Quinta-feira, 09 de outubro de 2003

Por: GIFE| Notícias| 09/10/2003

Empresa que facilitar acesso a negro terá selo

Organizações do movimento negro brasileiro lançam, em novembro, uma campanha nacional para facilitar o acesso de negros à escola, ao trabalho e à cultura. Intitulada Ação Afirmativa, Atitude Positiva, a campanha vai instituir um selo de qualidade para ser oferecido para empresas, pessoas e escolas atuantes na promoção de políticas públicas para combater a discriminação. O projeto conta com o apoio da Fundação Ford e de outras entidades, como a Educafro, Instituto Palmares de Direitos Humanos e Olodum. (Folha de S. Paulo, Fernanda da Escóssia, 9/10)

Reunião vai discutir desertificação da regiãoProblema que atinge várias regiões do planeta, a desertificação será tema de seminário que acontece amanhã (10/10), na região do Seridó (RN). O evento terá como pauta de discussão os impactos ambientais e sócio-econômicos do processo de desertificação no território potiguar. Apóiam a iniciativa, o Ministério do Meio Ambiente, a Fundação Grupo Esquel, o SEAPAC, a IICA e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). (Diário de Natal, 9/10)

Projeto escolar da Capital é premiado

O ministro da Educação Cristovam Buarque entrega, no próximo dia 16/10, em Brasília, o Prêmio Qualidade em Educação Infantil 2003. A iniciativa é desenvolvida pela Fundação Orsa, em parceria com o Ministério da Educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação. O objetivo é valorizar a ação de educadores de todo o País, cujas ações apóiem a busca pela melhoria da qualidade do ensino infantil. (Correio do Povo – RS; Jornal Brasil Norte, 9/10)

Livros

O Instituto Telemar está lançando o Farol do Saber, uma campanha interna com todos os funcionários da Telemar e da Oi cujo objetivo é estimular a doação de livros. Com a iniciativa, a organização criará ou manterá bibliotecas em 67 escolas públicas dos estados do Norte, Nordeste e Sudeste, localizadas em áreas com baixo índice de desenvolvimento Humano (IDH). (Tribuna da Bahia, 9/10)

Mussurunga

Adolescentes do bairro Mussurunga, em Salvador (BA), vêm se reunindo para conhecer e vivenciar novas experiências em aulas de canto, dança e teatro. A ação integra o projeto Boca de Brasa, cujo objetivo é oferecer a adolescentes de comunidades de baixa renda a oportunidade de se aproximarem da arte. Entre os apoiadores da iniciativa está a Fundação Gregório de Matos. (Tribuna da Bahia, 9/10)

Brinquedo

A partir do próximo dia 12, a escola de idiomas Yázigi, em Salvador, inicia a campanha Diga não ao desperdício de brinquedos. A iniciativa irá beneficiar crianças de baixa renda, recolhendo nas unidades de ensino da instituição, brinquedos doados pela comunidade. As colaborações serão recebidas nas unidades Yázigi dos bairros Itapuã e Graça. (Tribuna da Bahia, 9/10)

Unesco elogia projetos da Fundação Jaime Câmara

Os projetos Arte Educação e Boa Visão, desenvolvidos pela Fundação Jaime Câmara (FJC), foram elogiados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em ofício à diretora-executiva da FJC, Maria Alice Roriz Câmara, o representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) no Brasil, Jorge Werthein, cumprimentou a diretoria da entidade pelo trabalho, enfatizando sua satisfação pela iniciativa. O Arte Educação é voltado para o reforço ao ensino fundamental ministrado nas escolas municipais de Goiás. Já o Boa Visão realiza ações para correção visual de adolescentes, além de ministrar palestras sobre prevenção à cegueira. (O Popular-GO, 9/10)

Responsabilidade Social é o negócio da Asa

A Asa Comunicação está promovendo uma peça publicitária com o objetivo de arrecadar recursos para a Associação Mineira de Reabilitação (AMR). A entidade atende cerca de 400 crianças mineiras de baixa renda com deficiência física. Parceira da AMR desde o ano passado, a Asa é responsável pela concepção de todo o material de divulgação utilizado nesse período. Segundo o diretor de planejamento da agência, Levi Carneiro, o trabalho faz parte do compromisso da empresa com as causas sociais. O filme publicitário será estrelado pelo atleta Giovani Gávio, padrinho da instituição. (Hoje em Dia – MG, 9/10)

Leilão rende R$ 200 mil aos projetos da Abrinq

Os 14 projetos mantidos pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Infância e da Adolescência receberão um reforço de R$ 222 mil. O recurso foi arrecadado durante o leilão O Artista pela Criança, evento realizado na última terça-feira (7/10), no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. O sucesso da empreitada motivou uma nova parceria entre a entidade e o jornal O Estado de S. Paulo. Desta vez, artistas brasileiros irão criar obras especiais em comemoração aos 450 anos da cidade de São Paulo. Depois de expostas, as peças serão leiloadas e a renda, mais uma vez, revertida para os programas da Abrinq, que atendem cerca de 1 milhão de meninos e meninas em todo o país. (O Estado de S. Paulo, Luciana Garbin, Marina Pauliquevis, 9/10)

O que acontece no Interior

Treze bairros do município do Vale do Aço, em Timóteo (MG), contarão, a partir da próxima semana, com a coleta seletiva de lixo. O projeto, desenvolvido pela Associação de Catadores de Timóteo (Ascati), com apoio da Fundação Acesita, prevê a instalação de coletores de lixo em pontos estratégicos e a separação do material recolhido por associados da Ascati. Segundo o prefeito em exercício, Marinho Teixeira, a iniciativa ajuda a resgatar a cidadania dos catadores de lixo, além da melhoria da qualidade de vida dos moradores da região. (Hoje em Dia – MG, 9/10)

Treinamento – WebAula, parceira do governo

O Grupo WebAula, em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais, vai treinar 550 funcionários públicos estaduais. Serão ministrados cinco cursos de informática por meio da internet. Todo o treinamento é uma contribuição do Grupo WebAula aos projetos do governo mineiro para inclusão digital. O treinamento à distância também está disponível nos centros implantados pelo Comitê para a Democratização da Informática (CDI), espalhados por todo o país, e nos telecentros montados pelo Governo Federal, por meio do programa ComUnidade Brasil. (Estado de Minas, 9/10)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Asa Comunicação
  • Comitê para a Democratização da Informática
  • Fundação Abrinq pelos Direitos da Infância e da Adolescência
  • Fundação Acesita
  • Fundação Ford
  • Fundação Gregório de Matos
  • Fundação Grupo Esquel
  • Fundação Jaime Câmara
  • Fundação Orsa
  • Grupo WebAula
  • Instituto Telemar
  • O Estado de S. Paulo
  • Yázigi
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional