Quarta-feira, 28 de novembro de 2001

Por: GIFE| Notícias| 28/11/2001

Entidades recebem hoje Prêmio Itaú-Unicef

Quatro ONGs vencedoras do Prêmio Itaú-Unicef – Educação e Participação 2001, um destaque especial do júri e dez entidades escolhidas como menção honrosa estarão reunidas hoje em um evento organizado no Hotel Paulista Wall Street. Os responsáveis por essas instituições apresentarão seus programas sociais de educação para crianças e adolescentes. O evento antecede a entrega da premiação, às 19 horas, no Credicard Hall, com a presença do ministro da Educação, Paulo Renato Souza, e de Renato Aragão, embaixador do Unicef no Brasil.
Rio de Janeiro – A principal vencedora, a Fase (Federação de Órgão Para Educação Social), de São João de Meriti (RJ), atende 1.600 crianças e adolescentes. A ONG oferece atividades educacionais, culturais, esportivas de formação para a cidadania, além de assistência social. As outras três ONGs vencedoras são de Pernambuco, Bahia e Pará. As entidades vão dividir o prêmio de R$ 180 mil. (Folha de S. Paulo, p. C4, 28/11)
Recife – O Centro das Mulheres do Cabo, de Recife, é uma das instituições que recebe hoje o prêmio. O projeto da entidade venceu na categoria Ações Complementares à Escola, deixando para trás 557 concorrentes de todo o país. Mais de 200 jovens do Cabo de Santo Agostinho estão sendo beneficiados. Eles atuam como divulgadores do Estatuto da Criança e do Adolescente. (Diário de Pernambuco, Vida Urbana, p. 4, 27/11)

Projeto flexibiliza doações de Imposto de Renda

As doações de parte do Imposto de Renda devido a fundos para crianças e adolescentes poderão ser deduzidas no ano de entrega da declaração da pessoa física. O projeto de lei nº 1.300/99, aprovado semana passada na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, prevê ainda que, no caso das empresas, a dedução pode ser feita no pagamento da primeira cota ou cota-única do IR. Esta semana, o projeto será analisado na Comissão de Finanças e Tributação. De lá, o projeto segue para a Comissão de Constituiçã o e Justiça. (Gazeta Mercantil, p. A11, 23/11)

HP investe na Associação Meninos do Morumbi

A HP, companhia de tecnologia e informática, inaugurou ontem o Garagem Digital, um projeto que vai beneficiar a entidade Meninos do Morumbi e que pretende ser o carro-chefe da atuação social da empresa no país. O Garagem Digital, realizado em parceria com a Fundação Abrinq e a Associação Cidade Escola Aprendiz, vai atender 120 jovens de 14 a 24 anos da Associação Meninos do Morumbi, uma ONG que utiliza a música para trabalhar com crianças carentes. Os jovens selecionados vão montar um portal musical na Internet, unindo arte e informática. (Valor Econômico, p. B2, 28/11 – Marcelo Lojudice)

Parceiros do Jaguaré inauguram casa de assistência educacional

A Associação Parceiros do Jaguaré, na capital paulista, irá inaugurar sexta-feira sua primeira casa destinada a oferecer assistência educacional às crianças e adolescentes da comunidade local. A iniciativa é fruto da parceria entre o Valor, a Editora Globo, a Ferroban, a Bunge Alimentos, a Helicidade, a Minidi Pedroso/Associação Constelação, ADP do Brasil, Associação Nova Leopoldina e a Prefeitura de São Paulo. A Associação vai montar 12 casas, todas localizadas no bairro do Jaguaré, para atender cerca de 500 crianças e adolescentes ao todo. Vânia Weber, diretora administrativa da Editora Globo, calcula que cada unidade deve receber investimentos em torno de R$ 11 mil apenas em obras de engenharia civil. (Valor Econômico, p. B2, 28/11)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Banco Itaú
  • Unicef
  • HP
  • Fundação Abrinq
  • Associação Cidade Escola Aprendiz
  • Jornal Valor Econômico
  • Editora Globo
  • Ferroban
  • Bunge Alimentos
  • Helicidade
  • Minidi Pedroso/Associação Constelação
  • ADP do Brasil
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional