Quarta-feira, 7 de novembro de 2001

Por: GIFE| Notícias| 07/11/2001

Esvaziada conferência sobre ação social

Em meio a um estado de alerta máximo decretado pelo secretário de Defesa, Donald Rumsfeld, a Conferência Anual do Business for the Social Responsability, uma organização que reúne 1,4 mil corporações empresariais de vários setores, começa hoje ofuscada. Quinhentos dos 1,2 mil participantes inscritos cancelaram a viagem para Seattle, onde participariam do evento que pretende debater o tema Aprendendo para o Futuro entre hoje e sexta-feira. O presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Oded Grajew, desistiu de participar da conferência mundial em razão dos riscos de um ataque terrorista. (Gazeta Mercantil, p. A-10, 7/11 – Agnaldo Brito)

Projeto beneficia crianças em Santa Maria-BA

Crianças e adolescentes do município de Santa Maria da Vitória (BA) com idade entre 7 e 17 anos estão sendo beneficiadas pelo Programa de Integração AABB Comunidade. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura e a Fundação Banco do Brasil e atende 100 meninos e meninas de baixa renda. O projeto oferece atividades esportivas, acompanhamento pedagógico e aulas de reforço escolar, alimentação, noções de higiene, cidadania e socialização e tem como objetivo evitar a evasão e repetência escolar. Das vagas existentes, 25% são destinadas a jovens que saíram da escola ou que ainda não se matricularam. (A Tarde-BA, p. Municípios capa, 6/11 – Jessé Olympio)

Projeto da Abrinq promove leitura em hospitais

O projeto Biblioteca Viva, desenvolvido pela Fundação Abrinq em hospitais, fará parte da política pública do Ministério da Saúde para o próximo ano. Para isso, foi celebrado novo convênio do ministério com a fundação e o Citibank, que apoia o projeto iniciado há um ano. Até dezembro, cerca de 64 mil crianças deverão participar das leituras promovidas por profissionais de saúde e voluntários. O número equivale a 17% de todo o atendimento infantil nos cinco hospitais da etapa experimental. Nossa idéia é fazer uma disseminação pelos hospitais da rede pública, afirma Ana Maria Wilheim, superintendente da Abrinq. (Folha de S. Paulo, p. C3, 5/11)

Feito à mão

A Fundação Bradesco, em parceria com o Canal Futura, produziu uma série de programas para transmitir conhecimentos sobre artesanato. Batizada de Feito à Mão, a série começa a ser exibida a partir de 26/11 e irá ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h20 e 17h20. A intenção é atualizar e qualificar artesãos e profissionais liberais. (PEGN, p. 11, novembro/2001)

Entidade que defende o lazer infantil ganha Prêmio Itaú-Unicef

Há dois anos a Federação de Órgãos para a Assistência Social e Educacional (Fase) tenta garantir o direito de ser criança aos menores (sic) da periferia de São João do Meriti, na Baixada Fluminense. A entidade é a responsável por coordenar o Clube da Cidadania Infanto-Juvenil e Direito à Educação. Agora, os R$ 60 mil que receberá como a grande vencedora do ano do Prêmio Itaú-Unicef – Educação e Participação 2001 vai ajudá-la a melhorar e expandir essa idéia. O projeto atende a 1.600 crianças e adolescentes com idades entre três e 17 anos e oferece atividades de recreação, arte, música, reforço escolar, entre outras. (O Estado de S. Paulo, p. A14, 31/10 – Renata Cafardo; Valor Econômico, p. B2, 7/11)

Piauí recebe prêmio em Educação

Este ano o Piauí teve um vencedor no Prêmio Qualidade na Educação Infantil 2001. Foi a professora Osmarina Teixeira do município Pedro II. A premiação objetiva valorizar e difundir experiências pedagógicas relevantes praticadas por professores de educação infantil. O projeto de Osmarina mostrou às crianças de 4 a 6 anos a importância dos cuidados com a natureza. O prêmio é promovido por meio de uma parceria entre a Fundação Orsa e o Ministério da Educação. (Meio Norte-PI, p. 4, 1/11)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Fundação Abrinq
  • Fundação Banco do Brasil
  • Fundação Bradesco
  • Fundação Itaú Social
  • Fundação Orsa
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional