Quarta-feira, 9 de julho de 2003

Por: GIFE| Notícias| 09/07/2003

Presente e o futuro

A ANDI (Agência de Notícias dos Direitos da Infância) acaba de lançar quatro volumes da série Mídia e mobilização social. As publicações fazem um levantamento e uma análise crítica do que é veiculado pela mídia e oferecem artigos e entrevistas com jornalistas, cientistas e professores. O objetivo é contribuir para a superação das deficiências existentes, valorizando a atuação dos profissionais com responsabilidade social e chamando a atenção para a complexidade de nossos problemas. A obra faz ainda um alerta para o catastrofismo que, não raro, desestimula e imobiliza. A realização é da ANDI, do Unicef e da Cortez Editora e conta com apoiadores como a W.K.Kellogg Foundation e o Instituto Ayrton Senna. Mais informações no site da Andi (www.andi.org.br). (Diário Catarinense, Eglê Malheiros, 9/7)

Projeto construído passo a passo

A Fundação Cultural de Jandaia do Sul (Funartejan) lança, hoje, o projeto Espetáculos de Dança, uma iniciativa que levará a dança de rua, o balé e a dança folclórica a alunos da rede pública de ensino e a moradores de um núcleo residencial formado por famílias transferidas de uma antiga favela. O projeto conta com o apoio da iniciativa privada, que investiu R$ 26 mil na empreitada, que busca integrar a criança e o adolescente carente ao meio artístico-cultural. ( Folha de Londrina, Jackeline Seglin, 9/7)

Teatrólogo americano elogia trabalho do Liceu de Artes

Uma parceria entre o Liceu de Artes e Ofícios da Bahia e o Programa Petrobras Social traz de volta aos palcos e escolas públicas de Salvador o projeto Cuida bem de mim, espetáculo teatral que aposta no talento e na garra de 15 jovens do grupo de teatro da instituição. No ano anterior, o programa foi um dos maiores sucessos do teatro baiano pela inovação do uso da arte e pela atuação educativa. Percebendo a importância de dar continuidade a um trabalho que já dera tão bons frutos, o Liceu de Artes da Bahia retomou a iniciativa, que contou com o apoio da Petrobras e do Instituto Ayrton Senna. A meta é levar o espetáculo a 25,6 mil alunos no decorrer deste ano. (Correio da Bahia, Paloma Jacobina, 9/7)

Linux com tudo em cima

A IBM irá utilizar a tecnologia Linux no projeto Reinventando a Educação, uma iniciativa que surgiu da parceria firmada com o Festival Anima Mundi. O intuito é desenvolver um software de animação a partir do Linux e aplicá-lo no projeto Anima Escola, ação educacional desenvolvida pelo Anima Mundi. Segundo Patrícia Menezes, executiva dos programas de responsabilidade social da IBM, a escolha do Linux combina com a democracia do festival. (O Dia, 9/7)

Novos desafios da responsabilidade social

A quinta edição da Conferência Nacional do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, realizada em junho, veio reafirmar a importância da gestão socialmente responsável. Principal evento do Instituto Ethos, a Conferência Nacional contou com 650 empresários, executivos e representantes de entidades empresariais, além de 67 palestrantes que tiveram a oportunidade de participar de oficinas de capacitação e da troca articulada de informações e experiências ligadas à responsabilidade social empresarial. Durante o encontro, foram lançadas a versão 2003 dos Indicadores Ethos de Responsabilidade Social e três novas edições setoriais dirigidas aos ramos financeiro, de mineração e de papel e celulose. (A Tarde-BA, Paulo Itacarambi; A Gazeta – MT, 9/7)

Assembléia premiará a responsabilidade social

O presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, Vilson Covatti (PP), deu início, na manhã de ontem, a uma disputa saudável entre empresas: o 4º Prêmio Responsabilidade Social. A iniciativa pretende estimular a apresentação do balanço social e distinguir empresas e entidades que tiveram ações destacadas no campo social. Desde a criação, mais de 200 empreendimentos já foram reconhecidos. As inscrições vão até o dia 31 e podem ser feitas pelo site www.al.rs.gov.br. ( Zero Hora – RS, 9/7)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Cortez Editora
  • IBM
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Petrobras
  • W.K.Kellog Foundation
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional