Quarta-feira, 6 de novembro de 2002

Por: GIFE| Notícias| 06/11/2002

Ongs na Justiça

Representantes do Vera Institute of Justice e da Fundação Ford, ambas dos Estados Unidos, se reuniram ontem no Rio de Janeiro com o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiro (AMB), Claudio Baldino Maciel, para discutir a possibilidade de investir no Judiciário brasileiro. As instituições querem desenvolver programas que permitam a ampliação do acesso à Justiça e a agilização dos processos. Da reunião criou-se um grupo de trabalho que vai debater o assunto e planejar ações. (Valor Econômico, p. E1, 6/11)

Escolas do Paraná ganham bibliotecas

Foi inaugurada ontem, em Balsa Nova (PR), a primeira biblioteca apoiada pela Petrobras, dentro do Programa Leitura Compartilhada. O acervo vai contar, inicialmente, com mais de 1.200 livros de literatura brasileira voltados ao público infanto-juvenil. Nos próximos dia 8 e 12 de novembro mais duas bibliotecas serão inauguradas, uma em Contenda (PR) e outra em Araucária (PR). O programa está sendo desenvolvido em 72 escolas públicas das três cidades paranaenses. (Valor Econômico, p.9, 6/11)

Prêmio estimula crianças a ler e escrever

Escrevendo o Futuro é o prêmio da Fundação Itaú Social, que incentiva crianças a ler e escrever. Ontem, a fundação reuniu no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte (MG), 36 crianças e 36 professores de 29 cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. Hoje, os participantes realizam oficinas de socialização, integração e incentivo ao desenvolvimento da escrita e da leitura. Os vencedores receberão um computador e uma bolsa de estudos para o ensino superior. As oficinas regionais de escrita acontecem também em Salvador, Goiânia, Manaus e Curitiba. (Estado de Minas, p. 26, 5/11)

Projeto Tom Pantanal chega ao Amazonas

O projeto que tem como objetivo preservar o Pantanal Matogrossense será inserido no conteúdo programático das escolas da rede estadual de ensino do Amazonas. O Tom do Pantanal foi apresentado, no dia 4 de novembro, a diretores de 30 escolas da cidade de Manaus (AM). O projeto é uma parceria entre Furnas Centrais Elétricas, Instituto Antônio Carlos Jobim, Fundação Roberto Marinho, e será desenvolvido nas escolas com o apoio da Secretaria Estadual de Educação e Qualidade de Ensino. O Tom Pantanal trabalha a educação ambiental utilizando a obra do compositor Tom Jobim nas aulas do ensino fundamental. Tendo como tema principal o Pantanal Mato-Grossense, o projeto aborda os aspectos socioambientais como a flora, fauna, pesca, cultura regional e o ecoturismo. (Amazonas em Tempo, p. B5, 5/11)

Empresa realiza ação solidária

A empresa de fabricação de móveis Politorno, de Bento Gonçalves (RS), mobilizou 47 funcionários para a segunda edição do Ação Solidária. Os empregados abriram mão do pagamento do dia para trabalhar na produção de 350 armários que serão doados para instituições de caridade. No ano passado, foram distribuídos pelo projeto 500 berços. (Zero Hora, ZHComunidade, p. 3, 4/11)

Adote um sorriso

A Fundação Abrinq Pelos Diretos da Criança e do Adolescente, a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, a Fundação Semear e o Instituto Ayrton Senna assinaram um termo de reedição no Rio Grande do Sul do Programa Adotei um Sorriso. No programa, dentistas atendem voluntariamente crianças e adolescentes encaminhados por organizações sociais. Cada profissional fica responsável por cuidar da saúde bucal de um jovem de baixa renda, pelo menos até ele completar 18 anos. (Zero Hora, ZHComunidade, p. 6, 4/11)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Fundação Abrinq Pelos Diretos da Criança e do Adolescente
  • Fundação Ford
  • Fundação Itaú Social
  • Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho
  • Fundação Roberto Marinho
  • Fundação Semear
  • Furnas Centrais Elétricas
  • Instituto Ayrton Senna
  • Politorno
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional