Quinta-feira, 10 de julho de 2003

Por: GIFE| Notícias| 10/07/2003

Informe do dia

O Instituto Telemar, em parceria com a Funarj e o governo do Rio, irá lançar o Projeto Meio-Dia e Meia, que levará ao Teatro João Caetano (RJ) shows de samba a R$ 1,00. (O Dia, 10/7)

Causa boa

O SBT já começou a preparar o Teleton deste ano, que deve ir ao ar no mês de setembro. O programa, em parceria com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), conta com a participação de apresentadores e atores da emissora. No ano passado, a exibição do Teleton rendeu excelentes índices de audiência para o SBT, que chegou a vencer a Globo no Ibope por 21 pontos contra 15. Por enquanto, a emissora está montando a equipe de produção e negociando os contratos com os artistas que participarão da nova edição do programa. (Hoje em Dia, 10/7)

1% das empresas aproveita benefícios fiscais

Apenas 1% das empresas da região Sul utiliza os benefícios fiscais existentes na legislação brasileira para investir nas áreas social, cultural ou esportiva. A informação é do vice-coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas do Terceiro Setor e Responsabilidade Social da Universidade Tuiuti do Paraná, Fernando Mânica. Com o objetivo de sensibilizar a iniciativa privada para a questão, foi oferecido, em Curitiba, um café da manhã onde se discutiu os benefícios da adoção de uma postura socialmente responsável pelo empresariado. (Gazeta do Povo-PR, 10/7)

Novos desafios da responsabilidade social

A quinta edição da Conferência Nacional do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, realizada em junho, veio reafirmar a importância da gestão socialmente responsável. Principal evento do Instituto Ethos, a Conferência Nacional contou com 650 empresários, executivos e representantes de entidades empresariais, além de 67 palestrantes que tiveram a oportunidade de participar de oficinas de capacitação e troca articulada de informações e experiências ligadas à responsabilidade social empresarial. Durante o encontro, foram lançadas a versão 2003 do Indicadores Ethos de Responsabilidade Social e três novas edições setoriais dirigidas aos ramos financeiro, de mineração e de papel e celulose. (Diário do Nordeste-CE; O Liberal, 10/7)

Responsabilidade social cresce no varejo

As práticas de responsabilidade social estão se disseminado entre as pequenas e médias empresas do varejo. A conclusão é da professora Martha Savastano, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que ontem falou em Florianópolis durante o Fórum de Tendências e Responsabilidade Social no Varejo, evento promovido pela fabricante de cigarros Philip Morris. Segundo Savastano, as práticas de responsabilidade social não são modismo, mas sim um reflexo da evolução social da sociedade. (A Notícia-SC, 10/7)

Educação – Ações articuladas garantem melhor qualidade ao ensino

A história da educação brasileira é repleta de exemplos de desperdício do pouco dinheiro investido no setor, o que minimiza a capacidade de melhoria da qualidade do ensino no país. Com o objetivo de mudar esse quadro, o Instituto Ayrton Senna e a Fundação Banco do Brasil criaram o programa Escola Campeã, que visa ao fortalecimento da gestão educacional nos municípios. Desde 2001, 47 cidades de 24 estados participam do Escola Campeã, entre elas as mineiras Montes Claros, Paracatu e Sabará. De terça a quinta-feira da próxima semana, secretários dos 47 municípios participantes reúnem-se no Hotel Mercure, em Belo Horizonte (MG), para discutir metas e trocar as experiências de sucesso. (Estado de Minas, Tacyana Arce, 10/7)

Oficina de idéias – Informática e cidadania

Exclusão digital é uma realidade que atinge quase 90% dos brasileiros. Segundo pesquisa do Comitê para Democratização da Informática, apenas 12,46% da população têm acesso a computadores e somente 8,31% estão conectados à rede mundial. Para tentar minimizar os efeitos desses índices, o Comitê – em parceria com a Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações de Minas Gerais (Sucesu-MG), a Secretaria Regional de Serviços Sociais Oeste e os alunos do ensino médio do colégio Efigênia Vidigal – criou a Escola de Informática para a Cidadania. Instalada no bairro Havaí, na região oeste de Belo Horizonte (MG), a iniciativa oferece aos participantes noções de Windows, Word, Excel e Power Point, entre outros programas. Mais de 70 alunos aguardam por uma vaga no curso, que depende da aquisição de novos computadores. (Estado de Minas, 10/7)

Na ponta do lápis

As inscrições para a quarta edição do Prêmio Qualidade na Educação Infantil foram prorrogadas até a próxima terça-feira. Parceria entre a Fundação Orsa, o MEC e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a premiação tem como objetivo reconhecer as melhores experiências pedagógicas em cada estado e difundi-las em escolas municipais, estaduais e no Distrito Federal. O regulamento está no site da fundação (www.fundacaoorsa.org.br). (Estado de Minas, 10/7)

Parceria auxilia tênis de campo

A Fundação Municipal de Esportes de Joinville e a Unimed de Santa Catarina firmaram convênio para levar materiais didáticos e esportivos a 100 crianças do Projeto Jovem Cidadão. Além do material, a Unimed dará apoio metodológico para o melhor aproveitamento dos alunos no esporte e, principalmente, levará informações e palestras sobre prevenção a alunos e familiares. Segundo o presidente da Federação das Unimeds de Santa Catarina, Dalmo Claro de Oliveira, apoiar a formação de jovens cidadãos faz parte da política de responsabilidade social da cooperativa. (A Notícia-SC, 10/7)

Livro revela olhar dos jovens sobre o Brasil

Um verdadeiro panorama sociológico formado por textos e fotografias de estudantes de todo o Brasil. Esse é o resultado do concurso O Brasil dos Meus Olhos, uma ação cultural realizada pela Fiat Automóveis em 2002. O mapa social traçado pela perspicaz ótica juvenil acaba de ser publicado em um livro com os 100 trabalhos que melhor representam a percepção que os jovens têm do país, na opinião do júri convidado. As três mil cópias impressas do livro serão distribuídas entre escolas, bibliotecas, organizações governamentais e não-governamentais, funcionários da Fiat e alunos e professores finalistas do concurso. Com a intenção de ampliar o acesso à publicação, a Fiat disponibilizou uma versão eletrônica no site www.fiat.com.br/cidadania. (Jornal do Tocantins, Eleucia Fontes, 10/7)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Fiat Automóveis
  • Fundação Banco do Brasil
  • Fundação Orsa
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Instituto Telemar
  • Philip Morris
  • Unimed
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional