Quarta-feira, 30 de julho de 2003

Por: GIFE| Notícias| 30/07/2003

Coteminas inaugura escola

Foi inaugurada ontem, em São Gonçalo (RN), mais uma escola do Programa Formare, cujo objetivo é levar educação a jovens oriundos de famílias de baixa renda. A unidade, que será mantida pelo Grupo Coteminas, é a primeira de toda a região nordeste. Atualmente, a rede Formare desenvolve trabalhos em 30 unidades mantidas por grupos como Gradiente, Metal Leve, Bardella, Siemens e Perdigão. (Hoje em Dia, 30/7)

Caravana do Rali dos Sertões ajuda comunidades carentes

A caravana Rali dos Sertões, terceira maior prova off-road do planeta, adotou a ação social como prática. Comunidades carentes de estados que cortam o percurso da prova (que vai de Goiânia, Goiás, a São Luís, no Maranhão) foram mapeadas para serem alvo de ações que envolvem a doação de mais de 20 mil livros para escolas, campanhas de incentivo à vacinação e distribuição de alimentos, roupas e remédios. Pioneiro nesse tipo de prática, o Rali dos Sertões conta com a parceria do Instituto Criança é Vida. (Zero Hora, Olavo Moraes; Diário Catarinense, 30/7)

Parceira fortalece Conselhos

A Fundação Telefônica e o Conselho Municipal para os Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Aracaju (SE) lançaram parceria que irá implementar e ampliar a atuação do projeto Rede Cidade Criança de Aracaju. Coordenado pela CMDCA, em conjunto com entidades locais de atendimento a criança e ao adolescente, o Rede Cidade Criança de Aracaju iniciou seus trabalhos em 2001, atuando na proteção aos jovens em situação de risco social. Com o apoio da Fundação Telefônica, 32 unidades do projeto que não dispunham de computadores e softwares para conexão, serão atendidas. A ação integra o Programa ProDireitos, desenvolvido pela Fundação Telefônica, cujo objetivo é auxiliar projetos voltados à promoção social. (Revista Conexão Social, ano IV, nº 11, junho/julho)

Os desafios cotidianos da Fundação Pescar

Em artigo, o engenheiro Sérgio Coelho da Silva, diretor presidente do Consórcio Univias e conselheiro curador da Fundação Projeto Pescar, fala do II Seminário Nacional de Qualificação e Desenvolvimento para Professores da Rede Projeto Pescar, realizado em Salvador do Sul (RS) entre os dias 19 e 22 de maio deste ano. Coelho da Silva relata que a família foi o foco principal dos debates realizados no encontro, onde os participantes mergulharam em questões culturais, sociais, legais e afetivas. Atualmente, a Rede de Escolas Pescar mantém 55 unidades de atuação, que têm por objetivo primordial oferecer horizontes novos e promissores a quem vive na tênue linha da exclusão e da miséria. (Revista Conexão Social, ano IV, nº 11, junho/julho)

Espetáculo para o lançamento do McDia Feliz 2003

O Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul inovou no lançamento da campanha McDia Feliz 2003 em Porto Alegre. Uma festa circense marcou a estréia da campanha, promovida pela cadeia McDonald′s, na figura do Instituto Ronald McDonald. O evento, marcado para o dia 16 de agosto, irá reverter a renda obtida com a venda do sanduíche Big Mac, menos impostos, em prol do combate ao câncer infantil. (Revista Conexão Social, ano IV, nº 11, junho/julho)

Informática e voluntarismo para superar a dificuldades

A Data Control está utilizando a informática para ajudar crianças e adolescentes das regiões pobres de Bento Gonçalves (RS) a entrarem no mercado de trabalho. A empresa oferece aulas de reforço escolar para jovens entre 4 e 16 anos, além de garantir recursos físicos e humanos para o ensino da informática. (Revista Conexão Social, ano IV, nº 11, junho/julho)

Protagonismo

Encarando o protagonismo juvenil como uma forma digna de educação para o exercício pleno da cidadania, a Fundação Casemiro Bruno Kurtz, em parceria com a Unimed – Porto Alegre, irá apoiar jovens para realização de um documentário sobre drogas, sexualidade, escola, adolescência e família. O material será utilizado em palestras e debates que adolescentes farão nas escolas da comunidade. (Revista Conexão Social, ano IV, nº 11, junho/julho)

Fórum debate os três setores

Pelo terceiro ano consecutivo, a Azaléia e a Copesul realizaram o III Fórum de Responsabilidade Social, em Porto Alegre (RS). Nessa edição, o tema foi a articulação entre governos, ONGs e empresas como fator de sucesso das ações de responsabilidade social. O evento reuniu políticos, gestores de organizações não-governamentais e empresários. (Revista Conexão Social, ano IV, nº 11, junho/julho)

Consciência social reforça as ações da Ipiranga

Listada entre os dez maiores grupos empresariais brasileiros em faturamento, a Ipiranga mantém como marca da organização o investimento em seu público e a forte atuação social. Desde sua fundação, há 65 anos, a empresa se relaciona com a comunidade na qual está inserida. Somente no ano passado, quase R$ 5 milhões foram investidos em programas assistenciais, culturais e educativos. Entre as ações adotadas estão o apoio à Associação Beneficente São Martinho, que trabalha com programas educacionais dirigidos a meninos e meninas do Rio de Janeiro, e a participação no Projeto Pescar, que já educou e profissionalizou mais de sete mil jovens em 27 anos de atuação. (Revista Conexão Social, ano IV, nº 11, junho/julho)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Azaléia
  • Bardella
  • Consórcio Univias
  • Copesul
  • Data Control
  • Fundação Casemiro Bruno Kurtz
  • Fundação Projeto Pescar
  • Fundação Telefônica
  • Gradiente
  • Grupo Coteminas
  • Ipiranga
  • McDonald′s
  • Metal Leve
  • Perdigão
  • Siemens
  • Unimed – Porto Alegre
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional