Quarta-feira, 3 de abril de 2002
Por: GIFE| Notícias| 03/04/2002Muito além dos limites do mundo corporativo
Cerca de 400 empresários e líderes de institutos, fundações privadas e ONGs de todo o Brasil estarão reunidos entre os dias 24 e 26/4, em Fortaleza, durante o II Congresso Nacional sobre Investimento Social Privado para discutir A articulação entre o público e o privado na construção de uma nova ordem social. O evento é organizado pelo Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) e a Fundação Demócrito Rocha. O Congresso tem como principal objetivo debater, consolidar e disseminar os conceitos e práticas do investimento social privado no Brasil, possibilitando a troca de informações e de tecnologias sociais empregadas pela iniciativa privada no desenvolvimento de projetos sociais. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 433-8464. (O Povo-CE-CE, p. 23, 31/3)
Abrinq vai fazer o mapa da criança no país
Ninguém discorda que o Brasil temgraves problemas sociais. Sabendo o tamanho deles, no entanto, pode-se ter a noção do tamanho das soluções e até descobrir que, na verdade, eles pareciam muito maiores do que eram. Seguindo esse princípio, a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança lançou ontem, durante seminário para prefeitos e secretários municipais em São Paulo, o Mapa da Criança e do Adolescente. A idéia é dar instrumentos técnicos aos municípios para que conheçam a situação de sua população infanto-juvenil e, mediante indicadores sociais, se organizem e tracem metas para transformar sua realidade em saúde, educação, assistência social e participação em conselhos. Se um prefeito sabe que tem 10 mil crianças sem educação infantil em seu município, sabe também o quanto precisa investir para mandá-las para a escola. Se não, pode pensar: ah, são tantas, é tão difícil, que nem vou tentar, explica o diretor-presidente da Abrinq, Helio Mattar. (O Estado de S. Paulo, p. A14, 3/4 – Luciana Garbin)
Administrador fala sobre papel social das empresas
A imagem de empresa cidadã pode influenciar na decisão do consumidor na hora da compra. Essa será uma das questões discutidas hoje, em Salvador, pelo administrador Sergio Cezar de Azevedo no seminário Uma abordagem empreendedora para o terceiro setor, promovido pela Faculdade Adventista da Bahia. Segundo Sergio, quando as organizações se engajam em um projeto social, elas valorizam sua marca. (Correio da Bahia, p. Aqui Salvador 4, 2/4)
Unibanco e Abrinq discutem parceria
O Unibanco e a Fundação Abrinq fizeram, no dia 1/4, um balanço sobre a parceria das instituições, que já dura cinco anos e direciona recursos para ações de mobilização social, voltadas para o atendimento de crianças e adolescentes. No encontro, representantes do banco entregaram R$ 82 mil à Fundação. Esse é o valor da contribuição do cartão Varig Unibanco Platinum Mastercard, lançado em 2001, à Abrinq. A parceria contempla ainda os cartões Pelé e Fundação Abrinq. (Folha de S. Paulo, p. C3, 1/4)
Infância e adolescência na mídia
Em artigo, Claudio Thomas, editor-chefe do jornal Diário Catarinense, discorre sobre o resultado da pesquisa Infância na Mídia, uma realização da ANDI – Agência de Notícias dos Direitos da Infância e do Instituto Ayrton Senna e apoio do Unicef, do Instituto WCF-Brasil e da Fundación Arcor. Dos 49 jornais pesquisados, 43 publicaram mais matérias em 2001 do que em 2000. O Diário Catarinense está entre eles, na 34a posição, com a veiculação de 1.256 notícias. O jornal também aparece com destaque na cobertura de cidadania empresarial. Em 2001, os 49 jornais e as 10 revistas monitoradas pela ANDI publicaram 1.404 matérias sobre o tema. O Diário aparece entre os 10 veículos que mais dedicaram reportagens ao assunto. (Diário Catarinense, p. 2, 31/3)
Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:-