Quarta-feira, 27 de agosto de 2003

Por: GIFE| Notícias| 27/08/2003

CDI abre vinte escolas de informática

O Comitê para a Democratização da Informática de Pernambuco (CDI-PE) acaba de inaugurar 20 escolas na Região Metropolitana do Recife. As Escolas de Informática e Cidadania (Eics) atenderão 1,5 mil novos alunos e contarão com 127 educadores. A entidade já organiza o lançamento de duas novas escolas, uma em Fernando de Noronha e outra no Espaço Criança Esperança. Com as novas unidades, o CDI-PE passa a contar com 49 escolas, que somam um total de 3,5 mil alunos. (Diário de Pernambuco, 27/8)

Pequeno Príncipe ganha biblioteca

O Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba, ganhou na Terça-feira (26/8) uma biblioteca com acervo de mil livros. O espaço, batizado de Sala de Leitura Dalton Trevisan, integra o projeto Sala de Leitura, desenvolvido pela Record e pela empresa Oldemburg Marketing Cultural, com apoio da White Martins e de Furnas Centrais Elétricas. A iniciativa prevê a criação de 55 salas de leitura semelhantes em todo o país, instaladas em hospitais, escolas e associações de moradores. No Paraná, além do Hospital Pequeno Príncipe, a Santa Casa de Foz do Iguaçu também deve ser contemplada com a doação de livros. (Gazeta do Povo-PR, Fernando Martins, 27/8)

Nova sala de leitura

O hospital Hemope (PE) inaugura na quarta-feira (27/08) a sala de leitura Ariano Suassuna, destinada a funcionários, pacientes e familiares. O Hemope é umas das 40 instituições do país que receberão um acervo de 20 mil livros para a formação de salas de leitura por meio do projeto Sala de Leitura, desenvolvido pelo Grupo Editorial Record e pela Oldemburg Marketing Cultural. (Jornal do Commercio-PE, 27/8)

Escola ganhará sala de leitura

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Capitão Sílvio de Farias (RO) será uma das beneficiadas pelo projeto Sala de Leitura, programa que prevê a instalação de 250 mini- bibliotecas em centros culturais, escolas, hospitais e instituições comunitárias de todo o país. O projeto, pioneiro no Brasil, é uma iniciativa da Oldemburg Marketing Cultural e do Grupo Editorial Record, com o patrocínio da White Martins e de Furnas. (Diário da Amazônia – RO, 27/8)

Tacada de mestre

A Fundação Gustavo Kuerten está desenvolvendo o programa Esporte e Educação. A ação conta com apoio de parceiros importantes como Audi, Head e o Instituto Ayrton Senna. Com um ano de vida, a fundação já atende 90 estudantes. Fora as aulas de tênis, os alunos participam de esportes coletivos e oficinas de estudos. (Diário de S. Paulo, 27/8)

Juventude

Empresas como Banco Real, C&A, Embraer e Petrobras vão investir R$ 120 mil na gestão dos Conselhos Municipais do Direito da Criança e do Adolescente. A iniciativa é da Associação dos Alunos e Ex-Alunos dos MBAs da USP e do Ceats (entidade do terceiro setor). (Folha de S. Paulo, 27/8)

Salão reúne compromissos de empresas com a infância

Pesquisa realizada entre empresários revela que oito em cada 10 empresas gaúchas investem na área social. Segundo o estudo, crianças e adolescentes são o foco de 85% da verba aplicada. Os dados, colhidos em mais de 445 empresas do estado, serão apresentados hoje, durante o primeiro Salão Gaúcho de Responsabilidade Social, em Novo Hamburgo (RS). O evento, promovido pela Fundação Semear, apresentará projetos de 70 empresas, prefeituras e órgãos do Estado voltados ao desenvolvimento humano e social. Durante o encontro, Germano Rigotto, governador do estado, entregará diplomas a 10 empresas gaúchas que desenvolvem ações de destaque na área. Em paralelo à feira, que se estende até o dia 29, ocorre o 3º Seminário de Responsabilidade Social. (Zero Hora – RS; Correio do Povo -RS, 27/8)

Erradicação

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, em parceria com o Instituto CDL de Cultura, promove, na próxima sexta-feira, em Fortaleza, o lançamento do manual O que as empresas podem fazer pela erradicação da pobreza. O evento acontece na Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade. (Diário do Nordeste – CE, 27/8)

Seminário debate inclusão digital hoje

Com o objetivo de apresentar projetos de inclusão digital e promover o desenvolvimento social, cultural e econômico, o jornal A Gazeta (ES), em parceria com a Sociedade dos Usuários de Informática e Telecomunicações (Sucesu-ES), promove hoje, em Vitória (ES), o Seminário de Inclusão Digital. O evento terá como tema o uso das novas tecnologias da informação como instrumentos para a construção e o exercício da cidadania. Um dos casos a ser apresentado é o programa Telemar Educação, desenvolvido pelo Instituto Telemar, cujo objetivo é integrar escola, família e comunidade, através das novas tecnologias de telecomunicações. (A Gazeta-ES, Mariana Perini, 27/8)

Cursinho em Icapuí terá início dia 5

Cerca de 100 formandos do ensino médio da rede municipal de educação de Icapuí (CE) terão, a partir de 5 de setembro, a chance de se preparar melhor para enfrentar o vestibular. Os jovens foram selecionados para participarem do projeto Reta Final, uma iniciativa que tem por objetivo oferecer a jovens de baixa renda a oportunidade de darem continuidade aos estudos. A ação é promovida pelo Colégio Espaço Aberto, em parceria com as fundações Demócrito Rocha e Brasil Cidadão. (O Povo – CE, 27/8)

Respeito ao meio ambiente

Fruto de uma parceria firmada entre a Fundação Bradesco e a Escola de Educação Básica e Profissional, em Paranavaí (PR), o programa Reflorestamento das Matas Ciliares tem por objetivo recuperar a vegetação às margens do riacho Suruquá (PR). Entre as ações do projeto está o plantio, pelos próprios alunos, de árvores no bairro Jardim Ipê, uma das regiões mais pobres da cidade. Desde o início do programa, há 13 anos, foram reflorestados 75 mil m2 de matas graças ao esforço de 1,6 mil alunos. A iniciativa conta com o apoio do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que planeja o plantio e prepara as mudas a serem distribuídas. (Valor Econômico, 27/8)

Fundos de pensão e Responsabilidade Social

Em artigo, Paulo Itacarambi, diretor-executivo do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, lembra a importância do pacto firmado entre dirigentes de 15 dos maiores fundos de pensão do Brasil que desenvolveram, em parceria com o Instituto Ethos, o Programa de Responsabilidade Social do setor. Para Itacarambi, a iniciativa ainda não foi plenamente percebida pelo mercado, mas deverá trazer um forte impulso ao compromisso das empresas brasileiras com os princípios da sustentabilidade. O diretor declara que a primeira tarefa do programa será definir diretrizes para uma gestão socialmente responsável. Servirá de referência na relação dos fundos com as empresas patrocinadoras e seus participantes. O diretor ressalta ainda que a iniciativa dará novo fôlego ao compromisso do empresariado com a responsabilidade social, fortalecendo valores como transparência, ética e democracia na relação com a rentabilidade dos recursos aplicados. (Correio do Estado, 24/8)

Prêmio Valor Social

Começa hoje a etapa decisiva da terceira edição do Prêmio Valor Social, uma homenagem às companhias que se destacam por seu trabalho na área de responsabilidade social. A premiação será concedida em seis categorias: relações com a comunidade; respeito ao consumidor; respeito ao meio ambiente; qualidade do ambiente de trabalho; micro e pequenas empresas; e grande prêmio, para as empresasque desenvolvem programas em várias frentes. Entre os 18 finalistas, selecionados por um júri de especialistas entre os 107 programas inscritos, estão o BankBoston, o Banco Itaú, a Nestlé, o Banco Real ABN Amro, a Telemig e a Usiminas. A iniciativa conta com o apoio do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e do Instituto Akatu Pelo Consumo Consciente. (Valor Econômico, 27/8)

Pequenas e micro empresas

Preocupada com o problema da geração exponencial de lixo e a falta de tratamento apropriado do material, a empresa CP Brasil Assessoria S/C Ltda vem desenvolvendo o projeto Ação Reciclagem. A iniciativa atua na coleta seletiva do lixo em condomínios residenciais e comerciais da capital paulista. Além da reciclagem de 21 toneladas de materiais por mês, a ação vem proporcionando geração de renda e empregos para a população de baixa renda – catadores de papel, metal, plástico e sucateiros em geral. (Valor Econômico, 27/8)

Fundação O Boticário financia novos projetos

A Fundação O Boticário de Proteção à Natureza receberá até o dia 31 de agosto inscrições para novas propostas de projetos de conservação do meio ambiente. A divulgação dos projetos selecionados será feita em dezembro. Os formulários podem ser obtidos pelo endereço eletrônico www.fundacaoboticario.org.br. Mais informações pelo tel. (41) 340-2636 ou [email protected] (Valor Econômico, 27/8)

2º Prêmio Balanço Social abre as inscrições

Estão abertas até o dia 29/08 as inscrições para a segunda edição do Prêmio Balanço Social, idealizado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec), Fundação Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Social(Fides), Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. As inscrições terminam em 29 de agosto. Informações pelo endereço eletrôncio www.premiobalançoscoial.org.br. (Valor Econômico, 27/8)

Estímulo para promover o desenvolvimento humano

Estão abertas as inscrições para a 7ª Edição do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo 2003/2004. Com a iniciativa, o Instituto Ayrton Senna pretende reconhecer e premiar profissionais de comunicação que abordem as questões da infância e juventude sob ótica do Desenvolvimento Humano. Informações pelo endereço www.senna.org.br (Valor Econômico, 27/8)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • A Gazeta
  • Banco Itaú
  • Banco Real
  • Banco Real ABN Amro
  • BankBoston
  • C&A
  • Comitê para a Democratização da Informática
  • CP Brasil Assessoria S/C Ltda
  • Embrear
  • Fundação Bradesco
  • Fundação Brasil Cidadão
  • Fundação Demócrito Rocha
  • Fundação Gustavo Kuerten
  • Fundação O Boticário de Proteção à Natureza
  • Fundação Semear
  • Furnas
  • Grupo Editorial Record
  • Instituto Akatu Pelo Consumo Consciente
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Instituto Telemar
  • Nestlé
  • Oldemburg Marketing Cultural
  • Petrobrás
  • Telemig
  • Usiminas
  • White Martins
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional