Quarta-feira, 9 de janeiro de 2002

Por: GIFE| Notícias| 09/01/2002

Concurso Cidadão 21 pretende estimular arte-educação

Desenvolver a educação infantil e juvenil por meio da arte. É esse o objetivo do Instituto Ayrton Senna (IAS) e da Embratel com o Concurso Cidadão 21 – Arte. Existente desde 1999, o programa deve mobilizar – em sua primeira edição como concurso – por volta de 800 ONGs ligadas à educação de crianças e jovens de baixa renda nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, há pelo menos um ano. O programa financiará com até R$ 60 mil ações educativas em arte de cada instituição selecionada, durante doze meses – dependendo da qualidade dos programas escolhidos, do número de atendidos direta e indiretamente e da capacidade da equipe para criar e produzir conhecimento. Durante esse período, as organizações selecionadas receberão assessoria de técnicos do IAS e participarão de oficinas e encontros para mostrarem o desenvolvimento de seus projetos. O trabalho com o instituto tem agradado às instituições que já vêm trabalhando no programa. Além do apoio financeiro da Embratel, as instituições selecionadas receberão visitas de técnicos durante a execução do projeto e poderão associar seu nome ao do Instituto, o que facilita a obtenção de recursos futuros, dada a credibilidade do parceiro. A duração dos contratos vai de julho de 2002 a junho de 2003. (Revista do Terceiro Setor, 9/1)

Belgo Mineira distribui Kits a alunos

A empresa Belgo Mineira distribuiu, nesse final de ano, o Kit Escolar 2002. Foram entregues 10 mil kits, diferenciados em quatro categorias: alunos da pré-escola, da 1ª à 4ª séries e da 5ª à 8ª séries, segundo grau e supletivo. Constam dos kits materiais como cadernos brochurão, espiral e universitário, pacote de papel A-4, caixa de lápis de cor, tesoura, canetas, lápis, lapiseira, réguas e mochila. (O Tempo-MG-MG, Opinião, p.8, 8/1)

Prêmio Racine 2002 recebe trabalhos e artigos

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Racine 2002, uma iniciativa criada em 1998 pelo Grupo Racine, de São Paulo, para identificar e valorizar ações transformadoras na área da saúde. Podem participar empresas da iniciativa privada e entidades que tenham realizado campanhas, eventos, projetos, programas ou políticas sociais, culturais, educacionais, assisten ciais, recreativas ou esportivas para promoção, recuperação ou educação em saúde. Jornalistas com artigos publicados sobre o setor também podem se inscrever. A primeira etapa de inscrições já começou e vai até o dia 10 de fevereiro de 2002. Mais informações, inclusive sobre como obter o formulário de inscrição, podem ser obtidas pelo email [email protected]. (Revista do Terceiro Setor, 9/1)
Cartões de Natal ajudam ensino público

A fim de conseguir recursos para seu programa Crer para Ver, a Fundação Abrinq e a Natura, por intermédio de consultoras desta última, estão vendendo cartões de Natal exclusivos feitos por artistas, fotógrafos, publicitários, fornecedores e colaboradores. O programa pretende melhorar a qualidade do ensino público no Brasil, apoiando financeiramente projetos com esse objetivo. Os cartões podem ser vistos no site http://www.fundabrinq.org.br/crerparaver/como(Revista do Terceiro Setor, 9/1)

Viva Rio seleciona bibliotecas para Programa de Democratização da Informática

O Viva Rio está selecionando bibliotecas em funcionamento, no estado do Rio de Janeiro, que estejam interessadas em participar do Programa de Democratização da Informática. O objetivo é formar uma rede de 500 bibliotecas parceiras que se habilitem a receber, gratuitamente, entre seis e 12 computadores, conexão à Internet, scanner e impressora, além da manutenção destes equipamentos durante cinco anos. A iniciativa é vinculada ao Programa Biblioteca FUST (Fundo para a Universalização do Sistema de Telecomunicações), do Ministério das Comunicações, e envolve também o Ministério da Ciência e Tecnologia e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Para participar do programa, a biblioteca precisa ter um acervo de, pelo menos, 500 volumes catalogados até o dia 31 de janeiro, espaço mínimo de 25 metros quadrados para instalação dos equipamentos, além de fornecer acesso livre à população. (Revista do Terceiro Setor, 9/1)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Belgo Mineira
  • Instituto Ayrton Senna (IAS)
  • Embratel
  • Grupo Racine
  • Fundação Abrinq
  • Natura
  • Viva Rio
  • Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional