Quarta-feira, 23 de julho de 2003
Por: GIFE| Notícias| 23/07/2003Impacto do voluntariado
Em artigo, Bernardo Kliksberg, diretor da Iniciativa Interamericana de Capital Social, Ética e Desenvolvimento do BID, fala sobre a importância da prática do voluntariado e do enorme potencial que a atividade encontra em países da América Latina. Kliksberg aponta a atividade como ferramenta no complemento das políticas públicas que deveriam garantir aos cidadãos acesso à nutrição, saúde, educação, trabalho e direitos básicos. O diretor cita a Fundação Ayrton Senna e o Instituto Ethos como organizações da sociedade civil cujo desempenho tem sido meritoriamente reconhecido e cuja confiança alcançou os mais altos níveis na sociedade. (O Globo, 23/7)
Voluntariado
A Alumar realizou, no último dia 17, a primeira entrega dos recursos do Programa Bravo 2002. Ao todo, foram 31 instituições beneficiadas, incluindo escolas públicas, creches e associações de bairro. Criado pela Fundação Alcoa, o Programa Bravo tem por objetivo reconhecer o trabalho dos voluntários junto a instituições voltadas para o bem estar social. A iniciativa oferece a funcionários da empresa a quantia de US$ 250 (aproximadamente R$ 720,00) para repassar à instituição na qual tenha trabalhado como voluntário em um período de 50h. (O Estado do Maranhão, 23/7)
Fundação Abrinq tem novo presidente
O presidente da Fundação Abrinq, Hélio Mattar, renunciou ontem ao cargo, que exercia voluntariamente havia três anos. O posto foi ocupado pelo vice-presidente Rubens Naves. Entre os projetos realizados pela Fundação Abrinq durante a gestão Hélio Mattar estão o Biblioteca Viva em Hospitais e o Presidente Amigo da Criança. Segundo Naves, não haverá interrupção em nenhuma das ações desenvolvidas pela fundação. (Folha de S. Paulo; O Estado de S. Paulo, 23/7)
Do bem
Acontece, no próximo dia 29, coquetel de apresentação de mais uma edição da campanha Mc Dia Feliz, da rede fast food Mc Donald′s, em Feira de Santana (BA). O Grupo de Apoio à Criança com Câncer será a instituição beneficiada com a promoção. (Tribuna da Bahia, 23/7)
O canal do conhecimento paranaense
Por meio de uma parceria estabelecida entre a Fundação Roberto Marinho e o Lumen Centro de Comunicação, estréia, em Curitiba, a programação do canal Futura com sinal aberto. Com a iniciativa, a cidade recebe mais uma opção voltada ao trabalho social e educativo. O canal será transmitido 24h por dia e a programação será a mesma da grade nacional. O Futura integrará uma rede composta também pela Rádio Paraná, pela TV Lumen, pela Rádio Clube AM e FM, pela repetidora da Rede Vida e pelo jornal Voz do Paraná. (Gazeta do Povo-PR, Ana Karina Sato, 23/7)
Projeto social da Petrobrás
A Petrobras, por meio do projeto Ex-Cola, está disponibilizando 100 vagas no Ensino Fundamental para crianças na faixa etária de 3 a 6 anos, que vivem em situação de risco nas ruas de Maceió. O objetivo do programa é inserir essas crianças dentro de uma prática pedagógica e psicossocial, por meio da reintegração e da reeducação social, como forma de diminuir a evasão escolar nesse segmento. Além de serem alfabetizadas, as crianças atendidas pela iniciativa receberão ainda suporte socioeducativo, avaliação psicológica e atividades físicas e recreativas. (Gazeta de Alagoas, 20/7)
Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje: