Quarta-feira, 31 de outubro de 2001

Por: GIFE| Notícias| 31/10/2001

Prêmio especial

Em editorial, a revista Amanhã afirma que a noite de 9/10 teve um significado ímpar para o veículo. Ao fim de um longo suspense, o Instituto Ethos revelou os vencedores do Prêmio Ethos de Jornalismo. Segundo a Amanhã, não foi nada fácil ficar entre as cinco finalistas da categoria Revista e muito mais difícil ainda foi obter o primeiro lugar com a reportagem Cidadão Digital, capa da edição de fevereiro. (Revista Amanhã, p. 5, outubro/2001)

A hora de ser humano

Em artigo, o deputado federal Emerson Kapaz (PPS/SP) e o diretor presidente do Instituto Ethos, Oded Grajew, afirmam que a guerra no Afeganistão e o terrorismo bacteriológico desbancaram do noticiário um fato igualmente assustador: o racismo e a intolerância religiosa eclodiram novamente. Segundo os articulistas, tanto no sistema de valores do fundamentalismo fanatizado como na sofisticação tecnológica do mundo ocidental, a vida humana perde a importância. É neste quadro que ganham força o traficante idolatrado por garotos da periferia, o terrorista amado pelos meninos miseráveis que já nasceram excluídos de uma existência digna, o político que prega a expulsão dos imigrantes ou o governante que lança seu país em conflitos éticos. Kapaz e Grajew afirmam ainda que é o momento de resistir a partir de uma profunda reflexão sobre o que está ocorrendo. Independente de crença, raça, cor, sexo, tradições, objetivos econômicos e políticos, qual é a responsabilidade comum a toda a humanidade? Eles finalizam dizendo que o maior desafio que o homem tem pela frente é como ser humano, em todos os sentidos, reconstruindo o mundo para torná-lo habitável e digno para nós e nossos filhos. Caso contrário, nada valerá a pena. (O Globo, p. 7, 31/10)

Responsabilidade Social

As empresas brasileiras estão demonstrando crescente preocupação com as questões sociais. A conclusão é de um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que revela que 59% das organizações realizam algum tipo de ação social não obrigatória vol tada para a comunidade e 65% delas têm programas dirigidos para seus funcionários. Minas Gerais lidera o ranking dos estados cujas empresas mais exercem ações de responsabilidade social. (O Tempo-MG, p. 8, 30/10)

Programa prepara crianças cegas para a escola regular

O programa Bem Viver da Associação de Pais e Amigos dos Portadores de Deficiência Visuais e Associados (Adapv), de Belo Horizonte, foi escolhido como um dos finalistas do Prêmio Itaú Unicef – Educação e Participação 2001. Hoje o programa atende 250 crianças cegas ou com um grau muito baixo de visão, quase todas de famílias de baixa renda. A entidade trabalha com o objetivo de que as crianças sejam aceitas pelas escolas regulares. (Diário da Tarde-MG, Cidades, p. 1, 27/10)

Projeto Axé ganha prêmio por combater a exclusão social

O Projeto Axé foi o vencedor do Prêmio Fundação Ruben Berta, destinado a trabalhos voltados ao combate à exclusão social no país. A instituição, que trabalha com arte e educação de jovens em situação de risco, recebeu um troféu e um prêmio no valor de R$10 mil, além de duas passagens aéreas ida e volta para qualquer lugar do Brasil. O Axé foi selecionado entre cinco projetos, três deles de Salvador. Entre os finalistas estavam o Pracatum Ação Social, Projeto Educação e Trabalho-Osid e Projeto Axé (os três da Bahia), o Projeto Pescar (do Rio Grande do Sul) e o Sorri-Campinas (de São Paulo). O Prêmio Fundação Ruben Berta foi instituído no ano passado e entregue pela primeira vez na sexta-feira, dia 26, durante almoço que reuniu os diretores das entidades finalistas na sede da Varig, no Rio de Janeiro. (Correio da Bahia, 30/10)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Revista Amanhã
  • Fundação Itaú Social
  • Fundação Ruben Berta
  • Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea)
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional