Quarta-feira, 27 de junho de 2001

Por: GIFE| Notícias| 27/06/2001

Projeto é uma preocupação de empresários

As entidades empresariais brasileiras não estão mais voltadas apenas para a defesa dos interesses das classes que representam. É crescente a sua preocupação social, o que resulta em misturas originais e criativas de metas de produtividade com práticas de boa conduta. Essa é a principal conclusão de um estudo feito por quatro professores do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que entrevistaram 66 organizações empresariais em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Ceará. (Meio Norte-PI, 27/6)

Atenção: inscrições para Prêmio Ethos de Jornalismo se encerram dia 7

As inscrições para o Prêmio Ethos de Jornalismo, que destaca os melhores trabalhos sobre o tema Empresas e Responsabilidade Social, foram prorrogadas até o dia 7/7. Podem concorrer jornalistas que tenham publicado matérias em jornal, revista, rádio, TV e fotojornalismo, entre setembro de 2000 e 20 de junho passado. Os vencedores ganharão uma viagem para Seattle (EUA), para participar da conferência sobre responsabilidade social, que acontece em novembro. (Andi)

Educação na Amazônia beneficia Região Norte

A empresa Raytheon, fornecedora de equipamentos de integração para o Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam), está financiando programas educacionais para o ensino fundamental nas regiões onde atua, favorecendo a comunidade. No Brasil, o projeto Educação na Amazônia está no terceiro ano de realização em Manaus, Belém e Porto Velho. Nesse período, 437 professores receberam capacitação específica, 127 escolas se integraram ao programa e 39.775 alunos foram beneficiados com ensino de qualidade nas três cidades. Em Manaus, cerca de 5,6 mil alunos de 13 escolas municipais participam ativamente do programa. O índice de repetência e evasão escolar baixaram consideravelmente. Segundo o gerente do programa, Diomar da Silveira, o projeto Amazônia na Educação tem a intenção de investir US$ 4 milhões no ensino durante cinco anos. (A Crítica-AM, p. C4, 27/6 – Dione Santana)

Unicef premia programas de incentivo à educação

Serão encerradas no próximo sábado, 30/6, as inscrições do Prêmio Itaú-Unicef – Educação e Participação 2001, promovido pela Fundação Itaú Social e o Unicef. O prêmio tem como objetivo identificar e incentivar programas educacionais de complementação ao ensino público desenvolvidos por ONGs. Serão distribuídos R$ 180 mil em prêmios. O tema deste ano é O Direito de Aprender. O objetivo é despertar a sociedade para a conquista de uma educação de qualidade que agregue diferentes espaços e projetos de aprendizagem. Regulamentos e fichas de inscrição podem ser retirados nas agências do Banco Itaú em todo o País. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone 0800-550341. (Diário da Amazônia, p. A7, 26/6)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Fundação Itaú Social
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Raytheon
  • O clipping Investimento Social Privado – Cobertura da Mídia é atualizado de segunda a sexta-feira. O informativo algumas vezes traz notícias veiculadas em dias anteriores devido ao atraso com que os jornais de regiões mais distante chegam a Brasília. Todos os títulos originais das matérias foram mantidos.

    Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional