Quarta-feira, 24 de setembro de 2003

Por: GIFE| Notícias| 24/09/2003

Alfabetização de adultos e jovens

O Banco do Brasil e a Prefeitura de Silva Jardim (RJ) assinaram convênio para a alfabetização de aproximadamente 250 jovens e adultos em um curso que terá duração de dois anos. As aulas do Projeto BB Educar começam no dia 6 de outubro nas escolas municipais e associações comunitárias. A prefeitura participa do projeto cedendo o espaço das escolas, alfabetizadores, lanche e material para os alunos. A coordenação será feita pelo Banco do Brasil, que entra com material didático para os alfabetizadores e acompanhamento. (O Dia – RJ, 24/9)

Experiência paranaense chega a SP

O programa Família Participante, criado pelo Hospital Pequeno Príncipe (PR), será adotado pelo Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, de São Paulo. O convênio, intermediado pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, será assinado hoje (24/9). O programa permite a permanência de familiares 24 horas por dia durante o internamento de crianças, mesmo em enfermarias. Em 11 anos, a iniciativa mostrou que, entre outros ganhos, pode reduzir pela metade o período de internação. (Gazeta do Povo-PR, 24/9)

Cristovam: priorizar ensino antes da verba

O ministro da Educação, Cristovam Buarque, participou ontem (23/9) como palestrante no seminário Educação, Ciência e Tecnologia como estratégia de desenvolvimento. Buarque afirmou que a decisão política de dar prioridade à educação deve vir antes de se descobrir onde buscar mais recursos. Organizado pelo Ministério da Educação e pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), com apoio da Fundação Roberto Marinho, o seminário reuniu, em Brasília, representantes de seis países para contar suas experiências na área de educação. (O Globo, 24/9)

Inclusão Digital

Com o objetivo de interligar os povos indígenas por meio da rede mundial de computadores, o Comitê para a Democratização da Informática (CDI) está desenvolvendo o projeto Rede Povos da Floresta. A ação já levou infra-estrutura necessária ao acesso à rede a três aldeias brasileiras: Ashaninka e Yawanawa, no Acre, e Sapucay, em Angra dos Reis (RJ). A empreitada contou com o apoio da empresa Star One, que disponibilizou meios para que o projeto utilize conexão via satélite. (Folha de S. Paulo, Fernando Badô, 24/9)

Future aposta na formação de novas gerações

A cidade de Fortaleza (CE) sediará, a partir de hoje (24/9), a Feira de Rumos e Atitudes (Future). A iniciativa, promovida pelo Sistema Verdes Mares e Prática Eventos, tem como objetivo discutir os diversos aspectos da formação das novas gerações. Ancorado sob três temáticas – formação profissional, responsabilidade social, arte e cultura – o evento irá oferecer palestras, cursos e oficinas. Integra ainda a programação, o lançamento do movimento Future, ação que objetiva instigar o jovem a assumir seu papel de protagonista na sociedade. Segundo a organização, cerca de 30 mil pessoas estão sendo esperadas nos quatro dias de feira. (Diário do Nordeste, 24/9)

Tinha um computador no meio do caminho

A informática está chegando devagar para milhares de pernambucanos que vivem sob a exclusão digital. São iniciativas promovidas por organizações não governamentais e voluntários. A Ong Comitê para Democratização da Informática (CDI) é um dos agentes que têm empenhado esforços pela causa. Somente em Pernambuco, a iniciativa já levou informática e cidadania a 4,5 mil jovens de comunidades de baixa renda. (Jornal do Commercio-PE, 24/9)

Flores em postes. É primavera na Paulista

No próximo domingo (28/9) o banco ABN Amro Real vai inaugurar, em São Paulo, a Alameda das Flores. A iniciativa faz parte do projeto de reurbanização da Alameda Rio Claro, que será transformada em um bulevar, com café e mercado de flores. A renda obtida com a comercialização dos produtos será revertida para o Instituto Escola Brasil. (O Estado de S. Paulo, 24/9)

Jogo Aberto

A V&M Mineração, empresa do grupo V&M do Brasil (ex-Mannesmann), receberá amanhã (25/9), o troféu Empresa Cidadã – Os caminhos para a construção de um novo Brasil. A premiação acontece durante o 8º Fórum Nacional Cidadania Empresarial, evento promovido pelo Instituto de Marketing de Negócios, em São Paulo. (Hoje em Dia – MG, 24/9)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • ABN Amro Real
  • Banco do Brasil
  • Comitê para Democratização da Informática (CDI)
  • Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente
  • Fundação Roberto Marinho
  • Instituto de Marketing de Negócios
  • Prática Eventos
  • Sistema Verdes Mares
  • V&M Mineração
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional