Quinta-feira, 10 de maio de 2001
Por: GIFE| Notícias| 10/05/2001Empresa & Comunidade
O jornal Valor Econômico publicou na edição de hoje (10/5) o caderno especial Empresa & Comunidade. Veja abaixo o resumo das matérias:
Universidades sintonizadas com o social – a matéria de capa do caderno traça o perfil das três vencedoras da primeira edição do Prêmio Ethos-Valor, que destaca trabalhos sobre responsabilidade social das empresas elaborados por estudantes universitários. Gabriela de P. Miranda concluiu o curso de Administração na Universidade Federal do Rio de Janeiro e conquistou o Prêmio Ethos-Valor com a monografia Responsabilidade Social Corporativa e Marketing Social: Reflexão para um Novo Tempo. Gabriela já morou na França e nos Estados Unidos e acredita que no Brasil, onde 14% da população está na indigência e mais de 32% são considerados pobres, a mudança tem que vir de todos os lados – governos, empresas e cidadãos. Outra vencedora do concurso é Patrícia Mendonça, que concluiu o curso de Administração na Universidade Federal da Bahia e apresentou o trabalho O Marketing e sua Relação com o Social. Patrícia, que também já foi finalista no Concurso Nacional de Projetos Sociais promovido pela Federação Nacional dos Estudantes de Administração (Fenead), afirma que a participação das empresas privadas na solução das necessidades públicas está na agenda do momento. A outra vencedora é Fernanda Terra Stori, graduada em Oceanografia pela Universidade do Vale de Itajaí, que elaborou o trabalho Proposta de Reaproveitamento de Resíduos das Indústrias de Beneficiamento de Pescado em Santa Catarina. O trabalho de Fernanda foi considerado bastante inovador pois reúne o enfoque ambiental ao social e, segundo o professor Luiz Eduardo Bonilha – que a orientou no desenvolvimento da monografia – a pesquisa poderá contribuir para a geração de renda e emprego na comunidade pesqueira radicada na faixa litorânea entre Itajaí e Navegantes. (Valor Econômico, p. F1, 10/5 – Leila Gouvêa)
Uma vocação de servir à comunidade – Em artigo, o reitor da Universidade de São Paulo (USP), Jacques Marcovitch, afirma que as universidades brasileiras têm tido um papel fundamental no sentido de contribuírem para a solução dos problemas sociais nas áreas de saúde, meio ambiente, desemprego, educação e estabilidade monetária. Segundo o articulista, todas as prioridades brasileiras em discussão na academia têm como causa ou efeito a questão social. (Valor Econômico, p. F2, 10/5)
MEC quer ensino superior engajado na ação social – O ministro da Educação, Paulo Renato Souza, afirmou durante a cerimônia de premiação do Prêmio Ethos-Valor que os conceitos de responsabilidade social serão agregados aos critérios de avaliação das universidades e instituições de ensino superior do Brasil. O ministro também quer que os conteúdos relacionados à responsabilidade social das empresaspermeiem as novas diretrizes curriculares que estão sendo fixadas para o ensino superior. A universidade não pode mais preocupar-se apenas com a transmissão de conhecimentos técnicos. Cada vez mais, terá também de transmitir valores, bem como estimular sua aplicação, afirmou. Para Fernando Martins, diretor-executivo de marketing do Banco Real-ABN Amro Bank, o papel da responsabilidade social é de toda a sociedade, mas a universidade é um dos locais mais propícios para gerar efeito multiplicador dessa reflexão. O Banco Real-ABN Amro Bank é um dos patrocinadores do Prêmio Ethos-Valor. Os outros são Serasa, Natura, Organizações Globo, Maxitel e Ford. (Valor Econômico, p. F3, 10/5 – Leila Gouvêa)
Cadastramento já se encontra aberto – O cadastramento de faculdades e universidades para o 2º Prêmio Ethos-Valor para Estudantes Universitários sobre Responsabilidade Social das Empresas já está aberto e pode ser feito no site do Instituto Ethos (www.ethos.org.br) até o dia 1º de março de 2002. Os vencedores serão premiados com viagens a localidades do Brasil e da América Latina, incluindo visitas temáticas a empresas que praticam a responsabilidade social, além de programação cultural e turística. Também serão convidados a participar da Conferência Nacional 2002 de Empresas e Responsabilidade Social, prevista para junho de 2002, em São Paulo. (Valor Econômico, p. F4, 10/5)
Cursos sobre terceiro setor deixam de ser raridades – Pioneira na introdução de um curso de gestão focado no Terceiro Setor, a Fundação Getúlio Vargas de São Paulo teve de abrir duas turmas neste semestre devido ao crescimento da demanda pelos alunos. A Universidade de São Paulo (USP) está aumentado a oferta de matérias que abordam questões referentes à responsabilidade social. A Escola Politécnica, a Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e a Escola Superior de Propaganda e Marketing são outras instituições que estão abrindo seus currículos com disciplinas afins do terceiro setor. A parceria com universidades, no sentido de atualização dos seus currículos, também tem sido perseguida por organizações do Terceiro Setor. O GIFE mantém parcerias com a FGV-SP e as PUCs de São Paulo e Minas Gerais. Paralelamente, mantém um programa de trainees, além de um curso de aperfeiçoamento em ferramentas de gestão, hoje ministrado na Belgo-Mineira, em Belo Horizonte. (Valor Econômico, p. F5, 10/5 – Leila Gouvêa)
HSBC investe em educação e meio ambiente – O HSBC Bank Brasil vai intensificar seu trabalho de provedor de recursos em duas áreas principais: a educação, principalmente voltada à criança e ao adolescente, e o meio ambiente. Sua última ação foi doar 35 máquinas de braille à Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual. O valor da doação, cerca de US$ 20 mil, vai ajudar a diminuir a demanda da entidade, que atende a 400 pessoas por mês. As ações do HSBC são definidas por um c omitê presidido por Emilson Alonso, diretor-executivo do banco. Os escolhidos para receber apoio são obrigados a prestar contas periodicamente e passam a seracompanhados pelo banco. Neste ano, o HSBC tem um orçamento de R$ 2 milhões para distribuir para projetos voltados à educação e meio ambiente. (Valor Econômico, p. F5, 10/5 – Carlos Motta)
Microsoft incentiva ação multiplicadora – O vice-presidente executivo da Microsoft, Bill Neukom, encontrou uma fórmula para vincular a caça de programas piradas às iniciativas voltadas para a comunidade: parte dos recursos recuperados em ações judiciais é revertida aos projetos sociais. Mas essa verba financia apenas parte dos investimentos sociais da empresa. Desde que começou a desenvolver programas voltados à comunidade, a companhia também coloca recursos orçamentários e doa softwares. Neste ano serão US$ 100 milhões distribuídos em todo o mundo. Nos sete principais projetos que apoia no Brasil – CDI, Sua Escola a 2000 por Hora, do Instituto Ayrton Senna, Sampa.org, Aprendiz, Digitando o Futuro, Acessa São Paulo e Janelas da Cidadania – e em algumas outras iniciativas de menor porte, a empresa vai investir, no ano fiscal que começou em julho de 2000 e se encerra em junho deste ano, US$ 1,5 milhão. Nos últimos dois anos foram US$ 3,4 milhões. (Valor Econômico, p. F6, 10/5 – Célia Rosemblum)
Curitiba coloca Internet à disposição de todos – A Rede Pública de Internet, implantada pela prefeitura de Curitiba em junho do ano passado com apoio da Microsoft, está funcionando em 26 pontos da cidade, a maior parte deles em comunidades pobres. A rede dispõe de nove computadores em cada local. Um deles está sempre localizado no térreo para ser usado por deficientes físicos. Totalmente gratuita, a rede é freqüentada pelas mais diferentes pessoas. Desde desempregados que usam os computadores para fazer e enviar currículos, até donas de casa que se surpreendem com o volume e a facilidade de informações. (Valor Econômico, p. F6. 10/5 – Miriam Karam)
Bancos dão novo destino a alimentos – As 420 crianças atendidas pela creche Cidade dos Meninos, em Santo André-SP, passaram a tomar iogurte regularmente desde o fim do ano passado. A bebida começa a ser incorporada às suas rotinas por conta de uma iniciativa que agrega um número crescente de empresas, ONGs e representantes do governo: levar alimentação de qualidade a pessoas carentes. Esse processo é feito por meio do Banco de Alimentos, parceria entre atacadistas, associações e prefeituras. Frutas, verduras e legumes que perderam valor de comercialização mas estão em boas condições para consumo são doados para o Banco. (Valor Econômico, p. F8, 10/5 – Isaías Dalle)
Dinheiro para quem precisa
A Brasil Telecom vai investir R$ 20 milhões em 105 projetos de apoio à cultura. Metade deste dinheiro será destinado a produções regionais e o restante será investido em 22 projetos de caráter nacionais. Entre os projetos que receberão investimentos, 19 são do Distrito Federal como o 3o Festival Internacional de Cinema de Brasília, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e o Festival de Teatro na Escola, promovido pela Fundação Athos Bulcão. (Correio Braziliense, p. 39, 10/5 – Alethea Muniz)
Prêmio Apple tem Projeto Pomar por tema
Foi lançado oficialmente ontem o Prêmio Apple de Criatividade 2001. O prêmio tem como objetivo revelar novos talentos nas áreas criativas, divulgar e incentivar campanhas publicitárias para grandes obras de impacto social. O tema deste ano é o Projeto Pomar, que promove a recuperação do meio ambiente em áreas urbanas. As inscrições podem ser feitas em quatro categorias – web design, vídeo digital, estudantes e jovens profissionais – e a premiação está marcada para dezembro. (O Estado de S. Paulo, p. C5, 10/5)
ONGs disseminam trabalhos de arte-educação no interior da Bahia
A primeira etapa do Programa Maxitel de ArtEducAção, encerrada na semana passada, promoveu um verdadeiro intercâmbio do saber na Bahia. Profissionais das ONGs que participaram da iniciativa abraçaram o ideal de tornar a educação melhor e mais justa. Eles percorreram cidades do interior, disseminando, entre estudantes e educadores, experiências bem sucedidas na área da arte-educação. (Correio da Bahia, p. Interior 8, 10/5 – Renata Matos)
Terceiro setor é discutido hoje
A ONG Ação Empresarial pela Cidadania e a Ampla Comunicação promovem, hoje e amanhã, o ciclo de palestras sobre o A Comunicação do Terceiro Setor. Dirigido a profissionais e estudantes de marketing e comunicação, o evento vai reunir nomes de peso do marketing social brasileiro. O encontro será realizado no Sebrae, em Recife, das 19 às 22h. (Diário de Pernambuco, p. Vida Urbana 2, 10/5)
Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:
O clipping Investimento Social Privado – Cobertura da Mídia é atualizado de segunda a sexta-feira. O informativo algumas vezes traz notícias veiculadas em dias anteriores devido ao atraso com que os jornais de regiões mais distante chegam a Brasília. Todos os títulos originais das matérias foram mantidos.