Quarta-feira, 28 de março de 2001

Por: GIFE| Notícias| 28/03/2001

Empresas investem em aprendizado

O acirramento da competição empresarial tem levado o setor produtivo a investir na educação de seus funcionários. O resultado é que o número de matriculados no Sesi (Serviço Social da Indústria) aumentou de 150 mil em 97 para mais de um milhão no ano passado. Exemplo de empresas que investem na educação é a metalúrgica Bardella S.A, que ministra o curso PAI (Programa de Albetização Intensiva) dentro da própria sede. Para isso, a organização investe também em benefícios como alimentação e transporte para os que estudam depois do horário de trabalho.
(Folha de S. Paulo, Trainee, p. E4, 27/3)

Contribuição inibe investimentos em projetos sociais

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, José Nasser, declarou ontem que as empresas não mantêm mais programas sociais porque o Governo estaria tributando esses investimentos. Ele revelou que cada ação social, ainda que tenha um fundo filantrópico, obriga os empresários a contribuir com o Instituto Nacional da Seguridade Social. Segundo Nasser, um programa como o Bolsa-Escola, que deve ser votado pelo Congresso, teria adesão de grande parte do setor industrial se fossem tomadas iniciativas para não criar mais ônus, pois assim as empresas até desistem de criar programas de cunho social.
Iniciativa – A Amazônia Celular, no Amazonas, mantém hoje 68 bolsas-escola em Manaus. O valor repassado é de R$ 151 para as famílias das crianças que deixaram de trabalhar e hoje estão na escola. Desde outubro de 1999, a Amazônia Celular desenvolve o trabalho em parceria com a Missão Criança. Segundo o diretor regional da operadora, Jurandyr Maués, a iniciativa da empresa não se restringe apenas ao Amazonas, mas está acontecendo nos demais estados da Região Norte onde a empresa está presente. A organização ainda não recebeu a cobrança do INSS.
(Jornal do Commércio-AM, p.3, 27/3- Ana Goreth Antony)

Executivo voluntário

Foi lançada no Brasil a organização Caminhando Juntos, uma afiliada da United Way International, entidade que estimula o trabalho voluntário dos principais executivos das grandes empresas. Além do trabalho voluntário as empresas também farão doações em dinheiro. A meta é conquistar 30 empresas no primeiro ano de projeto e faturar US$ 1 milhão, que serão aplicados em projetos sociais. As companhias que aderiram ao projeto são: Alcoa, Citibank, DuPont, EDS, Enron, JP Morgan, Rohm and Haas, Morgan Stanley, Timkem Pinheiro Neto, Lund, Procter & Gamble e Transway.
(Valor Econômico, p. B2, 27/3)

Seminário para o Terceiro Setor

O Instituto para o desenvolvimento do Investimento Social (Idis) promove em São Paulo no dia 2/4, das 8h às 18h, no Teatro Alfa, Auditório B, o 1° Encontro sobre Investimento Social Comunitário: rumos para o desenvolvimento local. A presidente do Community Foundations of Canadá, Mônica Patten, falará sobre o futuro do investimento social comunitário no mundo. O diretor presidente da Fundação Abrinq e diretor do Instituto Ethos, Hélio Mattar, discursará sobre o papel do empresário no investimento social comunitário. A diretora do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Beatriz Azeredo, analisará o apoio do setor público ao setor privado e à sociedade civil.
(Valor Econômico, p. E2, 27/3)

InvestShop Voluntário

O portal financeiro InvestShop aproveitou a declaração de 2001 como o ano internacional do trabalho voluntário pela ONU e criou a página InvestShop Voluntário (www.investshop.com.br/hom/sld). O novo site oferece aos investidores a oportunidade de se engajarem em causas humanitárias. O objetivo é estimular os clientes a aderirem ao trabalho voluntário e também criar um comitê Voluntário InvestShop para incentivar os funcionários a participarem das atividades dos 35 centros voluntários do País. Camisetas do novo portal serão vendidas a funcionários e clientes e a renda será destinada às ONGs ligadas ao trabalho voluntário.
(Valor Econômico, p. D2, 27/3)

Ação Criança reforça o voluntariado,/b>

O Presidente de honra da Fundação Instituto Calfat-Salem, o empresário paulistano Carlos Eduardo Calfat-Salem, responsável pelo Programa Ação Criança, que tem como objetivo erradicar a desnutrição infantil no país e incentivar as empresas a garantir, por meio de doações e parcerias, alimentação para gestantes e crianças até sete anos declarou que é mais barato cuidar da saúde da população do que cuidar da população doente.
(Jornal do Commercio-PE, p. 18, 25/3 – Darlene Dalto)

Campanha doa livros para escolas pernambucanas

A terceira edição da Campanha do Livro Usado, uma parceria entre a Cruzada de Ação Social e a Livraria Modelo, foi considerada um grande sucesso de arrecadação. Cerca de 20 mil livros didáticos e paradidáticos foram doados durante a campanha, iniciada em dezembro do ano passado. Os exemplares, que incluem dicionários, enciclopédias e coleções, vão ajudar na educação de alunos carentes. Até o ano passado, os livros eram distribuídos em escolas da Região Metropolitana do Recife. Este ano, a idéia é levar o material arrecadado para estabelecimentos de ensino de todo o Estado, através da Secretaria Estadual de Educação.
(Folha d e Pernambuco, Grande Recife, p. 3, 27/03/01)

Itaú e Unicef financiam ensino fundamental

Secretários de educação do estado e dos municípios de Mato Grosso do Sul, juntamente com representantes de ONGs e de entidades sindicais e pesquisadores da área reuniram-se para uma discussão do projeto de melhoria do ensino fundamental no Estado. O evento faz parte do Programa Melhoria da Educação no Município, financiado pelo Banco Itaú e pelo Unicef, com apoio dos Dirigentes municipais de Educação (Undime) e Centro de Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
(Gazeta Mercantil, p. DF5, 26/3)

Crianças saem da rua para a universidade

O projeto ABCDinda, criado há sete anos por uma professora da Universidade Camilo Castelo Branco (SP), é exemplo para outras faculdades e instituições que atendem a crianças de sete a 15 anos no horário pós-escolar. O maior objetivo do projeto é a educação. No início, a professora ajudava crianças informalmente, sem autorização da faculdade. Depois, o projeto foi tomando forma e ganhou o apoio irrestrito da universidade. Sete anos depois, não só está bem-estruturado como estendeu seu atendimento a crianças, deficientes e idosos, mobilizando vários departamentos da universidade.
(Jornal da Tarde, p. 4D, 25/3)

Crianças terão atendimento odontológico gratuito

As crianças atendidas pelo Núcleo de Apoio ao Combate ao Câncer Infantil (Nacci),de Salvador, já estão recebendo atendimento odontológico gratuito. O serviço, idealizado pela dentista Celeste França, será oferecido semanalmente por voluntários da Uniom Odontologia – Unidade Odontológica Móvel em Salvador (BA).
(Correio da Bahia, Saúde, p. 5, 27/3 – Ana Carolina Araújo)

Programa Gestar

O Programa Gestar, do Fundescola, começa nos estados de Rondônia, Acre, Goiás e Mato Grosso, e nas cidades de Salvador, Bahia, e Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O Projeto objetiva a formação continuada de professores de 1a a 4a séries e tem como principal meta aumentar as taxas de aprovação dos alunos nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa.
(Informativo Fundescola)

Partida em benefício do Criança Esperança traz Ronaldinho de volta aos gramados

Afastado há quase um ano do futebol, Ronaldinho volta aos gramados em uma partida beneficente que reunirá grandes craques do futebol brasileiro e o atual campeão da Fórmula 1, Michael Schumacher, dia 28 de março, às 12h, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. A partida, organizada pela Rede Globo, com o apoio do Unicef, realiza o antigo sonho de Schumacher de jogar no Maracanã e terá toda renda revertida para a Campanha Criança Esperança. Os ex-técnicos da seleção brasileira Carlos Alberto Parreira e Zagallo vão-se encarregar dos treinos e da estratégia dos times. Os dois times terão também em sua escalação nomes como: Zico, Júnior, Roberto Dinamite, Jairzinho e Bebeto, e dos pilotos Jarno Trulli e Giancarlo Fisichella. Esses atletas dividirão o gramado com jovensque fazem parte dos projetos apoiados com recursos do Criança Esperança, no Rio de Janeiro. Desde sua criação, em 1986, a campanha, promovida pela Rede Globo de Televisão para o Unicef, já arrecadou 40,6 milhões de dólares que foram investidos em mais de 4.500 projetos, beneficiando mais de um milhão de crianças e adolescentes.
(Unicef)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Alcoa
  • Amazônia Celular
  • Banco Itaú
  • Bardella S.A
  • BNDES
  • Cenpec
  • Citibank
  • Comunnity Foundation of Canadá
  • DuPont
  • EDS
  • Enron
  • Fundação Abrinq
  • Fundação das indústrias do Estado do Amazonas
  • Fundescola
  • Instituto Academia do Desenvolvimento Social
  • Instituto Calfat-Salem
  • Instituto Ethos
  • Instituto para o Desenvolvimento Social
  • InvestShop
  • JP Morgan
  • Livraria Modelo
  • Lundi
  • Morgan Stanley
  • Procter & Gamble
  • Rede Globo
  • Rohm and Haas
  • Sesi
  • Tinkem Pinheiro Neto
  • Transway
  • United Way Institute
  • Uniom
  • Undime
  • Unicef
  • Universidade Camilo Castelo Branco
  • O termo menor é utilizado nas notas desta publicação (sempre em itálico e procedido de sic) com o objetivo de reproduzir com o máximo de fidelidade os textos e títulos publicados pelos jornais e revistas. Esta palavra, apesar de ser normalmente utilizada como abreviação de menor de idade, foi banida do vocabulário de quem defende os direitos da infância, pois remete à doutrina da situação irregular ou do direito penal do menor, ambas revogadas. Além disso, possui carga preconceituosa por quase sempre se referir apenas a crianças e adolescentes infratores ou em situação de risco. Os termos adequados são criança, adolescente, menino e menina.

    O clipping Investimento Social Privado – Cobertura da Mídia é atualizado de segunda a sexta-feira. O informativo algumas vezes traz notícias veiculadas em dias anteriores devido ao atraso com que os jornais de regiões mais distante chegam a Brasília. Todos os títulos originais das matérias foram mantidos.

    Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional