Quarta-feira, 25 de junho de 2003

Por: GIFE| Notícias| 25/06/2003

Ana Moser ministra clínica no Parque da Cidade

Diversão com comprometimento social. É o que promete a segunda edição do Rexona Faça Mais de Salvador, uma ação social que conta com apoios da empresa Rexona e do Instituto Unilever e tem por objetivo captar fundos para entidades beneficentes da capital baiana. Apresentações musicais e oficinas circenses e de artes plásticas são algumas das atividades programadas. Entre as entidades beneficiadas pela iniciativa estão o Instituto Açãoe Comunidade (IAC), a Associação Pracatum Ação Social e a Fundação Mestre Bimba. O evento acontece no próximo domingo, no Parque da Cidade Juventino Silva, em Salvador (BA). (Correio da Bahia, 25/6)

Juventude excluída

Em artigo, Reiko Niimi, representante do Unicef no Brasil, trata da discriminação e da desigualdade ainda presentes no país. Ela alerta que, ainda hoje, o simples fato de nascer negro, branco, amarelo ou indígena determina a efetivação, ou não, dos direitos de milhões de crianças e adolescentes brasileiros. Niimi cita, ainda, a importância de ações como o 1º Seminário Criança Esperança, que discutirá o tema Igualdade na Diversidade, como iniciativa para debater propostas para o enfrentamento dessas distorções. O evento é fruto de parceria entre a Rede Globo e o Unicef. (A Tarde, 25/6)

Rede Globo e Unicef promovem seminário

Educadores e representantes de governos, de entidades internacionais e de organizações não-governamentais discutem de hoje até sexta-feira, em Brasília, questões relacionadas à desigualdade e à infância durante o 1º Seminário Criança Esperança. O evento, promovido pelo Unicef e pela Rede Globo, irá abordar os problemas da infância e da adolescência ligados a questões como saúde, educação e violência, mas levando em conta as diferenças raciais, geográficas e sexuais dos jovens. Rigoberta Menchú Tum, Prêmio Nobel da Paz em 1992, José Roberto Marinho, vice-presidente das Organizações Globo e Reiko Niimi, representante da Unicef no Brasil, são algumas das presenças já confirmadas para a cerimônia de abertura. A Andi (Agência de Notícias dos Direitos da Infância) realizará cobertura especial do Seminário, que poderá ser acompanhada nos endereços eletrônicos www.andi.org.br ou www.unicef.org.br. (Diário de S. Paulo, Jornal do Tocantins, A Tarde-BA e Estadão do Norte, 25/6)

A FGV estimula a responsabilidade social

Em todo o país, aumenta o número de projetos de empresas do varejo que levam benefícios à comunidade. Pensando nisso, a Fundação Getúlio Vargas, por meio da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, lançou em abril o Prêmio de Responsabilidade Social no Varejo, uma iniciativa que busca aglutinar ações desse tipo de empresa e difundir a filosofia da solidariedade. O resultado da premiação será conhecido no dia 14 de agosto. (Gazeta Mercantil, 25/6)

Cinema e vídeo nas escolas públicas

O cinema e o vídeo chegam às escolas da rede pública da capital paulista como ferramenta de aprendizagem. A Natura Cosméticos, em parceira com a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, lança hoje o projeto Cinema e Vídeo Brasileiro, que está inserido no programa Crer Para Ver, nas escolas municipais da região leste de São Paulo. Segundo Lúcia Couto, coordenadora do programa da Fundação Abrinq, o objetivo é consolidar a aprendizagem dos alunos do ensino fundamental e do ensino médio. “”A escola torna-se um espaço para a divulgação do cinema. É o uso temático na atividade escolar””, afirma. (Gazeta Mercantil, O Estado de S. Paulo, 25/6)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Fundação Abrinq
  • Instituto Unilever
  • Natura Cosméticos
  • Rede Globo
  • Rexona
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional