Quarta-feira, 25de abril de 2001
Por: GIFE| Notícias| 25/04/2001Prêmio Ethos Valor divulga os três vencedores de sua primeira edição
O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e o jornal Valor Econômico entregaram ontem, dia 24/4, o Prêmio Ethos-Valor aos vencedores da 1ª edição do Concurso nacional para Estudantes Universitários. Entre os 12 finalistas, foram eleitos os trabalhos Marketing e sua relação com o social, de Patrícia Maria de Mendonça, graduada em Administração na Universidade Federal da Bahia; Responsabilidade Social Corporativa e Marketing Social: reflexão para um novo tempo, de Gabriela de Paula Miranda, formada em Administração na Universidade Federal do Rio de Janeiro; e Proposta de reaproveitamento de resíduos das indústrias de beneficiamento de pescado em Santa Catarina, de Fernanda Terra Stori, graduada em Oceanografia na Universidade do Vale do Itajaí. Os vencedores serão contemplados com uma viagem para os Estados Unidos com as despesas pagas. Segundo o diretor-presidente do Instituto Ethos, Oded Grajew, o engajamento do meio universitário na discussão sobre a conduta social das empresas criou uma rede nacional que já conta com cerca de 180 professores. (Valor Econômico, p. B2 – Denise Carvalho; Folha de S. Paulo, p. C3 – 25/4)
Responsabilidade social das empresas
Em artigo, Frei Betto afirma que uma empresa é a qualidade de seu produto ou serviço, somada à imagem que projeta na opinião pública. Além disso, uma empresa não pode ignorar a conjuntura social e histórica em que se situa. Como uma família, ela deve possuir um código de ética que deve valer tanto para a vida interna da empresa, quanto para a sua inserção no contexto social em que atua. Nessa conjuntura, o que significa responsabilidade social da empresa? Em primeiro lugar, envolver-se com projetos que tenham como objetivo melhorar as condições sociais, como propõe o Instituto Ethos e fazem a Fundação Abrinq, a Fundação Roberto Marinho e tantas outras instituições e empresas. (Valor Econômico, p. B2, 25/4)
Responsabilidade social também conta
Na sua primeira parada no Brasil, em Salvador, a professora Laura Nash falou para os empresários da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). Na palestra enfatizou a necessidade de um trabalho social por parte das empresas. O interesse na ética nos negócios e na responsabilidade social está aumentando no mundo todo, disse Laura. A professora citou uma pesquisa realizada em 1999 em 23 países com 25 mil pessoas. Ao serem questionados sobre o papel do empresário, se as companhias devem dar empregos e ter lucros ou devem dar algo mais para sociedade, a resposta que dois terços dos países escolheram foi a segunda opção. (Valor Econômico, p. D4, 25/4 – Luciana Pinsky)
Intelig patrocina torneio de tênis para jovens
A prestadora de serviços de telecomunicações Intelig deslocou parte da sua verba de marketing, no Brasil, para financiar torneios de tênis. O objetivo da iniciativa é apoiar as categorias base no esporte, ajudando no desenvolvimento de novos talentos. No segmento de marketing esportivo, a Intelig investirá R$ 3 milhões ao longo deste ano. Na empresa, o marketing esportivo é visto como um complemento à publicidade tradicional. Jacques Wladimirski, vice-presidente de marketing da Intelig, considera significativo os resultados no setor. As respostas são positivas, principalmente se levarmos em conta que não estamos utilizando a mídia convencional, que é muito cara, afirma. (Gazeta Mercantil, p. C-4, 25/4 – Angélica Vilela)
TCO investe em projetos educativos
A TCO Telebrasília Celular investirá R$ 760 mil em projetos nas áreas de esporte, teatro e prevenção às drogas nas escolas públicas do Distrito Federal. Os programas pretendem apoiar alunos em competições esportivas, revitalizar o ensino de artes cênicas e levar peças de teatro às escolas. Os jogos interescolares também serão patrocinados pela empresa e a prevenção às drogas consiste na distribuição de cartilhas nas escolas. (Gazeta Mercantil, p. DF 8, 25/4)
Parceria em defesa do meio ambiente
Conhecer para preservar. Com este intuito, o Sebrae/DF e a Editora da Universidade de Brasília (UnB) lançaram ontem a noite o livro Vegetação Natural do Distrito Federal e o CD Rom Gestão Ambiental e o Meio Ambiente do Distrito Federal. As duas publicações têm fotos que auxiliam o leitor a entender melhor a região pesquisada e conhecer as belezas escondidas por trás de vegetações retorcidas, bem como os problemas causados pela degradação. Ambas estão disponíveis nas centrais de atendimento do Sebrae/DF ao custo de R$ 15,00 cada. Além destas publicações, o Sebrae/DF promove, anualmente, um curso de capacitação para certificação de ISSO 14000 – Meio Ambiente. (Gazeta Mercantil, p. DF 3, 25/4 – Neila Baldi)
Escola formará gestores e artesãos
Porto Velho será a próxima capital brasileira a sediar uma escola profissionalizante do Ministério da Educação. A exemplo de como foi viabilizado o projeto em outras capitais, Porto Velho conta com instituições parceiras. Na capital são Sebrae e Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero). O Sebrae doou um terreno de 15 mil m², avaliado em R$ 1 milhão. A Fiero financiará os equipamentos e maquinaria necessários à formação dos profissionais. (Gazeta Mercantil, p. Amazonas 4, 25/4 – Hudson Braga)
Aprendizado sobre os trilhos
Já está funcionando o programa Teletrem, uma iniciativa da Fundação Vale do Rio Doce em parceria com o canal Futura, que instalou tevês nos vagões do trem da Estrada de Ferro Carajás, que une o Maranhão ao Pará. Agora, durante as 14 horas de viagem, os passageiros assistem a vídeos educativos que ensinam o passageiro a cuidar do meio ambiente, saúde, prevenir acidentes domésticos, economizar energia, falar bem o português, entre outros assuntos. A maioria dos passageiros do Teletrem pertence a famílias das classes C, D ou E e, segundo pesquisa do Ibope, 41% deles têm apenas quatro anos de estudo. (Correio Braziliense, p. Coisas da Vida 3, 25/4 – Guaíra Flor)
Fundação Orsa completa 7 anos de atividades
Promover a inclusão social e a construção da cidadania para crianças e adolescentes em situação de risco ou com necessidades especiais, valorizar os vínculos familiares, educar, promover a saúde e ensinar a cuidar do ambiente. Com esses objetivos a Fundação Orsa já atendeu pouco mais de 1,1 milhão de jovens em todo o País nos últimos sete anos. A ONG está entre as maiores entidades beneficentes do Pais: ocupa a 64a colocação no ranking das 400 maiores instituições do Terceiro Setor, de acordo com o Filantropia 400 – O Guia da Filantropia, editado pela Kanitz & Associados. (Folha de S. Paulo, p. C3, 25/4)
Alunos carentes ganham óculos no programa Olho no Olho
Cerca de 700 crianças pobres, que sofrem com problemas de visão, estão recebendo o tratamento gratuito em Montes Claros-MG, incluindo a doação de óculos. O programa Olho no Olho é uma iniciativa da prefeitura em parceria com os Ministérios da Saúde e Educação, Secretaria do Estado da Saúde e Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Na última etapa do programa, realizada no dia 23/4, foram entregues óculos para 132 crianças da primeira série. A campanha foi iniciada no primeiro semestre de 2000 e já atendeu a 10 mil crianças. (Estado de Minas, p. 28, 24/4)
Consumo consciente
O Akatu.net (www.akatu.net) é uma iniciativa pioneira mundial dedicada à promoção do consumo consciente nas atividades Business to Consumer (B2C). É a formação de uma comunidade virtual onde os consumidores são auxiliados a decidir seu ato de consumo a partir da valorização da responsabilidade social das empresas. A partir das orientações do Akatu, os clientes pontocom também poderão reforçar o trabalho de entidades sociais e ONGs. A ajuda se materializa a partir do repasse das comissões geradas pelas compras nos sites credenciados junto ao projeto ou mesmo por doações diretas em programas e projetos de livre escolha do internauta. (Gazeta Mercantil, p. DF 5, 24/4 – Rogério dy la Fuente)
Nokia faz parceria para projeto social
A fabricante de celulares Nokia anunciou uma parceria com a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e com a ONG International Youth Foundation, que apoia a formação de jovens e adolescentes em mais de 60 países. A Nokia segue o caminho de outras empresas do setor que vêm investindo em projetos de cunho social como um meio de inserir-se nos países em que está instalada. A empresa deve investir quase 1 milhão de euros no projeto Mudando a História, que será conduzido pela Fundação Abrinq. (A Crítica-AM, 24/4)
Pequenos gestos do cotidiano
Em artigo, Milton Mira Assumpção Filho, presidente da Pearson Education do Brasil e da Makron Books, afirma que a ação da sociedade civil nas questões públicas cresce de maneira significativa no Brasil e em todo o mundo. Nesse contexto, desponta o trabalho das empresas, fundações e institutos no âmbito do Terceiro Setor compartilhando com o Estado a responsabilidade social na educação, cultura, atenção à criança e ao adolescente, formação profissional, saúde, entre outras áreas. Segundo o articulista, o emprenho pelo bem comum, motivado pelo entendimento de que a questão pública não é dever apenas do governo, pode e deve ser feita dentro daquelas organizações e também fora delas, em esforços coletivos e individuais. O Brasil, como qualquer nação, somente irá solucionar seus problemas mais graves se houver o engajamento pleno de todos na causa pública. Engajamento que começa com os pequenos gestos do cotidiano. (Folha do Paraná, p. 3, 20/4)
Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:
O termo menor é utilizado nas notas desta publicação (sempre em itálico e procedido de sic) com o objetivo de reproduzir com o máximo de fidelidade os textos e títulos publicados pelos jornais e revistas. Esta palavra, apesar de ser normalmente utilizada como abreviação de menor de idade, foi banida do vocabulário de quem defende os direitos da infância, pois remete à doutrina da situação irregular ou do direito penal do menor, ambas revogadas. Além disso, possui carga preconceituosa por quase sempre se referir apenas a crianças e adolescentes infratores ou em situação de risco. Os termos adequados são criança, adolescente, menino e menina.
O clipping Investimento Social Privado – Cobertura da Mídia é atualizado de segunda a sexta-feira. O informativo algumas vezes traz notícias veiculadas em dias anteriores devido ao atraso com que os jornais de regiões mais distante chegam a Brasília. Todos os títulos originais das matérias foram mantidos.