Quarta-feira, 22 de maio de 2002

Por: GIFE| Notícias| 22/05/2002

Ethos lança manual para promover a inclusão das pessoas com deficiência

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social lançou ontem, em São Paulo, o manual O que as Empresas podem fazer pela Inclusão das Pessoas com Deficiência, em uma iniciativa para promover a admissão desses indivíduos no mercado de trabalho. Com apoio do Senac, o Instituto tem o objetivo de apresentar exemplos e orientar as companhias socialmente responsáveis sobre programas de contratação que permitam o desenvolvimento e a promoção de brasileiros que têm alguma deficiência física. A íntegra do manual está disponível no site www.ethos.org.br. (Valor Econômico, p. B2 – Denise Carvalho; Folha de S. Paulo, p. C8; O Estado de S. Paulo – Maurício Moraes – 22/5)

Chance de emprego é considerada vitória

Apesar de o número de portadores de deficiência que trabalham com carteira assinada ainda ser muito baixo no Brasil, algumas empresas se preocupam com a questão e mantêm programas destinados a resolver parte do problema. A operadora de telemarketing Lourdes Develli Bentos, de 29 anos, encontrou um posto em uma delas há um ano e meio. Portadora de deficiência visual, ela passou a trabalhar na Gelre – especializada em recrutamento e seleção – depois de fazer um curso de capacitação na Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual (Laramara). A Gelre é citada pela cartilha do Instituto Ethos como exemplo de empresa que se dedica à inclusão social de deficientes. Quando uma empresa quer mesmo, ela faz, salienta Lourdes. (O Estado de S. Paulo, 22/5 – Maurício Moraes)

Líderes do amanhã

Ao comemorar 60 anos, a revista Seleções está promovendo, com apoio da ONU e do Instituto Ethos, o Projeto Líderes do Amanhã. O concurso se divide em três etapas. A primeira acaba de ser encerrada elegendo a idéia do mato-grossense Vanderley G. de Oliveira como a melhor de março. O texto vencedor foi escolhido por um júri formado por Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, Celina Borges Carpi, conselheira do Ethos e Rodriggo Baggio, presidente do Comitê para a Democratização da Informática (CDI). (Jornal de Brasília, p. Vá à Luta 2, 22/5)

Prêmio Escrevendo o Futuro

Estã o abertas as inscrições para o Prêmio Escrevendo o Futuro, da Fundação Itaú Social, que conta com o apoio do programa Acorda, Brasil. Está na Hora da Escola!, do Ministério da Educação, Undime e Canal Futura. O concurso é voltado para alunos de 4ª e 5ª séries do ensino fundamental. As escolas interessadas em participar deverão fazer a inscrição até o dia 19 de julho. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 0800-7719310 e 0800-616161. (Jornal de Brasília, p. Vá à Luta 2, 22/5)

Cartões de Ayrton Senna

A presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, lançou ontem, em Brasília, uma série inédita de cartões para celulares pré-pago com imagens do tricampeão mundial de Fórmula 1. O lançamento é uma parceria com a TCO Telebrasília Celular, parceira do Instituto Ayrton Senna. Os cartões podem ser encontrados nas lojas da TCO e agentes autorizados a R$ 15 e R$ 25. (Correio Braziliense, p. 12, 22/5)

Prêmio para projetos sociais

As inscrições para a primeira edição do Prêmio LIF – Liberdade, Igualdade e Fraternidade, promovido pela Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB), encerraram com 49 projetos e 40 empresas inscritas. A categoria Apoio à comunidade nas áreas de educação, cultura ou saúde é a mais disputada com 33 projetos. As outras são Meio Ambiente e Incentivo à prática da responsabilidade social. A premiação será na próxima terça-feira, em São Paulo. (Gazeta Mercantil, p. C-5, 22/5)

Reforma na Hípica inclui hipismo para carentes

A Sociedade Hípica Brasileira vai desenvolver um projeto social voltado para os alunos do ensino público, para formar cavaleiros. A seleção das crianças começará pelo Colégio de Aplicação da UFRJ, devido à proximidade com o clube. A comunidade também terá espaço na equoterapia, tratamento de deficiências físicas e mentais por meio de atividades com o cavalo. (O Globo, p . 23, 22/5 – Túlio Brandão)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB)
  • Canal Futura
  • Fundação Itaú Social
  • Gelre
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Revista Seleções
  • Sociedade Hípica Brasileira
  • TCO Telebrasília Celula
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional