Quarta-feira, 24 de outubro de 2001

Por: GIFE| Notícias| 24/10/2001

Empresas focadas na atuação social

Quase metade das empresas da região Norte (49%) realiza algum tipo de ação social na comunidade. Quando o atendimento é dirigido aos empregados, o índice sobe para 66%. Com as informações sobre o Norte, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) conclui a pesquisa sobre a atuação das empresas privadas nas cinco regiões brasileiras. Em todo o País, 59% das empresas investem na comunidade e 65% em ações para os empregados. Segundo Anna Maria Peliano, coordenadora geral da pesquisa, as informações estão sendo solicitadas tanto pelo poder público quanto pela iniciativa privada. O Estado não pode arcar com tudo sozinho e este levantamento mostra quem são os parceiros, comenta Anna Maria. (Gazeta Mercantil, p. DF 7, 24/10 – Sidrônio Henrique)

O resgate dos velhos ideais

Construir uma realidade social mais justa no Brasil não é tarefa simples, mas o Instituto Ethos acredita que a classe empresarial tem um papel importante nessa missão. Com o objetivo de difundir o conceito, a instituição lançou, na semana passada, a campanha Responsabilidade Social Empresarial 2001. A iniciativa, baseada em um poema de Mário Quintana sobre as lembranças da infância, recorda a vivência de dez empresários quando crianças e mostra como ela os influenciou em suas ações enquanto adultos. Entre eles estão Milú Vilela (Itaú), Roberto Marinho (Globo) e Ana Maria Diniz (Pão de Açúcar). (Carta Capital, p. 52, 24/10 – Jennifer Gonzales)

Prêmio valoriza uso lúdico dos sentidos no aprendizado

A professora Simone Alves, da creche Salão da Esperança, em Alagoinhas-BA, foi uma das 27 vencedoras do Prêmio Qualidade na Educação Infantil, realizado pela Fundação Orsa. O projeto Descobrindo os Sentidos trabalha o tema a partir de experiências e de construções coletivas com crianças de quatro e cinco anos. Elas descobriram o ambiente por meio da visão, tato, audição, olfato e paladar. A educadora vai receber R$ 3 mil e um kit de materiais. A entrega do prêmio será no próximo dia 30, em Brasília. (A Tarde-BA-BA, p. Local 4, 23/10 – Mônica Amin)

Cemig lança projeto de educação ambiental

A Cemig está lançando um projeto de educação ambiental nas escolas mineiras. O Terra da Gente é um programa de estudos sobre meio ambiente para estudantes de 5º a 8º série. O foco é a biodiversidade brasileira, com destaques para os ecossistemas de Minas Gerais. O projeto-piloto tem o apoio da Secretaria de Educação de Minas. (O Tempo-MG-MG, p. 8, Hoje em Dia-MG, p. 20 – 23/10).

Prêmio tem 5 finalistas pernambucanos

Cinco projetos educacionais desenvolvidos por associações e ONGs de Pernambuco estão entre os finalistas do Prêmio Itaú-Unicef 2001 – Educação e Participação. São eles: Infoeducação – Formação e Fortalecimento Pedagógico; Educação e Cidadania; Crescer Sabendo; Jovens Comunicadores e Formação de Educação da Jornada Escolar Ampliada. Ao todo serão distribuídos R$ 180 mil aos melhores progr amas. A entrega do prêmio acontecerá no dia 28 de novembro. (Diário de Pernambuco, p. C7, 21/10)

BNDES libera R$ 1,2 bilhão para investimentos sociais

Os desembolsos do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a área de desenvolvimento social e urbano chegarão a R$ 1,2 bilhão este ano. Em 2000, os investimentos alcançaram R$ 1,1 bilhão. A diretora de desenvolvimento social do banco, Beatriz Azeredo, explicou que esse valor corresponde a 5% do total de desembolsos totais previstos para o ano, de R$25 bilhões. O plano estratégico da instituição é de chegar até 2002 com o percentual em 17%. (O Tempo-MG-MG, p. 6; Correio-MG, p. 4 – 20/10))

Liga de Combate ao Câncer vai ganhar o apoio da Fundação Banco do Brasil

Na próxima sexta-feira (26/10) a Liga Norte-rio-grandense de Combate ao Câncer ganhará mais um incentivo para prosseguir na batalha que tem por inimigo essa doença. A Fundação Banco do Brasil assinará, com a organização, um convênio no valor de R$ 490 mil. Esses recursos serão utilizados para a implantação do setor pediátrico no hospital Liga Câncer, em Natal. A Petrobrás, por sua vez, entrou com recursos da ordem de R$ 560 mil, utilizados para disponibilizar um setor de imagem. A assinatura do convênio com a Fundação BB deriva do programa Criança e Vida, criado em 1998 (pela própria Fundação), em parceria com o Ministério da Saúde e a Fundação Orsa. Esse programa objetiva combater a mortalidade de crianças e adolescentes por câncer. Dentro desse espectro, a Liga Norte-rio-grandense foi escolhida, entre diversas no País, para receber os recursos que agora serão repassados. (Tribuna do Norte-RN, 23/10)

Incentivo à educação resulta em prêmio

A professora Jaqueline Maria Dias, de Manaus, nunca pensou que uma simples máquina fotográfica pudesse lhe servir um dia como um excelente material didático em sala de aula. Depois de utilizá-la a primeira vez, os resultados foram tão positivos que virou projeto na escola e ainda rendeu à professora o prêmio nacional Incentivo à Educação Fundamental, promovido pela Fundação Bunge e Ministério da Educação. Jaqueline recebeu o prêmio no dia 15/10 em Brasília. A professora decidiu utilizar a máquina fotográfica ao perceber que a maioria de seus alunos estava tímida em sala de aula. Achei que trabalhando com a imagem deles estaria desenvolvendo a auto-estima, e, com isso, a motivação, declarou. Um exemplo do projeto de Jaqueline foi a visita que os alunos fizeram ao Bosque da Ciência e que virou um painel no qual os estudantes aparecem ao lado de árvores, do peixe-boi e de outros animais. (A Crítica-AM-AM, p. C5, 23/10)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Cemig
  • Fundação Banco do Brasil
  • Fundação Bunge
  • Fundação Itaú-Social
  • Fundação Orsa
  • Globo
  • Instituto Ethos
  • Itaú
  • Pão de Açúcar
  • Petrobras
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