Quarta-feira, 22 de outubro de 2003

Por: GIFE| Notícias| 22/10/2003

Eventos nos 10 anos da morte de Senna

Uma exposição interativa sobre a vida de Ayrton Senna será o destaque de uma série de atividades programadas para homenagear o tricampeão de F-1 em 2004, ano que completará dez anos da morte do piloto. Ainda como parte das comemorações, será lançada uma série de produtos com as marcas Senna e Senninha. O uso comercial dessas marcas geraram para o Instituto Ayrton Senna (IAS), somente em 2002, uma receita de R$ 8,5 milhões, aplicados em projetos de inclusão social. Em dez anos de atuação, o IAS investiu um total de R$ 90 milhões, beneficiando mais de 2,5 milhões de crianças e adolescentes. (Gazeta Mercantil; Diário do Pará; O Estado de S. Paulo; A Notícia – SC; Jornal Brasil Norte – RO; Jornal da Tarde-SP; Folha de S. Paulo; O Norte-PB, 22/10)

Ethos mapeia exemplos de inclusão

Está em fase de elaboração pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, em parceria com o Comitê para a Democratização da Informática (CDI), um manual com conceitos e práticas de inclusão digital. O material reunirá experiências de sucesso relativas à inclusão digital no Brasil, além de um panorama da questão contendo dados numéricos e análise das experiências com uso de tecnologia, educação e comunicação. Segundo o Instituto Ethos, a proposta é estimular a criação de projetos entre empresas, fornecedores e público interno. Empresas e instituições interessadas em divulgar iniciativas promovidas na área podem enviar a descrição do projeto para análise. O endereço é [email protected] (Diário de Pernambuco, Andréa Pinheiro 22/10)

Vergonha nacional

A Organização Internacional do Trabalho e a Secretaria Especial de Direitos Humanos lançam hoje (22/10), na Câmara dos Deputados, em Brasília, uma campanha nacional para erradicação do trabalho escravo. O projeto terá como logomarca uma mão acorrentada com o símbolo de proibido e leva a assinatura Trabalho Escravo. Vamos abolir de vez essa vergonha. A criação é da agência Lowe, em caráter voluntário, e produção da JX Plural. Ainda está em negociação a publicação do material em veículos de comunicação. (O Estado de S. Paulo, 22/10)

Criança

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Criança 2004 da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente. A premiação é direcionada a pessoas, organizações sociais ou empresas com programas voltados à melhoria das condições de vida de crianças. Mais informações no endereço eletrônico da entidade: www.fundabrinq.org.br/premiocrianca. (Jornal do Tocantins, 22/10)

SP é o estado com menos deficientes

A Fundação Getúlio Vargas e a Fundação Banco do Brasil lançaram ontem (21/10), em São Paulo, a pesquisa Retratos da Deficiência no Brasil. O levantamento cruzou os dados estatísticos de bancos de dados federais para traçar o perfil dos 24,5 milhões de deficientes no país. Segundo o estudo, São Paulo é o estado onde há menor percentual de deficientes: 11,3% da população. Desses, 29,5% são idosos, 52,6% são mulheres e 13,4% são miseráveis. Os dados completos da pesquisa ficarão disponíveis em bibliotecas e universidades públicas e podem ser acessados pelos endereços eletrônicos www.cidadania-e.com.br e www.fgv.br/cps. (Diário de S. Paulo; O Estado de S. Paulo, 22/10)

São Bartolomeu foi destaque no desfile do Shopping Center Lapa

Encerrou-se ontem (21/10), no Shopping Center Lapa de Salvador (BA), a temporada de desfiles da Cooperativa de Mulheres Costureiras do Parque São Bartolomeu, na capital baiana. O grupo de costureiras é patrocinado pela Fundação Telefônica e apoiado pela empresa de telefonia móvel Vivo. Durante o evento, a cooperativa que dá os primeiros passos para a auto-sustentação lançou a coleção primavera/verão 2003/2004 da grife São Bartolomeu. (Tribuna da Bahia, 22/10)

Projeto Vozes & Flautas abre inscrições

A partir de hoje (22/10), crianças do bairro Santa Laura, em Cuiabá (MT), poderão se inscrever nas oficinas do projeto Vozes & Flautas na Dança da Vida. A iniciativa, desenvolvida pela Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais – BPW Cuiabá, oferece a crianças e adolescentes de baixa renda educação artística e cultural. Recentemente, o projeto recebeu o apoio da TV Cidade e da Farmácia Nossa Senhora de Fátima. Com o incentivo, o Vozes & Flautas teve sua manutenção garantida pelos próximos seis meses. (Diário de Cuiabá -MT, 22/10)

Aos olhos da juventude

As cem melhores imagens que disputaram o concurso fotográfico O Brasil dos meus Olhos, realizado em 2003 pela Fiat Automóveis, foram reunidas em uma coletânea homônima. Entre paisagens naturais e cenas dramáticas de pobreza, a publicação traz um panorama sociológico produzido por jovens estudantes de todo o país. O concurso O Brasil dos meus Olhos é originário do projeto Retrato do Brasil, uma série de 24 filmes produzidos pela Fiat. Paralelamente à publicação do livro, a empresa de automóveis promove o concurso Um Poema Chamado Brasil, cujo objetivo é estimular o interesse de jovens estudantes pelo hábito da escrita. Mais informações pelo endereço www.umpoemachamadobrasil.com.br. (Correio da Bahia, Cláudia Lessa, 22/10)

Responsabilidade premiada

A Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul entregou ontem (21/10) a 169 empresas gaúchas a quarta edição do Prêmio de Responsabilidade Social. Entre os congratulados, as empresas Marcopolo, Duroline e Farmácia Homeopathus. As organizações foram certificadas com o troféu Destaque Responsabilidade Social nas categorias grandes, médias e pequenas empresas, respectivamente. (Zero Hora – RS, 22/10)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Comitê para a Democratização da Informática
  • Duroline
  • Farmácia Homeopathus
  • Fiat Automóveis
  • Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente
  • Fundação Banco do Brasil
  • Fundação Telefônica
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Marcopolo
  • Vivo
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional