionais impressionou os dirigentes da Global Reporting Initiative (GRI), entidade internacional que pretende difundir esse tipo de documento. No início do mês, eles participaram de um evento promovido pelo Instituto Ethos na fábrica da Natura, em Cajamar-SP. Percebemos no Brasil uma continuidade na expansão do balanço social e uma aliança entre várias instituições que não existe em outros países que visitamos, disse Robert Massie, presidente do Comitê Diretivo do GRI e diretor-executivo da Coalizão para Economias Ambientalmente Responsáveis (Ceres). No mesmo evento, Peter Nadas, presidente do conselho de curadores da Fundação Instituto de Desenvolvimento Empresarial (Fides), afirmou que quem não tiver uma estratégia social integrada à econômica e mercadológica não sobreviverá no século 21. Gazeta Mercantil, p. A-6, 22/8 – Regina Scharf)

Empresas de PG terão Selo Social

Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) mostram que 49% das empresas paranaenses investem em programas na área social. Esses projetos recebem recursos que variam de R$ 3 mil a R$ 11 mil. Baseado nesses dados e com o objetivo de reconhecer essas empresas, a Prefeitura de Ponta Grossa-PR lançou, no dia 16/8, o Selo Social. Para receber o certificado, as empresas terão que atender a algumas exigências como respeitar o Estatuto da Criança e do Adolescente, não utilizando a mão-de-obra infantil, desenvolver coleta seletiva de lixo e investir no controle pré-natal das funcionárias e dependentes. (Folha do Paraná, p. Economia 2, 17/8 – Denise Angelo)

Cidade da Criança já está em atividades

A TCO Teleron Celular realizou, no dia 18/8, uma sessão especial de cinema com o filme Tainá, Uma Aventura na Amazônia, voltada para as crianças de creches de Porto Velho. Segundo o diretor regional da empresa, Edinaldo Silva, a intenção de promover essa sessão especial foi proporcionar àquelas crianças a oportunidade de ir ao cinema, muitas pela primeira vez. O filme Tainá teve o apoio da NBT, empresa controlada pelo grupo TCO, que patrocinou a distribuição do filme nas principais capitais da região Norte. ( Diário Catarinense, p. 22, 17/8)
Teleron promove sessão de cinema para crianças

A TCO Teleron Celular realizou, no dia 18/8, uma sessão especial de cinema com o filme Tainá, Uma Aventura na Amazônia, voltada para as crianças de creches de Porto Velho. Segundo o diretor regional da empresa, Edinaldo Silva, a intenção de promover essa sessão especial foi proporcionar àquelas crianças a oportunidade de ir ao cinema, muitas pela primeira vez. O filme Tainá teve o apoio da NBT, empresa controlada pelo grupo TCO, que patrocinou a distribuição do filme nas principais capitais da região Norte. (Correio da Bahia, p. Aqui Salvador 4 – Carolina Araújo; Tribuna da Bahia, p. Cidade 7 – Carla Bittencourt -14/8)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança
  • Rede Globo
  • Federação Catarinense de Tênis (FCT)
  • Global Telecom
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Instituto Guga Kuerten
  • TCO Teleron Celular/li
  • Wilson
  • Observação: durante o mês de agosto, o clipping Investimento Social Privado – cobertura da Mídia será veiculado a partir das 14 horas.

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