Quarta-feira, 4 de junho de 2003

Por: GIFE| Notícias| 04/06/2003

Computação gráfica popular

Foi lançado na última sexta-feira (29/5), no Rio de Janeiro, a escola de arte e tecnologia Kabum. A iniciativa conta com o apoio do Instituto Telemar, da Unesco e do grupo Spectaculu – Escola Fábrica de Espetáculo. O projeto oferecerá cursos gratuitos de design, computação gráfica, vídeo e fotografia para 45 jovens que vieram de 26 comunidades pobres. A escola abriga um cybercafé, uma ilha de edição e uma sala de computação gráfica equipada com iMacs de 800 MHz. A primeira turma terá aulas diárias, com formação em um ano e meio de curso. Os coordenadores pretendem levar o projeto para outras cidades do Brasil. (O Dia, 4/6)

Legado de Oswaldo Cruz no Projeto Memória

O Projeto Memória, que tem como objetivo informar os estudantes sobre a história do médico Oswaldo Cruz, é uma iniciativa inédita. O programa que conta com o apoio da Fundação Banco do Brasil e Fundação Odebrecht já visitou 13 instituições de ensino no Rio Grande do Norte. Os organizadores levam para as escolas uma exposição itinerante, denominada Oswaldo Cruz, o médico do Brasil, acompanhada de cartazes e manuais de orientação aos professores para melhor instruir os adolescentes . (Diário de Natal, 4/6)

Crianças de Horizonte ganham nova escola

Foi inaugurado na semana passada no distrito de Horizonte, em Fortaleza (CE), o Centro de Educação Infantil Senhora Sant′Ana. A escola beneficiará 120 crianças, de 2 a 5 anos, da comunidade de Catolé. O projeto é uma parceria entre a Santana Textil do Brasil, a Prefeitura de Horizonte e Associação José Luiz da Silva. O centro conta com duas salas de aula, refeitório, cantina, secretaria e banheiros. Até agosto, a escola também estará funcionando pela noite para alfabetizar adultos de Catolé. (Diário do Nordeste, 4/6)

Participação familiar será adotada em hospitais do país

A Fundação Abrinq assinou ontem (3/6) uma parceria com o Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba (PR), para sistematizar e disseminar o projeto Família Participante. O programa de acompanhamento familiar em tempo integral para crianças e adolescentes internados vai se tornar modelo para hospitais pediátricos de todo país. O objetivo da iniciativa é promover um envolvimento maior da família no processo de recuperação dos pacientes. (Gazeta do Povo, Patrícia Künzel, 4/6)

Incentivos

A Fundação Abrinq, por meio do Programa Empresa Amiga da Criança, fará hoje (4/6), em Natal (RN), o lançamento da publicação Incentivos fiscais em benefício de crianças e adolescentes. O evento conta com o apoio do Natal Voluntários. (Tribuna do Norte, Luís Antônio Felipe, 4/6)

Coelba investiu R$ 24 mi em ações sociais em 2002

A Companhia de Energia Elétrica da Bahia (Coelba) divulgou na segunda-feira (2/6) seu balanço social e ambiental de 2002. A concessionária noticiou que investiu R$ 24,6 milhões em ações de responsabilidade social. A empresa patrocinou ações da Obras Sociais de Irmã Dulce, Organização Auxílio Fraterno e do Hospital Aristides Maltez. Além disso, direcionou recursos para o Projeto Axé e Circo Picolino, Programa Jovem Cidadão, que oferecem a jovens de 14 a 17 anos a primeira oportunidade de trabalho formal, e para o projeto Todo Mundo Vai ao Circo, da Escola Picolino de Artes do Circo. A ação tem como objetivo difundir a arte circense entre alunos de 1ª a 4ª séries de escolas municipais, estaduais e comunitárias de Salvador. (Meio Norte, 4/6)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Companhia de Energia Elétrica da Bahia (Coleba)
  • Fundação Abrinq
  • Fundação Banco do Brasil
  • Fundação Odebrecht
  • Instituto Telemar
  • Santana Textil do Brasil
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional