Quarta-feira, 26 de março de 2003

Por: GIFE| Notícias| 26/03/2003

Lembrando Senna 2

O Instituto Ayrton Senna lança, hoje, na Livraria Saraiva do Shopping Morumbi, em São Paulo, o CD Um Tributo a Ayrton Senna. O projeto aplicará 100% dos royalties recebidos com as vendas no desenvolvimento de tecnologias sociais. O CD reúne músicas de artistas consagrados como Queen, Pink Floyd, Enya, Eurythimcs, Phil Collins, Milton Nascimento e Tina Turner, que cederam os direitos de suas músicas para o projeto, além de depoimentos de companheiros de Fórmula 1 e amigos do piloto. A companhia holandesa Dolphin é a idealizadora da campanha. No Brasil o CD será lançado pela Sony Music. (O Estado de S. Paulo, 26/3)

Projeto esclarece população sobre serpentes

O estado de São Paulo foi escolhido para um projeto de pesquisa sobre serpentes financiado pela Fundação O Boticário de Proteção à Natureza. A idéia já está sendo desenvolvida há dois anos pelo biólogo André Luiz de Oliveira e pelo veterinário Lizandro Massulo. A iniciativa procura combater a falta de informações sobre o assunto, a exemplo do que faz o Instituto Butantã. São Paulo registra cerca de dois mil acidentes com serpentes por ano; pelo menos 15% deles ocorrem no Vale do Ribeira. (O Estado de S. Paulo, 26/3)

Dia da Inclusão Digital é via rede

O Comitê para a Democratização da Informática (CDI) promove no sábado (29) a terceira edição do Dia da Inclusão Digital que conectará 17 estados brasileiros e mais cinco países, totalizando 28 cidades. A idéia é mobilizar a sociedade para a discussão do tema exclusão digital e chamar a atenção de empresas interessadas em fazer doações. Nesse dia estão programadas atividades que incluem videoconferência com as outras cidades e arte digital. (Folha de S. Paulo, 26/3)

Lula pede empenho na mobilização da sociedade na ajuda ao Fome Zero

Em resposta ao pedido feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que solicitou mais mobilização da sociedade para o programa Fome Zero, o Grupo Pão de Açúcar anunciou que as 500 lojas da rede servirão de posto de coleta de alimentos e de arrecadação de dinheiro. O grupo apresentou ao presidente as ações da empresa que contratou 600 novos funcionários com salário de R$ 240,00, denominados “”agentes Fome Zero””, para fazer a divulgação da campanha junto aos clientes. No total, o grupo tem 60 mil trabalhadores, que serão convidados a doar R$ 0,50 mensalmente ao programa. A campanha vai começar em abril. Além do Pão de Açúcar, se engajaram oficialmente no programa a Nestlé e a Volkswagen. A diretoria da Scania deve estar hoje com o presidente Lula para também mostrar seu programa social. (Valor Econômico, 26/3)

Senac educação

O Programa Educação para o Trabalho, do Senac São Paulo, prepara, em média, 2.700 adolescentes, entre 14 e 21 anos, para o mercado de trabalho todo o ano. Metade das turmas é financiada por parceiros, como o Instituto Pão de Açúcar de Desenvolvimento Humano, Aché Laboratório, Natura Cosméticos e Diageo Brasil, entre outros. De 1996, quando foi criado, até hoje o programa já capacitou 25 mil jovens, sendo que 60% deles conseguiram uma colocação no mercado de trabalho. (Gazeta Mercantil, 26/3)

Eliminar o analfabetismo em 8 anos

O Projeto Alfabetização é Cidadania foi lançado ontem pela Secretaria da Educação de Pernambuco e integra o conjunto de ações do Programa Brasil Alfabetizado, do governo federal. O objetivo é erradicar, em oito anos, o analfabetismo no Ceará na faixa etária a partir de 15 anos. O programa contará com dois tipos de ações, a voluntária e a governamental. A primeira conta com a participação da Fundação Banco do Brasil, que capacitará 100 alfabetizadores voluntários neste ano. A ação governamental pretende promover a interação, tanto em recursos humanos como em materiais e financeiros, com as prefeituras municipais e governo federal. (Diário de Pernambuco, 26/3)

ONGs atendem comunidades de baixa renda

As organizações não-governamentais foram as pioneiras na criação de espaços comunitários com acesso à internet para população de baixa renda. Uma das primeiras a apostar nesta iniciativa foi Centro para Democratização da Informática (CDI). O foco principal das escolas é comunidades de baixa renda. A ONG Meninos do Morumbi atende, hoje, a mais de três mil crianças entre cinco e 18 anos e conta com mais de 24 atividades, entre elas percussão, dança e música. O Aprendiz, liderado por Gilberto Dimenstein, tem três projetos de inclusão digital, como o Redação-Escola e o Usina de Sites. O Instituto Ayrton Senna tem entre seus projetos o Cidadão 21, em que jovens aprendem a produzir a informação em várias formas, como a criação de sites. A Rede Mulher de Educação participa com projetos de mulheres para o uso da informática em projetos comunitários. No Rio, a comunidade Viva Favela conta com rádio on-line e informa cursos de informática populares na cidade. (Folha de S. Paulo, Marijô Zilveti 26/3)

Empresas, fundações einstitutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Aché Laboratório
  • Diageo Brasil
  • Fundação Banco do Brasil
  • Fundação O Boticário de Proteção à Natureza
  • Grupo Pão de Açúcar
  • Instituto Pão de Açúcar
  • Natura Cosméticos
  • Nestlé
  • Scania
  • Volkswagen
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional