Quarta-feira, 26 de setembro de 2001
Por: GIFE| Notícias| 26/09/2001Voluntários em cores
A grife italiana Benetton volta com sua campanha United Colors só que com tons mais apegados à solidariedade. A empresa fechou parceria com o Programa de Voluntariado das Nações Unidas para divulgar ações feitas por gente comum em todo o mundo, apoiando iniciativas do Ano Internacional do Voluntariado. Para isso será lançada uma edição especial da revista Colors, publicação da Benetton voltada para o público jovem. (Valor Econômico, p. B2, 26/9)
Andi lança sua 11ª pesquisa
A Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi) lançou no dia 24/9, em São Paulo, a 11ª edição da pesquisa Infância na Mídia, que teve como tema a Educação Infantil. A publicação é resultado de uma parceria firmada com o Instituto Ayrton Senna, o Unicef e a Fundação Orsa, com apoio do Ministério da Educação. Os dados mostram que das 20 mil matérias sobre educação veiculadas no ano passado, apenas 769 se referiam à educação nos primeiros seis anos de vida do brasileiro. (A Tarde-BA, p. Local 4 – Iansã Negrão; Correio da Bahia, p. Aqui Salvador capa – Regina Bochicchio, 25/9)
Voluntariado corporativo
Em artigo, Rodrigo Baggio, diretor-executivo do Comitê para a Democratização da Informática (CDI), discorre sobre o fato de algumas empresas estarem incentivando seus funcionários para atuarem voluntariamente. De acordo com o articulista, as organizações perceberam os benefícios que esse tipo de política interna pode gerar, como a afirmação da lealdade à empresa, desenvolvimento da criatividade e espírito de equipe. Baggio cita o CDI como uma instituição que já sente os reflexos desse novo posicionamento empresarial. Ele cita como exemplo a PriceWaterhouseCoopers e a Siemens que desenvolvem programas de voluntariado voltados para o Comitê. O articulista finaliza afirmando que a adoção de uma estratégia de voluntariado empresarial vem atender não só as necessidades de populações carentes, mas também gerar um sentimento de unidade no grupo envolvido, que, por se sentir útil e participante em sua sociedade, ganha em motivação e entusiasmo. (Valor Econôm ico, p. B2, 25/9)
McDia Feliz teve arrecadação recorde
A campanha McDia Feliz, realizada no dia 18/8, bateu recorde de arrecadação. A quantia de R$ 6.718.841,15 superou em 20,5% o valor arrecadado em 2000 e será revertida para 64 instituições que atuam no combate e na prevenção do câncer infanto-juvenil. O valor final corresponde à venda de 1.695.924 sanduíches Big Mag (exceto impostos) no dia do evento. (O Estado de S. Paulo, p. A11; Valor Econômico, p. B2 – 25/9)
McDonald′s vai reverter receita obtida até 2002 para hospitais
O Instituto Ronald McDonald pretende arrecadar R$1,25 milhão até abril de 2002 com o licenciamento da marca McDonald′s no Brasil. Os recursos serão revertidos para instituições e hospitais de combate ao câncer infanto-juvenil. O licenciamento é inédito na rede mundial de lanchonetes. Entre os projetos, está previsto o lançamento do boneco Ronald McDonald, que será fabricado pela Estrela e deve chegar ao mercado em outubro. (O Tempo-MG, p.4, 23/9)
Programa vai atender adolescentes carentes
O Instituto Credicard lançou o programa Jovens Escolhas – Em Rede com o Futuro, em São Paulo. A iniciativa desenvolverá projetos na área de educação para jovens pobres de 12 a 18 anos e funcionará em parceria com 14 ONGs de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Feira de Santana (BA). O Instituto investirá US$ 1 milhão nas organizações que apresentarem projetos nas áreas educacional e cultural, mas traçará metas e avaliará os resultados do programa. Um dos objetivos da ação é incentivar os jovens a aprender e a ser empreendedores. Em 2000, o Instituto Credicard desenvolveu 28 projetos, nos quais foram investidos R$ 1,54 milhão, beneficiando 6 mil crianças e adolescentes. (Diário Popular, p. B2, 22/9)
Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje: